TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções e tipos de válvulas

Artigo: Funções e tipos de válvulas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2013  •  Artigo  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 3

Válvula de atuação - Válvula cujo acionamento não depende da força humana. São válvulas utilizadas para controle on-off, ou para acionamento remoto através de um sistema supervisório (utilizado para monitoramento e controle remoto das funções de uma planta industrial), Pode assumir posições totalmente aberta, totalmente fechada, ou manter posições intermediárias.

Válvula auto-operada - Tipo de válvula que apresenta elemento sensor integrado. A auto-operação pode ser feita através de sensores integrados à válvula, transmitindo energia ao elemento controlador, ou através do próprio elemento controlador que se desloca sobre efeito direto das condições controladas. (NBR. 10285:2003) obs.: essa válvula é utilizada para manter as condições operacionais de acordo com o ponto de ajuste estabelecido. Não tem como função promover segurança.

Válvula Choke - Dispositivo usado para controlar a vazão de líquidos ou gás em um poço completado. - referência API rp59. Maio-2006 (tradução livre). Utilização na planta de processo.

Válvula de Controle - Tipo de válvula que permite a modulação de características de fluxo, tais como vazão, pressão e temperatura, sem intervenção manual. Em vários casos são de construção semelhante às válvulas de bloqueio, mas internamente concebidas para modulação. Suas características de controle são preestabelecidas, implicando repetibilidade. (NBR 10285:2003) Obs. a energia que alimenta (move) essa válvula independe da variável controlada, sendo essa sua principal diferença em relação à válvula auto-operada. Componentes: posicionador, atuador (pneumático, hidráulico, elétrico), conversor i/p, válvula filtro reguladora, corpo da válvula, diafragma (válvulas acionadas pneumaticamente), motor elétrico (para válvulas acionadas por motores), vedações de interface da válvula (juntas, porcas, arruelas, estojos, o-rings, flanges, etc.), vedações internas, invólucro para instrumentação/comando/comunicação, elemento mecânico de fechamento interno, chaves limite de posição, transmissores/indicadores de posição, cabeamento de alimentação e informação.

Válvula de Dilúvio - Válvula responsável pela liberação de fluido para combate a incêndio, possuindo normalmente acionamento pneumático.

Válvula de Direcional - Válvula que possui a função de alterar a direção e o sentido do fluxo entre as suas conexões.

Válvula de Emergência - Válvulas projetadas para atuar na proteção de equipamentos ou sistemas onde é necessário seu isolamento ou esgotamento.

Válvula de Gas Lift -Válvula projetaqda para atuar na coluna de produção permitindo a pasagem de gás para o seu interior.

Válvula Manual -Válvula cujo acionamento depende da força humana.

Válvula Purga - Válvula automática destinada a drenagem de líquidos de tubulações ou equipamentos com vapor ou gases. (PURGADOR, NBR10285:2003).

Válvula de Retenção - Válvulas auto-operadas, de acionamento automático, proporcionado pelas diferenças de pressão a montande e a jusante, exercidas pelo fluido e em consequência do próprio fluxo. São utilizadas para impedir um retorno dos fluidos nas tubulações. Conforme a construção,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com