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Fundamentos E Estrutura De Dados

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Por:   •  20/5/2014  •  2.291 Palavras (10 Páginas)  •  430 Visualizações

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LISTA DE TABELAS

Tabela 1 Operadores Aritméticos 10

Tabela 2 Potencia e Radiciação 11

Tabela 3 Resto da Divisão e Quociente da Divisão 11

Tabela 4 Precedência Operadores Aritméticos 11

Tabela 5 Operadores Relacionais 14

Tabela 6 Operadores Lógicos 15

Tabela 7 Operadores De Negação 16

Tabela 8 Operação De Conjunção 16

Tabela 9 Operação De Disjunção Não-Exclusiva 16

Tabela 10 Precedência entre os Operadores Lógicos 18

Tabela 11 Precedência entre todos os Operadores 18

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 – Estrutura Inicial Algoritmo Dev C++ 9

Figura 2 – Declaração de Dado Constante Dev C++ 9

Figura 3 – Declaraçao de Variavel Inteiro Dev C++ 10

Figura 4 – Exemplo de Algoritmo Média Dev C++ 14

Figura 5 – Exemplo de Algoritmo Soma Dev C++ 14

Figura 6 – Exemplo de Algoritmo em VisuAlg 19

Figura 7 – Exemplo de Algoritmo Media Notas Dev C++ 25

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 6

1. OBJETIVO DO PROJETO 7

2. O QUE É UM ALGORITMO? 7

3. TIPOS DE DADOS 8

4. CONSTANTES E VARIAVEIS 9

4.1 CONSTANTE 9

4.2 VARIAVEL 10

5. EXPRESSOES ARITMETICAS 10

5.1 OPERADORES ARITMETICOS 10

6. PRIORIDADES 11

7. OPERADORES RELACIONAIS 15

8. OPERADORES LOGICOS 16

8.1 TABELAS VERDADE 16

9. ESTRUTURAS DE CONTROLE 20

9.1 ESTRUTURA SEQUENCIAL 20

9.2 ESTRUTURA DE SELEÇÃO SIMPLES 21

10. ESTRUTURA DE SELEÇÃO COMPOSTA 22

11. ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO 24

CONCLUSÃO 27

REFERENCIAS 28

INTRODUÇÃO

O objetivo do atual projeto é apresentar os conceitos elementares de logica e sua aplicação no cotidiano. Definir os conceitos de Estrutura de Dados, e estabelecer uma relação entre logica e algoritmo, a lógica de programação.

Demonstrar através de exemplos práticos, a aplicação de alguns algoritmos e seu uso no dia-a-dia. Comparar as principais formas de representação da estrutura de dados.

Serão estudados os diversos tipos de variáveis e sua aplicação, o uso de estruturas de dados para formação de algoritmos e os mais diversos ambientes em que se aplicam esses algoritmos.

1. OBJETIVO DO PROJETO

Estimular o entendimento da formação dos diversos algoritmos que são formados a partir da combinação dos dados. Apresentar de forma eficaz o suo da Estrutura de Dados na construção de programas complexos.

Apresentar de forma clara e objetiva as vantagens de se entender o funcionamento da Lógica de Programação, Algoritmo e Estrutura de Dados, aplicação, uso e conceitos.

2. O QUE É UM ALGORITMO?

Um algoritmo, pode ser definido como um conjunto de passos ou processos, pré-definidos, com o objetivo de se chegar a um objetivo.

Na medida em que precisamos especificar passos ou processos, é necessário utilizar ordem, e ordem com logica. Se pensarmos em um simples ato do nosso dia-a-dia, para trocarmos uma lâmpada por exemplo, serão necessários alguns passos, para se chegar ao re-sultado final. Cada passo deve ser dado em sua ordem e portanto a construção de um algorit-mo pode ser considerada em várias situações do nosso cotidiano.

Para construção de um algoritmo são necessários passos bem definidos e processos coerentes. O ponto inicial, intermediário e final devem ser bem planejados, pois para construção de algoritmos funcionais, o fundamento mais básico é a coerência das informações para execução dos passos seguintes. Deve-se levar em consideração, que a plataforma de exe-cução de um algoritmo é um Computador, e que portanto, não tem habilidade para discernir, ou mesmo dinâmica para solucionar questões que somente um organismo racional, dotado dessa habilidade poderá decidir o que está certo ou errado em determinado tempo da execução desse algoritmo.

Um algoritmo, pode ser considerado como a receita de um bolo, onde constam os ingredientes, o modo de fazer e por fim o resultado final. Vamos quebrar alguns ovos?

3. TIPOS DE DADOS

Para o melhor entendimento dos algoritmos, é necessário entender a linguagem de programação que será utilizada na execução do mesmo.

Para que seja desenvolvido um algoritmo, são utilizados vários tipos de dados, e esses tem funções bem definidas para execução de tarefas especificas.

Abaixo vemos alguns exemplos de uso de tipos primitivos, variáveis, expressões aritméticas logicas e relacionais e alguns comandos de entrada e saída.

3.1 Inteiro – toda e qualquer informação numérica que pertença ao conjunto dos números inteiros (negativa, nula ou positiva).

Exemplo:

a. Ele

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