Gestao Financeira
Casos: Gestao Financeira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: acidbyte • 19/8/2013 • 905 Palavras (4 Páginas) • 1.048 Visualizações
1. Dentre as principais decisões do Gestor Financeiro, temos a decisão de investimento e a decisão de financiamento. Diferencie as decisões de investimento e de financiamento, exemplificando. (2,5 pontos)
Decisões de investimento: referem-se tanto à administração da estrutura do ativo quanto à implementação de novos projetos. Nenhuma empresa pode sentir-se segura em boa posição conquistada, pois a qualquer momento algum concorrente poderá surgir com um produto melhor e mais barato. Assim, as empresas são obrigadas a desenvolver continuamente novos projetos e a tomar decisões sobre a sua implantação. Normalmente, isso significa a necessidade de recursos adicionais e elevação no risco do empreendimento, uma vez que investimentos em novos tipos de ativos fixos têm efeitos prolongados sobre a vida da empresa, e uma decisão inadequada poderá comprometer irremediavelmente o seu futuro.
As decisões de investimento dizem respeito á destinação dos recursos financeiros para a aplicação de ativos correntes (circulantes) e não correntes (realizáveis em longo prazo e permanentes), considerando-se a relação adequada de risco e de retorno dos capitais investidos.
Exemplos de alguns tipos de investimentos:
• Aplicações financeiras de prazo médio e longo;
• Empréstimos concedidos;
• Participações em outras empresas;
• Terremos;
• Maquinas e equipamentos.
Após a escolha de qual será o investimento, é necessário realizar um projeto de viabilidade do mesmo, para avaliar as alternativas mais favoráveis para a implantação e para assim, ter como base fontes concretas para a tomada de uma decisão favorável á organização.
Decisões de financiamento: enquanto as decisões de investimento envolvem importantes aspectos de natureza não financeira, as decisões de financiamento constituem responsabilidade exclusiva do administrador financeiro. As decisões de financiamento visam a montar a estrutura financeira adequada às operações normais e aos novos projetos a ser implantados na empresa. As questões envolvidas nas decisões de financiamento referem-se à composição das fontes de recursos, que exigem análise profunda das alternativas existentes e de suas implicações futuras.
São questões do tipo:
Qual deveria ser a proporção entre recursos permanentes e temporários?
Quanto de recursos próprios e quanto de financiamentos a longo prazo?
O reinvestimento de lucros seria suficiente para atender às necessidades de recursos próprios?
O mercado reagiria bem ao lançamento de novas ações?
Qual seria o impacto dos custos financeiros provocados pelos financiamentos a longo prazo e pelos empréstimos a curto prazo?
Em vez de comprar ativos fixos, não deveríamos arrendá-los?
O financiamento das atividades empresariais é realizado mediante o emprego de diferentes tipos de fundos obtidos externamente ou gerados através das operações da empresa.
Os fundos são classificados em duas categorias: capital próprio e capital de terceiros.
O capital próprio é representado pelas as contas que compõem o Patrimônio Líquido e capital de terceiros corresponde aos saldos das contas do Passivo Circulante e do Exigível a Longo Prazo
2. Considere as seguintes informações sobre a empresa Gerenciando suas Finanças Ltda. e responda às questões: (2,5 pontos)
- Prazo médio de estocagem: 62 dias
- Prazo médio de recebimento das vendas: 30 dias
- Prazo médio de pagamento dos fornecedores: 32 dias
- Desembolso total anual de R$ 6.000.000,00.
- Suponha um ano de 360 dias.
a. Calcule o ciclo operacional da empresa.
CO = PMRE + PMRV
CO = 62+30 = 92 dias
CO = 92 dias
b. Calcule o ciclo de conversão de caixa da empresa.
CCC = PMRE + PMRV - PMPC
CCC = 62 + 30 - 32 = 60 dias
CCC = 60 dias
c. Calcule o saldo mínimo
...