Gestão Do Conhecimento
Artigo: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jocaue • 8/10/2013 • 3.887 Palavras (16 Páginas) • 282 Visualizações
Etapa 1
INTRODUÇÃO
Iremos iniciar uma etapa falando de vários tópicos que todos estão relacionados em um único fator Gestão do Conhecimento dentro de uma organização, hoje em dia é a ferramenta que o ser humano usa em prática para por seu conhecimento atualizado no decorrer dos anos. A Gestão do Conhecimento (GC), representa um conjunto interdependente de práticas organizacionais destinadas à promover a criação, o compartilhamento e o uso efetivo dos saberes individuais e coletivos das pessoas que trabalham em uma comunidade.
O conhecimento vem crescendo a cada dia mais no mundo e com isso as pessoas, as empresas atualizam seus conhecimentos em comunicação.
O novo conhecimento é bem diferente do que tínhamos na década da época industrial, por esse motivo é bom conhecer as empresas no qual a mão de obra vem perdendo espaço no novo mundo de informação. A GC também facilita a construção de um modelo de maturidade adequado para a organização e permite o desenvolvimento colaborativo dos recursos humanos e materiais necessários para o crescimento coletivo de acordo com esse modelo.
As organizações estão buscando informações para adquirir inovações e fazer com que a competitividade do conhecimento vire uma mistura de experiência, informação, valor, intuição e assim habilitamos avaliar o processo de informações e experiências na mente do ser humano. Afinal a GC é aproveitar o máximo de habilidades, compartilhar seus conhecimentos.
DESENVOLVIMENTO
1. CONCEITOS
Autor MELLO BURLTON (2000) define GC com os seguintes fatores:
• Dado
• Informação
• Conhecimento
• Sabedoria
Dado – fator estruturado, por valores e medidas parâmetros que são sem um contexto.
Informação – é uma referência dado e contexto que o valor para um bom negócio é relacionado a uma terceira pessoa.
Conhecimento – usa a sabedoria das pessoas, com informações, dados, para um possível julgamento e tomada decisão seja no trabalho, pessoal, etc.
Sabedoria – é conhecimento, confiança, naquilo que você faz ou aposta em uma terceira pessoa, é uma decisão obtida por meio da experiência.
Consideramos como definição de conhecimento: é o conjunto de experiências e procedimentos que são considerados corretos e verdadeiros e que guiam pensamentos, comportamentos e a comunicação entre pessoas e que aumentam a compreensão ou o desempenho numa área ou disciplina.
Existe também a definição de Conhecimento Organizacional: é a informação processada e embutida em rotinas e processos que possibilitam ações. É também o conhecimento capturado pelos sistemas, processos, produtos, regras e cultura da organização – Myers.
Vale ressaltar que expertise difere de conhecimento em grau de resultados e compreensão. Portanto, expertise é a avaliação, seleção e aplicação do conhecimento resultando em maior e mais consistente desempenho atual ou potencial capacitação futura. Experts aprendem rapidamente com a experiência, evitando erros anteriores e melhorando o desempenho.
Grandes empresas em todo o mundo estão abraçando iniciativas de GC no intuito de explorar de maneira inteligente o seu capital intelectual. Vários executivos estão reconhecendo que a sua mais importante vantagem competitiva é o capital humano. As empresas estão sendo compelidas a alavancar o conhecimento interna e externamente para poderem manter-se competitivas.
A Gestão do Conhecimento lida com a conceituação, revisão, consolidação, criação, combinação, coordenação e pesquisa do conhecimento. Inicialmente o foco maior estava na coleta de informações e construção de bases de conhecimento, formando ilhas de conhecimento. Com a conectividade viabilizada pelas redes de computadores e as tecnologias baseadas na Web, tornou-se viável o compartilhamento de conhecimento.
Responda às questões a seguir:
a) Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?
R= O favorecimento à criação de novos conhecimentos na empresa, se dá basicamente pela Gestão do Capital Intelectual de seus colaboradores, conhecida atualmente como Gestão do Conhecimento. Primeiramente a empresa deve manter um ambiente favorável à entrada de novos conhecimentos, quer seja por meios formais ou eletrônicos. Em seguida, em concomitantemente, o Gestor deve estimular a troca, uso e transformação de conhecimento na empresa.
Isto pode se dar de várias maneiras, desde revendo a disposição física dos postos de trabalho, procurando ferramentas de compartilhamento de conhecimento, e eventos (workshops, reuniões, etc) que propiciam a integração e troca de idéias dos colaboradores, alinhadas ao objetivos estratégicos da empresa.
b) Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem deste conhecimento novo?
R= A disseminação do novo conhecimento se dá pelos processos formais (boletins, instruções técnicas, regulamentos, etc) e também através da integração e compartilhamento de informações, dentro do que é conhecido como Gestão do Capital Intelectual, um dos pilares da Gestão do Conhecimento.
c) Como reter o conhecimento do funcionário que se afasta da organização?
R= Inicialmente há que separar o conhecimento explícito do conhecimento tácito.
A retenção do conhecimento tácito- no caso dos colaboradores que se desliga/ afasta – é um processo mais claro, a partir do conceito que este conhecimento deve estar registrado de maneira formal, inclusive como forma de assegurar a continuidade do processo de trabalho.
No tocante ao conhecimento tácito, esta retenção é em princípio mais difícil de ser formalizada a partir do conceito onde o conhecimento tácito advém fundamentalmente da prática do dia a dia da experiência, e é transmitido através do “fazer”, e da observação. Ainda assim é possível reter este conhecimento através do compartilhamento das informações, pela integração das equipes. O gestor do Capital Intelectual de uma empresa, deve ter o foco voltado para tornar o ambiente de trabalho, quer física ou socialmente, facilitador desta troca de experiências e por consequência resguardando
...