Gestao E Manutençao
Artigos Científicos: Gestao E Manutençao. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: valdeir.souza • 22/3/2015 • 906 Palavras (4 Páginas) • 221 Visualizações
Escola SENAI Mariano Ferraz
Gestão
de
manutenção
Logística
Gestão de manutenção
Nome:
Introdução
A maioria das empresas acreditam que a manutenção se resume apenas em custo, a gestão de manutenção veio para demonstrar como o possível minimizar os impactos dos gastos com manutenção com estratégias que refletem diretamente nos resultados da organização. Mas para que esta gestão seja realmente eficaz, o foco precisa ser realmente na manutenção.
Quebras constantes de equipamentos, por exemplo, pode ser um sinal de gestão de manutenção defeituosa. O profissional responsável pelo setor de manutenção deve conhecer profundamente o ramo de negócio da empresa, assim como o funcionamento de todo e qualquer equipamento que esteja sob sua tutela. Isso porque, ele precisa não só inspecionar a equipe que realiza as vistorias, assim como o funcionamento em caso de conserto e manutenção.
Para facilitar este trabalho o gestor pode contar com alguns programas de computador que organizam datas de vistoria, parada de equipamentos, número de produção de cada máquina e, tempo de funcionamento entre outras informações pertinentes ao cargo.
Gestão de manutenção
Destacam-se duas formas principais de gerenciamento da manutenção industrial: a Productive Maintenance (PM) e a Total Productive Maintenance (TPM).
O PM e o TPM são duas abordagens de filosofias opostas, isto é, enquanto o PM teve seu berço nos Estados Unidos e Europa, apresentando bons resultados, todavia, os custos parecem ser elevados e, como os custos escondidos e não escondidos da manutenção são pouco explorados pelas empresas, pode-se ter custos elevados relacionados à manutenção ou à não manutenção, difusos por todos os custos das empresas usuárias dessa abordagem; o TPM representa um dos sustentáculos da revolução que dominou o Japão, os tigres asiáticos e, posteriormente a Europa, difundiu-se pelo mundo, sobretudo, nas empresas que estão ou caminham para um padrão de empresa de classe mundial. O termo WMC (“worlwide class companies”), ou empresas de classe mundial, é terminologia adequada para designar o seleto grupo de empresas que atingiram alto padrão de qualidade em seus processos, nivelando-se assim com as melhores empresas do globo. Productive maintenance (PM) Os sistemas de PM podem ser encontrados em muitas empresas, sobretudo, nas americanas. Conforme OKAMOTO (1991) a PM consiste em: ¨ ¨ Prevenção na Manutenção - em uma primeira etapa, a meta do desenho dos departamentos é conceber equipamentos de livre manutenção. ¨ Manutenção Preventiva – a manutenção preventiva assim como a manutenção preditiva nos equipamentos deverá ser efetuada periodicamente pelo departamento de manutenção e irá ser evitada parada de máquina mediante monitoração da oscilação e aquecimento dos equipamentos. ¨ Manutenção com Interrupção - reparos ex post facto que incluem falhas inesperadas e esperadas. Pode ser notado que em alguns casos, por motivos econômicos, alguns reparos devem ser efetuados após as falhas ocorrerem. ¨ Manutenção Corretiva - significa redesenhar o equipamento para prevenir ou reduzir falhas, e para facilitar a manutenção. OKAMOTO ainda acrescenta que, apesar do conceito de PM ser atrativo, ele não funciona nas fábricas japonesas. A razão é que nos Estados Unidos ela é da responsabilidade do departamento de manutenção, ou seja, enquanto os funcionários do departamento de manutenção reparam as máquinas, os operadores ficam parados; ademais, enquanto o conceito encoraja responsabilidade individual, diminui os objetivos orientados dos empregados. Total productive maintenance (TPM) O grande desenvolvimento do Japão, como potência industrial teve forte apoio em um sistema de qualidade que revolucionou o mundo, fazendo com que o Ocidente repensasse
...