Gestão Do Conhecimento
Resenha: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LeValerio • 22/11/2013 • Resenha • 619 Palavras (3 Páginas) • 232 Visualizações
Com esse trabalho foi possível identificar os benefícios que a implementação da Gestão do Conhecimento trás às empresas.
A empresa Brasil Motores S.A., fabricante de veículos, teve seu sucesso, porém hoje encontra-se em crise. Suas vendas caíram, perdendo para a concorrência.
Nós da consultoria criamos e apresentaremos um programa para tentar trazê-la de volta ao sucesso, inovando e prosperando o conhecimento do capital humano para o alcance de melhores resultados, através da Gestão do Conhecimento que como ferramenta estratégica favorecerá a organização por meio da partilha de conhecimento.
Passo 1: Como reter na empresa o conhecimento de pessoas que se aposentam.
A retirada de pessoas experientes e capacitadas do mercado de trabalho, que são mantidas às regras de aposentadoria, pode trazer riscos a organização. Essas pessoas devem ser vistas como fonte de saber e seus conhecimentos serem transferidos às novas gerações.
A aplicação do projeto Mentoring auxilia na partilha desses conhecimentos. Esse projeto inclui debates que possibilita o aprendizado e desenvolvimento dos profissional mais jovens.
Ele é aplicado pelo departamento de Recursos Humanos nos casos de substituição, onde quem vai se afastar transmiti todo seu conhecimento para quem vai substitui-lo. É uma ferramenta eficaz pois utiliza do maior bem da empresa que é o capital intelectual, disparando a inovação da empresa e, consequentemente, tornando-a mais competitiva.
Uma tarefa importante é prosperar a valorização do conhecimento tácito, semente de conhecimento novo, que está disperso entre os funcionários e precisa ser aproveitado.
Passo 2 - Como serão atendidas cada uma das cinco condições organizacionais mencionadas nesta aula tema para a geração de conhecimento novo na empresa Brasil Motores S.A.
De acordo com Nonaka e Takeuchi (1997) a função da organização no processo de criação do conhecimento organizacional é fornecer o contexto apropriado para a facilitação das atividades em grupo e para a criação e acúmulo de conhecimento em nível individual. Os autores apresentam cinco condições capacitadoras ou organizacionais que facilitam a criação do conhecimento organizacional: Intenção; autonomia; flutuação e caos criativo; redundância e variedade de requisitos.
A Intenção é a visão sobre o tipo de conhecimento a ser desenvolvido, após definir o tipo de conhecimento a equipe deve analisar e operacionalizar em forma de novos conceitos.
Agir com Autonomia faz com que ideias autônomas difundidas dentro das equipes tornam-se ideias organizacionais, estabelecendo fronteiras de suas próprias tarefas. Ouvir as ideias e juntá-las em prol do alcance das metas.
A Flutuação e os Caos Criativos estão relacionados às instabilidades internas e externas que fazem com que seus membros enfrentem um retrocesso de suas rotinas e repensem suas atitudes e postura aumentando o diálogo e interação entre a equipe. Essa instabilidade também pode ser provocada pela própria gestão, para que seus colaboradores focalizem suas atenções nas resoluções doa problemas
...