GESTÃO DO CONHECIMENTO DA INFORMAÇÃO
Pesquisas Acadêmicas: GESTÃO DO CONHECIMENTO DA INFORMAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: SAFHIRA • 26/3/2015 • 663 Palavras (3 Páginas) • 262 Visualizações
Gestão do Conhecimento e da Informação
A Gestão do Conhecimento é um conjunto de estratégias para criar, adquirir, compartilhar e utilizar ativos de conhecimento, bem como estabelecer fluxos que garantam a informação necessária no tempo e formato adequados, a fim de auxiliar na geração de idéias, solução de problemas e tomada de decisão.
A Gestão do Conhecimento apóia-se nos fluxos informais (conhecimento tácito).
A Gestão da Informação é um conjunto de estratégias que visa identificar as necessidades informacionais, mapear os fluxos formais de informação nos diferentes ambientes da organização, assim como sua coleta, filtragem, análise, organização, armazenagem e disseminação, objetivando apoiar o desenvolvimento das atividades cotidianas e a tomada de decisão no ambiente corporativo. A Gestão da Informação apóia-se nos fluxos formais (conhecimento explícito).
Segundo uma pesquisa da HSM Management mostrou que 76% das empresas que implantam a Gestão do Conhecimento se diferenciam em relação aos concorrentes. Da mesma forma, em 58% houve redução de custos e em 52% aumento de receita. Vale lembrar que nesta pesquisa as empresas podiam listar mais de um benefício desse tipo de gestão.
As organizações têm reconhecido que o conhecimento é necessário para mantê-las competitivas no mercado e melhorar significativamente o seu desempenho, mas para implementar uma Gestão de Conhecimento é necessário garantir uma boa comunicação interna, ou seja, explicar a todos os colaboradores da organização qual o seu papel e a sua verdadeira importância.
A Gestão de Conhecimento deve passar a fazer parte da cultura da organização para que todos os colaboradores entendam a sua necessidade.
O sucesso e os benefícios na implementação de uma Gestão de Conhecimento em qualquer tipo de organização só é possível se a cultura organizacional for positiva em relação à geração, partilha, socialização e transferência de conhecimento.
Para adotar e obter resultados da Gestão de Conhecimento é preciso desenhar estratégias de implantação e estar consciente que a Gestão de
Conhecimento não é uma moda nem uma ferramenta de gestão, mas sim uma filosofia organizacional. O planejamento de uma eficaz Gestão de Conhecimento e Informação não é nada fácil: se a mensagem não for bem passada, os colaboradores não entenderão a sua importância e vão achar que a partilha do seu conhecimento significa perder a propriedade intelectual das suas ideias, assim como dos métodos e dos processos.
Quando uma organização consegue catalisar o conhecimento individual em prol do conhecimento organizacional e colocá-lo ao seu serviço, atinge patamares de desempenho, otimização e inovação que muito beneficiam a si própria. O que podemos perceber é que se a Gestão do Conhecimento for bem utilizada pelos gestores aliados ao conhecimento dos Recursos Humanos, as empresas só têm a ganhar, pois farão com que seus colaboradores se sintam importantes e seguros, pois contam com real apoio de seus lideres no processo de aperfeiçoamento, essa atitude estimula o pensamento e raciocínio para questões complexas que em um
...