GESTÃO DO CONHECIMENTO
Projeto de pesquisa: GESTÃO DO CONHECIMENTO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jdp.07 • 17/9/2013 • Projeto de pesquisa • 2.966 Palavras (12 Páginas) • 244 Visualizações
Atividade Prática Supervisionada
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Prof.º. Me. Rodrigo Rodrigues
Atividade Prática Supervisionada são atividades organizadas na forma de desafios com o objetivo de desenvolver as competências e habilidades do perfil profissional apresentado como requisito para o Curso de Administração/Faculdade, turma A, sob a orientação do Professor Carlos Frazão.
Taguatinga-DF, Junho de 2012.
SUMÁRIO
- Introdução..........................................................................................04
- Desenvolvimento................................................................................05/11
- Considerações Finais..........................................................................12
- Referências Bibliográficas..................................................................13
INTRODUÇÃO
O objetivo da gestão do conhecimento é fornecer a capacidade intelectual da empresa para as pessoas que tomam diretamente as decisões que determinam o sucesso ou o fracasso de um negócio, a utilização dessa forma de capital passa a ser um grande diferencial na vantagem competitiva das organizações.
A verdadeira capacidade da empresa de prosperar, perpetuar e gerar riquezas está, de fato, muito mais no capital intangível do que no tangível. Esta gestão exige principalmente atenção e cuidados especiais para as pessoas, uma vez que elas detêm e produzem o conhecimento.
Existe uma relação entras as práticas gerenciais e as mudanças que ocorrem no quais as instituições se inserem ao tratarem das mudanças e dos novos modelos de gestão, as mudanças nas práticas da gestão dependem necessariamente diárias dos dirigentes destas necessidades requerem providências e técnicas gerenciais capazes de satisfazer novas demandas provenientes de dentro e de fora das mesmas, continuamente atualizando suas práticas gerenciais é uma das condições para que tais instituições continuem competitivas.
Hoje em dia se reconhece a gestão do conhecimento sendo outro tipo de abordagem teórica do pensamento gerencial para qualquer instituição em razão a economia que estar a cada vez mais fundamental e movida pelo conhecimento, centralizando seus esforços no qual se refere aos resultados decorrentes da influência desta economia para as novas exigências dos clientes e no surgimento de condições de concorrências mais agressivas.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
CONCEITO
Gestão do conhecimento é um processo sistemático de busca, seleção, organização, caracterização e apresentação da informação de uma forma que aumente a compreensão dos funcionários em uma área específica de interesse.
Tornando-se um recurso intangível que pertence as nossas mentes e com algumas características que precisamos entender, as quais são:
• Conhecimento explícito é todo o conhecimento que reside fora da mente humana;
• Conhecimento implícito é o conhecimento que pode tornar-se explicito a qualquer momento e reside na mente humana, porém pode ser transferido para o papel ou para outra mente a partir da comunicação;
• Conhecimento tácito é o conhecimento que não está escrito e nem pode ser traduzido em palavras.
COMPARAÇÃO OU DEFINIÇÃO
Conceituamos que a gestão do conhecimento é como uma prática que agrega os valores através da informação e depois distribuí-los sendo um conjunto de processos que visam colaborar.
Em 2000 a empresa Natura ficou na segunda posição da pesquisa, em uma das mais admirada do Brasil atrás somente da Microsoft. Esse crescimento rápido e significativo, com resultados bastante arrojados, reflete o desempenho geral do comércio e uma cultura em conjunto de crenças e valores focando no ser humano e sua relação com todo o mundo.
Ao longo dos seus 34 anos de existência a Natura tem sido reconhecida pelo seu alto grau de inovação, qualidade e superação no mercado de trabalho, papel do conhecimento com suporte, tecnologia se transforma em um valioso recurso estratégico para a vida. Assim podemos afirmar que esta organização que realmente valorizam o conhecimento e possuem em geral uma percepção razoável da importância da gestão do conhecimento.
As empresas bem sucedidas são as que reciclam com informações e conhecimentos, assim ficam bem informados disseminando seu ótimo desempenho de forma geral, apostando no investimento dos funcionários para melhor produtividade e bem estar dos mesmos, com este aprimoramento os funcionários tem a responsabilidade de interagir e repassar tudo aquilo que aprenderam no decorrer de suas vidas profissionais naquele ambiente.
E assim continuamos com este longo processo de aprendizagem, uma organização cria e utiliza conhecimento convertendo-o em conhecimento tácito em conhecimento explícito e vice-versa:
• Socialização: indivíduo para indivíduo;
• Externalização: indivíduo para grupo;
• Combinação: grupo para organização;
• Internalização: organização para indivíduo.
SOCIALIZAÇÃO EXTERNALIZAÇÃO
Interação individual face a face
...