GESTÃO DE QUALIDADE E PROJETOS DE SERVIÇOS BRAINSTORMING
Por: ronaldomor • 10/11/2019 • Ensaio • 1.015 Palavras (5 Páginas) • 180 Visualizações
GESTÃO DE QUALIDADE E PROJETOS DE SERVIÇOS
BRAINSTORMING
SANTO ANDRÉ
SUMÁRIO
1. Introdução 1
2. Revisão 2
2.2. Regras 3
2.3. Etapas básicas para o desenvolvimento do Brainstorming 3
2.3.1. Introdução 3
2.3.2. Geração de ideias 3
2.3.3. Análise e seleção 4
2.3.4. Ordenação de ideias 4
3. Conclusão 5
4. Referências Bibliográficas 6
- INTRODUÇÃO
Brainstorming (tempestade cerebral ou tempestade de ideias) é uma técnica criada por Alex Osborn em 1953, que tem como principal objetivo explorar a criatividade. É utilizada para a geração de novas ideias, conceitos e soluções para qualquer assunto ou tópico num ambiente livre de críticas e de restrições à imaginação. O Brainstorming é útil quando se deseja gerar, em curto prazo, uma grande quantidade de ideias sobre um assunto a ser resolvido, possíveis causas de um problema, abordagens a serem usadas ou ações a serem tomadas. Sua grande vantagem é liberar as pessoas a pensarem de maneira criativa (MIRANDA; OLIVEIRA; FAGUNDES, 2012).
Atualmente, essa técnica está sendo usada com maior frequência nas empresas e pode ser feito por qualquer grupo de trabalho, nas mais diferentes situações: resolução de problemas, criação de novos produtos, identificação de riscos, planejamento estratégico, desenvolvimento de campanhas publicitárias, dentre outros. Todos podem se beneficiar de tal técnica, pois é simples, eficaz e de custo zero. Além do mais, pode ser feita no próprio local de trabalho, embora seja recomendável mudar o ambiente usual e planejar uma atmosfera informal (VEIGA, 2009).
- REVISÃO
- Princípios
Os três princípios mais importantes, para desenvolvimento do brainstorming são:
- A criatividade é importante e fundamental para obtenção de propostas ao desenvolvimento e para que se encontrem alternativas de solução para problemas e dificuldades;
- Todas as pessoas são criativas em essência, mas precisam ser libertadas para criar num ambiente amigável, estimulante e livre de censuras;
- O potencial criativo individual aumenta quando utilizado em grupo, com a finalidade de produzir uma grande quantidade de ideias no menor intervalo de tempo possível.
Chama-se brainstorming estruturado aquele em que as pessoas são obrigadas a participar seguindo uma ordem pré-estabelecida. Já o brainstorming desestruturado é aquele em que há liberdade de participação. O primeiro tem a vantagem de permitir a participação de todos do grupo, impedindo o domínio daqueles que possuem personalidades mais exuberantes, em detrimento dos mais tímidos. O segundo tem a vantagem de permitir uma completa liberação das amarras, que é o principal pressuposto do brainstorming. É comum o uso do primeiro tipo, e depois a migração para o segundo tipo, como uma sequência natural (MUSSAK, 2012).
A finalidade do brainstorming é a de estimular a liberação das ideias relativas a um tema qualquer, iniciando pelas mais ridículas e aparentemente desconexas e impossíveis. É incrível como isso liberta as pessoas do medo da ridicularização e promove um clima em que ideias vão sendo construídas, aperfeiçoadas e validadas.
A utilização do brainstorming pode ocorrer de modo individual ou em grupo, sendo que, quando utilizada em grupo, a técnica apresenta maior potencial devido à presença de interações entre os integrantes (MIRANDA; OLIVEIRA; FAGUNDES, 2012).
O brainstorming pode ser desenvolvido antes do Diagrama de Ishikawa, por auxiliar no levantamento das prováveis causas do problema abordado (CUNHA, 2010).
- Regras
- Deve ser gerado o maior número de ideias possíveis;
- Durante o levantamento de ideias não há discussão nem crítica, pois isso pode inibir a apresentação de outras ideias;
- Apenas uma ideia de cada vez;
- Devem ser registradas todas as ideias;
- Todos os membros do grupo participam;
- Manter o grupo empenhado (CUNHA, 2010).
- Etapas básicas para o desenvolvimento do Brainstorming
- Introdução
- Esclarecer os objetivos, a questão ou problema a ser abordado.
- Geração de ideias
- Estabelecer um tempo para que os integrantes pensem no assunto (+/- 2 min.).
- Solicite, em sequência, a cada participante uma ideia e registre-a.
- Caso um participante não tenha nenhuma ideia, deverá “passar”.
- As rodadas serão feitas até que ninguém tenha mais nada a acrescentar.
- Análise e seleção
- O grupo deve discutir as ideias e selecionar as mais coerentes.
- Ordenação de ideias
- Analisar as ideias que foram escolhidas.
- Por fim, priorizar as ideias.
- CONCLUSÃO
O brainstorming é uma técnica de geração de ideias responsável pela especificação de regras acerca da criação e discussão de ideias entre pessoas. Tais regras têm como propósito promover liberdade de pensamento entre os utilizadores da técnica, de modo que gere o maior número possível de ideias durante um limitado intervalo de tempo para, posteriormente, poder trabalhá-las de modo que possam ser utilizadas na prática. Essa técnica é genérica no que tange seu modo de representação de resultados, deixando a critério de seus utilizadores a escolha da melhor forma de apresentação de seus resultados.
...