Gerenciamento De Arquivos E Usuarios Sistema UNIX
Monografias: Gerenciamento De Arquivos E Usuarios Sistema UNIX. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: leoleoleo01 • 3/6/2014 • 2.353 Palavras (10 Páginas) • 554 Visualizações
1. Gerenciamento de Arquivos
O sistema de gerenciamento de arquivos é uma das partes mais importantes do sistema operacional de um computador e trata como os arquivos são constituídos, estruturados, nomeados, acessados, utilizados, protegidos e implementados. O UNIX armazena toda informação em arquivos no disco rígido. Os arquivos no UNIX possuem diferentes tipos: arquivo texto, diretório, executável, etc. Estes arquivos têm nome, nome do proprietário, respectivo grupo a que pertence, permissões de manipulação, tamanho e data da última modificação.
Arquivos
Arquivos são mecanismos de abstração que fornecem uma forma de armazenar e recuperar informações em disco em um computador. São adequados para armazenar a informação alongo prazo:
- Grande quantidade de informação
- Não volátil
- Compartilhamento
Arquivos (visão do usuário)
Normalmente os usuários só precisam saber como os arquivos são constituídos, nomeados, protegidos e quais são as operações permitidas nos arquivos.A interface com o usuário (máquina virtual) deve ser feita de uma forma que mantenha o usuário isolado dos detalhes a respeito de como as informações são armazenadas nos arquivos, e de como os discos efetivamente trabalham.
Gerenciamento de Arquivos no UNIX
Para facilitar o gerenciamento de arquivos, o UNIX utiliza um sistema de diretórios com nomes particulares, cada qual pode conter arquivos e subdiretórios próprios. Os diretórios do UNIX apresentam uma hierarquia representada na forma de uma árvore invertida, como ilustrado na figura 1.
Figura 1: Organização dos diretórios no UNIX
O diretório base do UNIX é chamado de root, sendo representado pelo símbolo '/'. Abaixo do diretório root, o UNIX cria diversos subdiretórios com objetivos específicos, a seguir são listados os diretórios mais importantes:
/ diretório raíz, root.
/etc contém arquivos de configuração do sistema.
/bin contém os principais executáveis do sistema (binários).
/usr contém os programas instalados, aplicativos, documentação do sistema e dos programas.
/dev contém informações sobre todos os dispositivos (devices) do sistema.
/home contém os diretórios de usuários.
/lib contém as bibliotecas do sistema.
/tmp contém todos os arquivos temporários.
/var contém os arquivos de informação variável, que são alterados com freqüência.
/sbin arquivos de sistema essenciais.
/boot contém arquivos de boot ou inicialização.
/lost+found arquivos recuperados.
/mnt diretório de acesso aos drives, ponto de montagem de partição temporária.
Permissões de acesso em arquivos
Definições básicas
A arquitetura do sistema operacional Linux ou Unix fornecem ao administrador de sistemas a possibilidade de gerenciar de uma forma surpreendente o acesso a arquivos e diretórios em disco, melhorando a segurança e elevando o patamar de usabilidade.
Para tal segurança primeiramente devemos entender as pemissões, usuários, grupos e elementos como diretórios, arquivos e links simbólicos existentes em seu disco(HD, Pen drive, CD) a fim de aplicar e gerir o recurso existente.
Segue abaixo as permissões existentes.
Octal Binário Permissão Descrição
0 000 - - - Sem Permissão
1 001 - - x Somente Execução
2 010 - w - Somente Escrita
3 011 - w x Somente Escrite e execução
4 100 r - - Somente Leitura
5 101 r - x Somente Leitura e Execução
6 110 r w - Somente Leitura e gravação
7 111 r w x Leitura/Gravação/Execução são permitidos
No sistema operacional as pemissões são aplicadas a usuários, grupos, e outros.
1
2
3 u usuário
g grupo
o outros
Já as permissão podem ser visualizadas com o comando ls -l, vejamos:
1 ls -l
ou para visualizar os arquivos ocultos basta adicionar a opções “a” ao comando ls.
1 ls -la
Repare que o resultado que obtemos é várias ou uma linha única(isto dependerá do seu diretório corrente) que contem vários caracteres rwx- citados acima e outras informações como data do arquivo ou diretório com seu respectivo nome.
Primeiramente o que interessa para nos são os primeiros 10 caracteres de cada linha retornado na listagem com o comando ls, agora vamos entender o que significa estes caracteres aplicados aos arquivos e diretórios.
O primeiro caracter informa ao usuário o que ele simboliza, um diretório, um arquivo, um link simbólico etc. as opções são visualizadas abaixo:
1
2
3
4
5
6 - Arquivo "normal"
b Arquivo de bloco
c Arquivo especial de caractere
d Diretório
...