Gestão Conhecimento
Ensaios: Gestão Conhecimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: adelinha • 18/11/2013 • 6.481 Palavras (26 Páginas) • 562 Visualizações
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Disciplina: Gestão de Desempenho
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Tutora a distância: Profa. Mônica Moraes
ADELIA LOPES PEREIRA – RA: 5569101469
FRANCISCA TÂNIA DA SILVA RIBEIRO REIS– RA: 4301779501
LUCIANO MARTINS PEDROSO - RA: 5727169770
SÍLVIA MARIA MACHADO DA COSTA – RA: 4997012680
BRASILIA / DF
2013
INTRODUÇÃO
A medida de desempenho é um tema que vem sendo estudado e discutido no meio acadêmico. Merece destaque por ser um elemento essencial para o gerenciamento do desempenho da empresa, pois fornece informações que ajudam no planejamento e controle dos processos gerenciais, possibilitando, ainda, o monitoramento e controle dos objetivos e metas estratégicas. Esta atividade é realizada por indivíduos que possuem capacitação, habilidades e características individuais, que, em conjunto, formam um perfil empreendedor.
A Gestão de Desempenho tem um papel importantíssimo dentro das organizações, pois para o funcionário traz a oportunidade de receber o feedback sobre seu desempenho, possibilitando a melhoria do seu trabalho, e para as empresas cria a possibilidade de desenvolver o potencial de cada funcionário, e com isso, gerando melhores resultados organizacionais.
Na empresa pesquisada kaedo grupop cosmeticos eireli-epp, avalia-se o desempenho para saber a forma pela qual as atividades estão sendo realizadas, corrigir desvios, melhorar produtividade, criar um momento entre avaliado e avaliador para conversarem a respeito de como está sendo desenvolvido o trabalho, apontando mudanças em comportamento, em atitudes e em questões técnicas que precisam ser melhoradas. Existem vários objetivos para trabalhar com a avaliação de desempenho nas empresas, eles:
-Ajustar o perfil do funcionário ao local de trabalho que ele mais se identifica.
-Aperfeiçoamento contínuo do funcionário.
-Indica as qualificações exigidas pelo cargo.
-Indica o potencial para promoções.
-Propicia geração de aumentos salariais.
-Diagnostica necessidades de treinamentos/qualificações.
-Evidencia problemas de relacionamentos.
-Demonstra evolução dos funcionários.
- Gera motivação e satisfação no trabalho.
DESENVOLVIMENTO
Gestão por Competências na prática
Maria Rita Gramigna comprova o sucesso e a evolução de uma abordagem na área de gestão de pessoas que se firmou como mais quem uma tendência ou moda dos anos 90, quando surgiu: a gestão por competências. Resultado do trabalho e da experiência da autora como consultora desde a década de 1980 - o que a credencia hoje como referência no mercado -, Modelo de competências e gestão de talentos 2ª edição traz atualizado seu estudo e metodologia de implantação da gestão de competências, trazendo um capítulo referente à metodologia de mapeamento de competências, além de novos cases e instrumentos, apresentando conceitos e estratégias abordados na primeira edição da obra.
Para Patrícia Bispo os benefícios trazidos por essa prática são vários: maior produtividade, ambiente participativo e motivado, comprometimento dos colaboradores, gerências e equipes fortalecidas, foco em resultados, aumento de competitividade e diferencial de mercado. O objetivo desse programa é determinar quais as competências que a organização necessita e identificar aquelas que já existem, tornando-as mensuráveis, permitindo ainda a identificação dos talentos, para que a empresa possa posicioná-los em cargos compatíveis com as exigências da organização, bem como a real potencialidade de cada profissional. Sobre o custo de implantar o programa, Augusto Dotti (diretor da empresa relatada no link) comenta que considerar ou não a Gestão por Competências como sendo um investimento caro, é relativo. Ele lembra que algumas variáveis devem ser consideradas como: ramo de atividade, filiais, número de colaboradores, grande diversidade de funções etc. Outro fator importante, acrescenta ele, é considerar quem vai implantar o programa, se o processo ocorrerá através de recursos internos ou externos.
Gestão de desempenho com base em competências
O processo de avaliação é um elo importante da corrente de gestão do desempenho humano. É através dele que conseguimos subsídios para a tomada de ações referentes aos demais elos da corrente (treinamento e desenvolvimento e sistema de recompensas). A metodologia pressupõe como insumo básico do modelo de Gestão de desempenho com base em competências o mapeamento, a definição de responsabilidades e perfil das funções da organização (funcionograma), como também, o mapa de objetivos estratégicos estratégico da organização.
Por que introduzir a prática de avaliação de desempenho como ferramenta de gestão de pessoas? Suportar decisões sobre promoção e remuneração;
-Registrar a evolução do comportamento do colaborador em relação ao trabalho;
-Medir o grau de satisfação que os empregados têm em relação às tarefas realizadas;
-Detectar necessidades de capacitação e desenvolvimento;
-Descobrir pessoas chaves na organização;
-Descobrir que o colaborador deve ser transferido para outra função;
-Descobrir candidatos para postos internos.
Para FARO, a etapa de Planejamento e Entendimento envolveu uma série de atividades de discussão relacionadas ao planejamento de como o projeto seria conduzido, bem como na elaboração de um relatório de diagnóstico contendo o entendimento da situação atual e a identificação de oportunidades de melhorias no modelo de gestão do desempenho dos servidores do Governo de Minas Gerais.
...