Generalização Cartográfica, Representação dos Conhecimentos e SIG
Por: João Vitor Chiapinotto • 24/2/2016 • Trabalho acadêmico • 504 Palavras (3 Páginas) • 341 Visualizações
Generalização Cartográfica, Representação dos Conhecimentos e SIG (resumo)
O processo de generalização envolve principalmente redução de escala, classificação e padronização, ou seja, coisas simples que devem ter em qualquer carta ou mapa para melhor visualização.
É interessante notar que muitos cartógrafos tentaram analisar a melhor base de generalização cartográfica, chegando a regras claras de o que se deve fazer em cada caso especifico. Esta área evolui bastante devido os métodos de algoritmos, pois ele fornecem dados exatos. Uma das fases de evolução foi a discursão de representação do conhecimento cartográfico sobre a inteligência artificial, ou seja, a era da tecnologia, chegando assim a (SIG) sistema de informação geográfica onde concentra a análise crítica do papel dentro da cartografia.
Em modelos conceituais, métodos algorítmicos são bem comuns, principalmente quando se busca soluções ao intermédio do computador. A generalização conceitual é outra maneira de simplificar, ampliar e deslocar componentes, o cartógrafo Muller afirma que esse tipo de generalização nem sempre se justifica na mesma escala, portanto pertence a um domínio diferenciado, com consequências como mudanças radicais de representação.
Os cartógrafos McMaste e Shea descreveram um modelo bastante abrangente, baseado na filosofia, mostrando variações tanto temáticas quanto espaciais. Porém tem um aspecto critico por haver uma generalização de automatizada.
Brassel e Weibel foram os que desenvolveram o conceito mais interessante, chegando ao um sentindo mais amplo com um processo mental de informações envolvendo disposição, comparação, distinção, combinação, reconhecimento, delineação ou esboço, um modelo com estrutura e realidade, abrangendo tanto a área tecnológica quando a manual.
Também tem a representação do conhecimento que é inserido no contexto mais amplo de representação de um conhecimento, onde revê perspectiva de inteligência artificial com uma representação do conhecimento em sub área com objetivo de buscar formalismo e representação a respeito do mundo real, envolvendo também a ara de modelagem que é bastante comum.
E o principal de todos que é a Generalização Cartografia e SIG, que desempenha um papel importante onde mapas são desejados tanto em forma de papal quando em tela de computadores, uma representação de comunicação visual importante, que levou a uma discutição de que a principal fonte seja o SIG não importando o modo que o mapa é confeccionado. Sistemas com total dedicação a cartografia usam estruturas de dados simples porém automatizada, que normalmente não tem inclusão de informações topológicas, porém com uma vasta flexibilidade e eficiência para explicar a presença de procedimentos típicos de cartografia automatizada em SIG.
Qual a importância dos mapas cadastrais (cadastro multifinalitário) diante da resolução de problemas de planejamento urbano?
Eles têm a importância de demonstra clareza em seus dados, onde a priori escalas e dados sobre a área que foi mapeada devem estar com todos os detalhes, para o melhor desenvolvimento e leitura do mapa local, e mapas cadastrais contém a maior quantidade de detalhes do que um comum, pois é através dele que problemas de planejamentos urbanos são resolvidos. Pois tanto os engenheiros quando os cartógrafos necessitam de maiores quantidades de dados seguidos de detalhes e clareza, para solucionar os problemas.
...