Fornecer processos de validação
Tese: Fornecer processos de validação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: erickmileris • 7/10/2013 • Tese • 886 Palavras (4 Páginas) • 287 Visualizações
Representar o ambiente observado
Documentar e normalizar
Fornecer processos de validação
Observar processos de relacionamentos entre objetos
Modelar implica em construir modelos então como fazer isto ? Podemos definir as etapas envolvidas na construção de modelos em :
1 - Modelo conceitual - Representa as regras de negócio sem limitações tecnológicas ou de implementação por isto é a etapa mais adequada para o envolvimento do usuário que não precisa ter conhecimentos técnicos. Neste modelo temos :
Visão Geral do negócio
Facilitação do entendimento entre usuários e desenvolvedores
Possui somente as entidades e atributos principais
Pode conter relacionamentos n para m.
2- Modelo Lógico - Leva em conta limites impostos por algum tipo de tecnologia de banco de dados. (banco de dados hierárquico , banco de dados relacional ,etc.). Suas características são :
Deriva do modelo conceitual e via a representação do negócio
Possui entidades associativas em lugar de relacionamentos n:m
Define as chaves primárias das entidades
Normalização até a 3a. forma normal
Adequação ao padrão de nomenclatura
Entidades e atributos documentados
3- Modelo Físico - Leva em consideração limites impostos pelo SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de dados) e pelos requisitos não funcionais dos programas que acessam os dados. Características:
Elaborado a partir do modelo lógico
Pode variar segundo o SGBD
Pode ter tabelas físicas (log , lider , etc.)
Pode ter colunas físicas (replicação)
Precisamos definir agora entidade e atributo. O que são e o que representam ?
Uma Entidade pode ser definida como qualquer coisa do mundo real , abstrata ou concreta , na qual se deseja guardar informações. (Tabela , File, etc..). Exemplos de entidades : Cliente , Produto , Contrato , Vendas , etc.
Um atributo é tudo o que se pode relacionar como propriedade da entidade. (coluna , campo , etc,..). Exemplos de atributos : Código do Produto (Entidade Produto) , Nome do Cliente (Entidade Cliente).
Nota : Chama-se Domínio o conjunto de valores possíveis do atributo.
Obs: Nenhum modelo é suficientemente claro se não for acompanhado de uma definição formal dos elementos , fazemos isto através do Dicionário de Dados . Lembre-se , conceitos que podem ser triviais a quem esta modelando podem não ser para pessoas leigas no assunto. Assim o dicionário de dados tem o objetivo de deixar claro qualquer informação que seja de valia para o processo de compreensão e unificação de conceitos.
Para que fique claro vamos fazer um exercício simples: Definir uma entidade que represente as informações de uma Pessoa e descrever seus atributos.
Podemos definir a entidade Pessoa que irá representar as informações de uma pessoa. Abaixo temos a representação da entidade e de alguns de seus atributos feitos no ERWin.
Ao lado temos a representação feita no ERWin da Entidade Pessoa e de alguns de seus atributos.
Note que na definição dos atributos eu estou definindo a natureza do tipo de atributo. Exemplos de tipos de natureza: Texto , Número , Indicador(sim/não) , Código, etc.
Alguns atributos são obrigatórios outros são opcionais.
Nome é obrigatório pois toda pessoa deve ter um nome
Telefone é opcional pois nem toda pessoa possui um telefone
Então podemos fazer as seguintes definições:
Atributo obrigatório - è aquele que para uma instância de uma entidade ou relacionamento deve possuir um valor. (NOT NULL)
Atributo opcional - É aquele
...