TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao

Dissertações: Gestao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  1.368 Palavras (6 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 6

Parte I – Questões para discussão

1) A mudança organizacional é o movimento de uma organização de seu estado presente e em direção a um estado futuro para aumentar a sua eficiência. As forças a favor da mudança organizacional incluem forças

demográficas e sociais e forças éticas. As organizações muitas vezes são relutantes em mudar porque a resistência à mudança nos níveis da organização, de grupo e de indivíduo tem dado origem à inércia organizacional. Conceitue cada uma das forças a favor da mudança organizacional (competitivas, econômicas, políticas e globais, demográficas e sociais e éticas) e por que algumas empresas são relutantes em mudar?

Resposta:

Força Competitiva: A empresa torna-se competitiva quando adota tecnologia, qualidade e desenvolve a capacidade de criar novos produtos e serviços, essa mudança esta relacionada à globalização que as obrigam a manter a eficiência e qualidade que o mercado exige seus concorrentes que as impulsionar a superarem seus padrões de qualidade e inovam para conquistar forças competitivas.

Força Econômica, Políticas e Globais: Atualmente, o grau de mudança existente no ambiente externo às organizações é grande e complexo, e para poder prosperar nesse contexto as empresas precisam monitorá-lo constantemente.

A monitoração do macroambiente possibilita a identificação de oportunidades, eventos externos sob os quais as empresas dificilmente têm controle, podendo afetar de maneira radical o futuro das mesmas de maneira positiva. As ações tomadas pelos governos, variado conforme os partidos políticos que podem intercalar o poder o ambiente é formado pelo microambiente e macroambiente e serão detalhados a seguir:

Microambiente – são elementos ou grupos que afetam diretamente uma empresa. Esse grupo é composto pelos acionistas, governo, clientes, credores, fornecedores, concorrentes, sindicatos, associações setoriais, grupos de interesse especial, outros.

Macroambiente – é representado por forças que exercem influência sobre todo o microambiente, Econômica: tendências do PIB, taxas de juros, oferta de capital, taxas de inflação, níveis de desemprego, controles de preços, entre outras;

Tecnológicas: total de investimentos do governo em pesquisa e desenvolvimento (P&D), total de investimentos do setor em P&D, proteção a patentes, velocidade de lançamento de novos produtos, melhoria na produtividade resultante de automação, entre outras;

Políticos-Legais: legislação tributária, incentivos especiais, regulamentação de comércio exterior, atitudes em relação a empresas estrangeiras, leis trabalhistas, estabilidade do governo, entre outras;

Demográficas e sociais: mudanças no estilo de vida, taxa de crescimento demográfico, distribuição etária da população, mudanças demográficas regionais, expectativas de vida, taxa de natalidade, entre outras;

Ética: AS empresas buscam uma conduta corporativa mais honesta e responsável, eliminar funcionários ou gestores que possuam conduta antética é responsabilidade dos gestores que hoje cuidam desse departamento. Da mesma forma , se uma organização operar em países que dão pouca atenção aos direitos humanos ou ás boas vindas de seus membros, é dever desse departamento proteger seus funcionários.

As empresas resistem em mudar devido a sua eficiência que é reduzida e suas chances de sobrevivência que também reduz, devido a diversos fatores como: poder e conflito; diferença na orientação funcional, estrutura mecanicista e cultura organizacional. Normalmente as pessoas relutam pela mudança nas empresas, devidos aos conflitos que são gerados em cada etapa, os novos procedimentos que são inseridos na empresa, levam tempo até surgirem o efeito positivo. Uma organização precisa estar disposta a obter respostas em longo prazo se optar por uma mudança organizacional.

2) Conceitue e explique em que diferem a mudança evolucionária e a mudança revolucionária?.

A mudança evolucionária é gradual, progressiva e especificamente focalizada, é uma constante tentativa de melhorar, adaptar e ajustar estratégia e estrutura progressivamente para acomodar as mudanças que ocorrem no ambiente. A teoria dos sistemas sócio técnicos, o gerenciamento da qualidade total e a criação de grupos de trabalhos autorizados e flexíveis são três instrumentos dessa mudança.

A mudança revolucionara é rápida, drástica e amplamente focalizada. Envolve uma ousada tentativa de encontrar rapidamente novas maneiras de ser eficiente. Reengenharia, reestruturação e inovação são três instrumentos importantes dessa mudança.

O que diferem essas mudanças é especificamente o tempo. A necessidade que a mudança evolucionária tem é gradativa, é inserida conforme o planejamento e ajustada no decorrer do tempo, ou seja, ela evolui a cada etapa. A mudança revolucionária tem a missão de encontrar resposta e a solução para as necessidades da empresa para "ontem", ou seja, essa mudança corre contra o tempo.

3) O que é um processo de negócios e por que, a reengenharia é um instrumento de mudança comum?Por que a reestruturação é necessária para que a reengenharia ocorra?

O processo de negócio são os objetos da reengenharia e não a organização, elas a realizam no trabalho que as pessoas executam dentro do departamento.

A reengenharia é um instrumento de mudança comum nas empresas, pela redução de custo melhoria na qualidade dos produtos e serviços.

A reestruturação é necessária, pois o processo pelo qual os gestores mudam as relações de tarefa e autoridade e reformulam a estrutura e cultura organizacionais para melhorar a eficiência organizacional. Há necessidade de esforços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com