Gestão Ambiental Estudo de Caso Tilibra
Por: taisouza751 • 8/12/2021 • Projeto de pesquisa • 4.302 Palavras (18 Páginas) • 240 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ
PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
AUGUSTO DOS SANTOS DE ALMEIDA
TAÍS SOUZA DA SILVA
ESTUDO DE CASO: AVALIAÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL DA EMPRESA TILIBRA
MACAPÁ-AP
MARÇO/2021
AUGUSTO DOS SANTOS DE ALMEIDA
TAÍS SOUZA DA SILVA
ESTUDO DE CASO: AVALIAÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL DA EMPRESA TILIBRA
[pic 3]
MACAPÁ-AP
MARÇO/2021
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1. OBJETIVOS 5
1.1. Geral 5
1.2 Específicos 5
2. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES 8
3. PRINCIPAIS IMPACTOS AMBIENTAIS 10
4. SOLUÇÕES PARA MINIMIZAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS 14
5. PARECER DA IMPOSTÂNCIA DE SE ADORTAR MEDIDAS MENOS IMPACTANTES AO MEIO AMBIENTE 17
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo apresentar e discutir aspectos relevantes em relação à Qualidade e ao Meio Ambiente e as políticas que fazem parte do SGI (Sistema de Gestão Integrada) da empresa Tilibra Produtos de Papelaria Ltda. Elencando os impactos refletidos no meio ambiente e medidas capazes de reduzirem de maneira significativa tal agressão ambiental.
Visando atender aos três pilares da sustentabilidade (econômico, social e ambiental) sempre que viável e favorável para a empresa, clientes, colaboradores e principalmente para seu principal fornecedor de recursos essenciais, o meio ambiente. Através da ciência de normas e padrões mundiais de sustentabilidade, certificações ambientais e sistemas de gerenciamento ambiental (SGA), apresentar possíveis métodos de implementação e seus reflexos de acordo com os aspectos afetados.
Sistema de gestão ambiental é definido como “a parte do sistema de gestão global que inclui estrutura organizacional, atividades de planejamento, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos para desenvolver, implementar, atingir, analisar criticamente e manter a política ambiental.” (ABNT, 1996).
Gestão ambiental é a administração das atividades a fim de utilizar da melhor maneira os recursos naturais, preservando a biodiversidade e amenizando os impactos ambientais. Segundo Barbieri (2006), pode ser entendida como diretrizes e atividades administrativas e operacionais com o objetivo de obter efeitos positivos sobre o meio ambiente, reduzindo ou eliminando os danos ou problemas causados pela ação do homem, ou ainda evitando que eles surjam. Além disso, para Capra (2005), as empresas devem criar sistemas de produção e distribuição capazes de reverter a perda e aumentar o estoque de capital natural, o que significará uma reavaliação fundamental dos papéis e das responsabilidades empresariais
De forma resumida, a norma ABNT NBR ISO 14001 (2004) define aspecto ambiental como o “elemento das atividades, produtos ou serviços de uma organização, que podem interagir com o meio ambiente” e impacto ambiental como “qualquer modificação no meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte no todo ou em parte das atividades, produtos ou serviços de uma organização”. Quando mal controlados, determinados aspectos ambientais industriais podem causar impactos adversos bastante significativos. (GUIA DO TÉCNICO AMBIENTAL DA INDUSTRIA GRÁFICA, 2009).
Andrade, Tachizawa e Carvalho (2003) comentam que em uma organização deve-se procurar adotar uma visão sistêmica, global, abrangente e holística, que possibilita visualizar as relações de causa e efeito, ou seja, as inter-relações entre recursos captados e valores por ela obtidos. Os autores dão seguimento, dizendo que a organização deve ser visualizada como um conjunto de partes em constante interação, constituindo-se em um todo orientado para determinados fins, em permanente relação de interdependência com o ambiente externo.
Moura (2002) apresenta o envolvimento que as várias áreas de uma organização podem ter com os aspectos e impactos ambientais ocorridos ao longo do ciclo de vida do produto. Algumas áreas são destacadas pelo autor: pesquisas e desenvolvimento, planejamento, engenharia, compras, produção, manutenção, meio ambiente e segurança do trabalho, garantia da qualidade, jurídica, contabilidade e relações com o público. Cabe destacar que é fundamental no planejamento e implantação do Sistema de Gestão Ambiental o envolvimento das várias áreas da organização, tendo sempre em mente o comprometimento da alta direção.
Assim, o estudo dos aspectos e impactos ambientais relacionados a uma certa atividade situa-se como uma importante ferramenta na tomada de decisões dentro da própria empresa. Resultados desta avaliação podem ser aplicados para a adoção de práticas de gestão ambiental ou práticas ambientais que busquem, ao mesmo tempo, aumentar a eficiência dos seus processos e reduzir os impactos ao meio ambiente, de forma integrada e preventiva.
OBJETIVOS
Geral
Tendo em vista o apresentado, o objetivo visado neste trabalho é de verificar e expor a situação ambiental da empresa Tilibra Produtos de Papelaria Ltda., e através da avaliação de aspectos e impactos ambientais relacionados à atividade da empresa.
Específicos
Para a realização deste estudo de caso de avaliação de aspectos e impactos ambientais do processo produtivo na empresa Tilibra, uma pesquisa ampla a respeito da empresa e seu comportamento foi realizada, com intuito de adquirir-se o máximo de conhecimento sobre a empresa e sua maneira de atuação para com o meio ambiente, considerando-se que se trata de uma empresa situada em um segmento de mercado tocante em relação a impactos ambientais.
Industrial
No decorrer da pesquisa foi observado que na área Industrial o novo profissional encontrará uma diversidade de departamentos que se inter-relacionam, como as operações de produção, que envolvem processos, equipamentos e profissionais no desenvolvimento de uma infinidade de produtos.
...