Funcionamento Da Placa De Som
Trabalho Escolar: Funcionamento Da Placa De Som. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dphenrique • 21/10/2014 • 263 Palavras (2 Páginas) • 508 Visualizações
Ao contrário do que se pensa, a placa de som não produz o som, isso é trabalho do processador. A placa de som reúne os dados digitais passados pelo processador e transforma-os em dados analógicos, que são passados para as caixinhas de som. As placas utilizam o slot PCI para se conectar à placa-mãe, mas hoje vemos placas offboards que utilizam entrada USB.
As placas de som são constituídas por dispositivos com um ou mais chips responsáveis pelo processamento e emissão do áudio gerado pelas aplicações
Para que isso seja possível nos computadores, é necessário trabalhar com sinais sonoros digitais. É neste ponto que entram em cena os conversores denominados ADC (Analog-to-Digital Converter ou Conversor Analógico-Digital) e DAC(Digital-to-Analog Converter ou Conversor Digital-Analógico).
Ao ADC (também conhecido como Conversor A/D) cabe a tarefa de digitalização dos sinais sonoros. A placa de som recebe esses sinais de um dispositivo externo, por exemplo, um microfone ou um instrumento musical. O som oriundo desses dispositivos é disponibilizado por sinais analógicos. Todavia, os computadores só trabalham com informações digitais, sendo necessário, portanto, fazer uma conversão de analógico para digital. É exatamente isso que o ADC faz.
Portanto, o conversor ADC serve para sons emitidos de fora para dentro do micro.
Para ouvirmos o som emitido pelos computadores, conectamos à placa de som caixas acústicas ou fones de ouvido. Para o áudio chegar até os nossos ouvidos por esses dispositivos, é necessário fazer outra conversão: a de sinais digitais (isto é, os sinais trabalhados pela máquina) para sinais analógicos. Essa tarefa é feita pelo DAC (também conhecido por Conversor D/A).
Portanto, o conversor DAC seve para sons emitidos de dentro para fora do micro.
...