TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerações De Informatica

Trabalho Universitário: Gerações De Informatica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  5.381 Palavras (22 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 22

As Gerações dos Computadores

Trabalho apresentado ao Professor Breno

Da disciplina de Informática, do 1º período

Do curso de Pedagogia no período noturno.

Como avaliação parcial para N2.

Faculdade Meta - FAMETA

Rio Branco - 09/04/2014

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO p.4

2- DESENVOLVIMENTO p. 5

3- CONCLUSÃO p. 6

4- BIBLIOGRAFIA p. 7

1-INTRODUÇÃO

1.1 Introdução

Como podemos definir um computador? Tecnicamente podemos dizer que é uma máquina composta de um conjunto de partes eletrônicas e eletromecânicas capaz de receber, armazenar, tratar e produzir informações de forma automática, com grande precisão. O computador foi imaginado como uma máquina de cálculo, portanto, muito natural sua ligação com a matemática desde o início da história da computação.

2 – Evoluções da Computação

Para se chegar a essa fase em que vivemos hoje de supercomputadores, houve um processo de aperfeiçoamento que começou na Pré-história quando o homem ainda usava como ferramenta de cálculo os dedos das mãos. Conforme foi se passando tempo os cálculos foram ficando complicado e houve a necessidade de criar algo que facilitasse a sua contagem. Então assim foi criado o Ábaco: o primeiro instrumento a mecanizar a contagem, criado a cerca de 2500 anos na babilônia e possivelmente usados também no Egito e Mesopotâmia.

Ao longo do tempo, a tecnologia e os estilos usados na construção de computadores apresentam pontos comuns e permitem uma classificação dos computadores em Gerações.

A partir do século XVII temos o início da Geração Zero, marcada por invenções de máquinas mecânicas para simplificar cálculos matemáticos. Em seguida temos a Primeira Geração (1930-1965) começou quando surgiram os relés. Já a Segunda Geração (1955-1965) começou quando surgiram os transistores, contribuído para a diminuição de custo e tamanho e também maior velocidade e mais espaço de armazenamento de dados. E entre os anos de (1965-1980), surgiu a Terceira Geração com a criação e uso de circuitos interligados em placas de silício (Chips), que tornou os computadores mais velozes, menores e ampliou sua capacidade de armazenamento.

Vivemos agora desde (1980 até a Atualidade) a fase conhecida como a Quarta Geração, marcada pela miniaturização e popularização dos computadores e suas respectivas tecnologias.

Agora vamos ver como se sucedeu o avanço histórico da computação nas suas respectivas gerações e seus criadores.

2.2 Gerações Zero (XVII)

Geração formada por grandes invenções e inventores que mudaram o mundo em suas respectivas épocas, com máquinas totalmente mecânicas.

Tendo início com Blaise Pascal, e finalizada pelo norte- americano Herman Holerith um dos fundadores da IBM a primeira empresa criada no ramo da computação.

• Blaise Pascal: (1623-1662). Desde cedo Pascal começou a pesquisar sobre conversas que ouvia ou de obras que passavam pela censura do pai, logo, encantou-se pela ciência dos mesmo sem auxílio de professores.

Todo seu esforço estudos lhe permitiram ser um bom matemático, sendo assim aos 20 anos surgiu à necessidade de criar uma máquina automática de cálculos. E entre (1642-1644) na França, Pascal criou a Pascaline, mas conhecida como Calculadora de Pascal.

A Pascaline era muito simples, constituía-se apenas de uma roda “dentada” composta por 10 “dentes”, cada um correspondente a um número decimal de 0-9. Sendo assim sua funcionalidade também era simples, pois, efetuava apenas operações de adição e subtração.

Calculadora Pascal/ Pascalina Blaise Pascal

• Gottfried Leibniz: (1646-1716) Leibniz ingressou na universidade aos 15 anos de idade, e aos 17 já tinha adquirido seu diploma. Estudou teologia, direito, filosofia e matemática na universidade. Para os historiadores, Leibniz foi o último erudito que possuía conhecimento universal.

Entrou na história da computação após trinta anos da invenção da Pascalina criada por Blaise Pascal. Aperfeiçoado a Pascalina, integrando um dispositivo carreto com “dentes” mais cumpridos que os anteriores permitindo assim efetuar de modo automático às quatro operações conhecidas até hoje, adição, subtração, multiplicação e divisão, tendo como nome Calculadora de Leibniz criada em (1612-1614) na Alemanha.

Calculadora de Leibniz Gottfried Leibniz

• Joseph Marie Jacquard: (1752-1834) Conhecido no mundo como criador da máquina tear. Em 1801, o francês Joseph Marie Charles Jacquard. Exibiu em paris um tear automatizado, que realizava a tarefa de criar estampas complicadas em tecidos através de instruções passadas por um conjunto de placas ou cartões perfurados, que controlavam um único movimento de cada lançadeira. Durante cerca de três continuou trabalhando no projeto, até no início da década seguinte iria conquistar toda a França.

Podemos nos perguntar, o que essa máquina tem a ver com os computadores? A resposta pode ser, que a partir de que cada placa correspondia a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com