Fundamentos De Hardware - Trabalho Sobre Tecnologias.
Pesquisas Acadêmicas: Fundamentos De Hardware - Trabalho Sobre Tecnologias.. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ddmcarvalho • 3/12/2014 • 720 Palavras (3 Páginas) • 656 Visualizações
Fundamentos de hardware - Trabalho sobre tecnologias.
Processador vídeo games
Ao abrir um videogame podemos observar que ele possui processador, memória RAM, placa de vídeo e disco rígido, exatamente os mesmos componentes encontrados nos computadores que utilizamos em nosso dia-a-dia. Abaixo temos as configurações de hardware dos dois principais consoles:
XBOX 360:
◾Processador IBM PowerPC Triple-Core 3.2 GHz;
◾Placa de vídeo ATI Xenos 500 MHz com 10 MB de memória RAM;
◾512 MB de memória RAM GDDR3 700 MHz;
◾250 GB de disco rígido (podendo ser mais ou menos dependendo da versão);
Playstation 3:
◾Processador Cell Power PC Octo-Core 3.2 GHz onde 1 núcleo é reservado para o sistema operacional, 1 é desabilitado e os outros 6 são efetivamente utilizados para rodar os jogos;
◾Placa de vídeo Nvidia "Reality Synthesizer" 550 MHz com 256 MB de memória RAM GDDR3;
◾256 MB de memória XDR;
◾80 GB de disco rígido (podendo ser mais ou menos dependendo da versão);
Os videogames foram projetados exclusivamente para rodar jogos, possuindo uma arquitetura dedicada para isso, tanto que a construção do Playstation 3 é muito utilizada em computadores de alto desempenho para aplicações específicas. Tecnicamente falando, é possível instalar o Microsoft Windows tanto no Playstation 3 quanto no XBOX 360, porém com um desempenho bastante baixo, já que os computadores possuem uma arquitetura de uso geral, o que torna possível navegar na internet, visualizar vídeos e desenvolver programas sem grandes problemas, o que não acontece com os consoles.
Com o recente anúncio do Xbox One, podemos saber que os dois consoles vão trazer cérebros quase idênticos. A unidade central de processamento dos dois aparelhos é baseada na arquitetura AMD Jaguar. Os processadores vão contar com oito núcleos, os quais devem operar com frequência de 1,6 GHz — e cogitam-se clocks de até 2 GHz.
A quantidade de memória cache é a mesma nos dois dispositivos, o que significa igualdade para o armazenamento temporário de informações auxiliares de processamento. Além disso, o processo de fabricação indica que a CPU deve alcançar resultados similares e liberar pouco calor.
A quantidade de RAM é crucial para que os video games possam trabalhar com grandes pacotes de texturas, utilizem filtros mais avançados e mantenham funções (como o compartilhamento e captura de vídeos) do sistema sempre disponíveis.
PlayStation 4
O Playstation 4 contará com um processador "single-chip" (APU) criado pela AMD em coordenação com a Sony,este consiste numa CPU e GPU integradas, assim como outros componentes, como o controle da memória ou decodificador de video.
A unidade de processamento central (CPU) tem oito núcleos de 64-bit x86 baseados na próxima arquitetura CPU Jaguar da AMD. Este processador marca uma mudança para o "poderoso, mas difícil de desenvolver" do processador Cell encontrado na PlayStation 3.
A unidade
...