Funções do processador
Abstract: Funções do processador. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Igooor • 28/2/2014 • Abstract • 1.361 Palavras (6 Páginas) • 320 Visualizações
Processador
Processador: tem a função de transformar os dados em informações. Processa os dados transformando os bits em bytes. Ex: Intel, AMD, VIA.
Clock: É uma velocidade medida em ciclos por segundo.
Clock interno: é a velocidade real do processador.
Clock externo (Busystem, Barramento externo, FSB, Barramento local): é a velocidade real da placa mãe.
Fator multiplicador: tem a função de fazer a configuração do processador.
Overclock: é aumentar a velocidade real do processador.
Bus ou Barramento: é um conjunto de vias ou trilhas com sinais elétricos, com os quais o processador se comunica com as memórias, periféricos e com a lógica de apoio do chipset.
Bus de endereço ou Barramento de endereço: é unidirecional, e é através desse bus que o processador faz o endereçamento para as memórias em uma única direção.
Bus de controle: é através dele que são emitidos sinais elétricos que controlam o tráfego de dados, a sua função é enviar sinais elétricos em uma única direção do processador para a memória ou CPU(processador) para a interface.
Bus de dados: é um conjunto de vias ou trilhas com os quais a CPU se comunica bidirecional com as memórias e interfaces transmitindo ou recebendo dados.
Pedidos de interrupção: sua função é permitir que vários dispositivos do micro façam solicitações ao processador. IRQ (Pedidos de interrupção).
DMA (Acesso direto à memória): visa melhorar a performance geral do micro, permitindo que os periféricos transmitem dados diretamente para a memória.
UC (Unidade de controle): sua função é controlar a entrada e saída dos dados processados.
UR (Unidade registradora): sua função é registrar todos os dados processados.
ULA (Unidade lógica aritmética): sua função é fazer todos os cálculos de matemática.
Multiplicador: é o valor calculado sobre o FSB para chegar ao clock interno.
Cache L1: é a memória cache nível 1 que faz parte do núcleo do processador e se divide em 50% para dados e 50% para instruções no processador.
Cache L2: faz parte do processador, e a função é auxiliar o processador e as memórias RAM.
Cache L3: sua função é auxiliar L1 e L2 quando estiverem carregadas.
Núcleo: é o centro do processamento de dados. Ex: Dual core, quad core.
Microarquitetura Intel:
Microarquitetura Processador
NetBurst Pentium 4
Xeon
Pentium D
Core Core 2 Duo
Core 2 Quad
Core 2 Extreme
Nehalem Core i3
Core i5
Core i7
Core i7 Extreme
Sandy Bridge Core i3 2º geração
Core i5 2ºgeração
Core i7 2º geração
Microarquitetura NetBurst: foi utilizada nos primeiros modelos do Pentium 4, Celeron, Pentium 4 Extreme Edition, Pentium D, Pentium Extreme Edition e Xeon.
Formada por quatro recursos principais:
• Tecnologia Hyper Pipelined: é um recurso que promove a divisão do processador em diversos estágios, que trabalham ao mesmo tempo, dividindo o processamento de instruções.
• Rapid Execution Engine: é um reforço da unidade de execução de inteiros do processador, possibilitando que a ALU opere com o dobro da frequência do núcleo.
• Advanced Dynamic Execution: Consiste em um dispositivo de execução especulativa, com objetivos de acelerar o fluxo de trabalho do processador e garantir que a unidade de execução do processador permaneça ocupada.
• Execution Trace Cache: é um tipo de cache ultrarrápido que armazena instruções já decodificados e prontas para serem processadas.
• Barramento quad-pumped: trata-se de um barramento capaz de fazer a transferência de quatro dados por pulso de clock.
Microarquitetura Core: é substituta da NetBurst e é voltada para processadores de multinúcleos. Suas principais novidades são:
• Wide Dynamic Execution: possibilita uma maior entrega de instruções por ciclos de clock melhorando o tempo de execução e o uso eficaz de energia.
• Intelligent Power Capability: reduz o consumo de energia e a temperatura do processador.
• Advanced Smart Cache: compartilha uma memória cache L2 entre os diversos núcleos do processador, possibilitando que os dados sejam acessados de forma mais eficaz.
• Smart Memory Access: há um aumento no desempenho do sistema. Isso é possível, através da otimização do uso da largura de banda de dados disponível para o acesso à memória.
• Advanced Digital Media Boost: aumenta significativamente o desempenho quando executa instruções SSE.
Microarquitetura Nehalem: faz parte da filosofia “tick-tock” da Intel. Essa filosofia prevê a apresentação de novas microarquiteturas e técnicas de fabricação. Seus principais dispositivos são:
• Previsão de desvios: trata-se de um processo de tentativa de adivinhar se determinada instruções pode ser realizada antecipadamente.
• Multi-Threading simultâneos: Simula dois processadores lógicos em um único processador físico.
• Melhoria na Smart Cache: dentro de cada núcleo é mantido um cache L1 e um L2. A cache L3 serve como a cópia de segurança da L2.
• Instruções SSE4.2: adicionou mais
...