Conhecimento Filosofico
Pesquisas Acadêmicas: Conhecimento Filosofico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: paulomoraes2012 • 25/8/2012 • 347 Palavras (2 Páginas) • 1.907 Visualizações
CONHECIMENTO FILOSÓFICO
O conhecimento filosófico como o próprio termo indica é originário da Filosofia. Esta palavrafoi utilizada pela primeira vez por Pitágoras no século VI a.C. Em sentido etimológico, Filosofiasignifica devotamento à sabedoria, isto é, amigo da sabedoria, o que significa interesse em acertarnos julgamentos sobre a verdade e a falsidade, sobre o bem e o mal.A Filosofia tem como propósito questionar os problemas reais, usando princípios racionais.Ela procede de acordo com as leis formais do pensamento, tem método próprio,predominantemente dedutivo em suas colocações críticas. A filosofia pode ser definida aindacomo o conjunto de estudos ou considerações que se caracterizam pela intenção de ampliar acompreensão da realidade, no sentido de apreendê-la em sua inteireza, quer pela busca darealidade capaz de abranger todas as outras, quer pela definição do instrumento capaz deapreender a realidade. Assim, podemos considerar que a filosofia indaga, traça rumos, assumeposições, estruturas correntes que inspiram ou dominam mentalidades em determinados períodos,mas que, em seguida, perdem vigor diante de novas concepções, que geralmente hostilizam asanteriores, à maneira das correntes literárias, das artes em geral ou das religiões.Para Santos (2002), o conhecimento filosófico é valorativo, pois seu ponto de partida consisteem hipóteses, que não poderão ser submetidas à observação: "as hipótese filosóficas baseiam-se naexperiência, portanto, este conhecimento emerge da experiência e não da experimentação"; poreste motivo, o conhecimento filosófico é não verificável, já que os enunciados das hipótesesfilosóficas, ao contrário do que ocorre no campo da ciência, não podem ser confirmados nemrefutados.
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO I
13
É racional, em virtude de consistir em um conjunto de enunciados logicamentecorrelacionados; é sistemático, pois suas hipóteses e enunciados visam à representação coerente darealidade estudada, em uma tentativa de apreendê-la em sua totalidade; é infalível e exato, quer na busca da realidade capaz de abranger todas as outras, quer na definição do instrumento capaz deapreender a realidade, seus postulados, assim como suas hipóteses, não são submetidos aodecisivo teste da observação (experimentação). Portanto, o conhecimento filosófico é caracterizadopelo esforço da razão pura para questionar os problemas humanos e poder discernir entre o certo eo errado, unicamente recorrendo às luzes da própria razão humana.
...