Gestão Do Conhecimento
Artigos Científicos: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danifuzzel • 13/6/2013 • 3.980 Palavras (16 Páginas) • 351 Visualizações
INTRODUÇÃO
O conhecimento é um verdadeiro tesouro, com as informações corretas em mãos podemos tomar decisões e atitudes com maior clareza e eficácia. Porém para obter o conhecimento é preciso ter uma noção sobre o processo de desenvolvimento de uma idéia, e também considerar a transformação dessa idéia desde sua criação até a sua apresentação.
Será apresentado neste trabalho o conceito básico da gestão do conhecimento, onde poderemos entender como se dá o processo da criação e desenvolvimento da informação, a maneira correta de lidar com esses dados e como fazer com ela se difunda para toda uma organização. De modo especial estudaremos o processo SECI, que descreve os modos de conversão do conhecimento e suas características.
O foco principal desta apresentação será mostra como a gestão do conhecimento está inserida no mercado atual, como as empresas definem este tema, de que forma elas utilizam o conhecimento e o que fazem para que a criação do conhecimento seja incentivada na organização, a importância da informação tratada como inovação, e também a velocidade das mudanças nas organizações quando se adota uma administração que identifica o conhecimento como essencial para o sucesso.
1. DEFINIÇÃO DO CONCEITO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
A gestão do conhecimento pode ser considerada ao mesmo tempo uma arte e/ou uma ciência, que utiliza o conhecimento com a principal ferramenta para obter dentro da organização vantagens competitivas nos diversos negócios e processos. Este conhecimento, que é a matéria prima para aprimorar o sistema precisa ser constantemente criado e renovado, as empresas precisam entender a importância de criar e absorver novos conhecimentos para a melhoria de seus produtos e serviços, bem como manter a organização alinhada com o mercado.
Entende-se por conhecimento todo tipo de dados, informações e idéias, e gestão é a organização, retenção e gerenciamento destes dados, portanto a gestão do conhecimento tem por finalidade acolher toda criação e desenvolvimento de idéias, reuni-las, organizar e aprimorar os conceitos, para que possam ser úteis para a empresa e seus colaboradores.
Entre muitas definições de gestão do conhecimento, separamos alguns exemplos para compararmos que, mesmo sendo o conhecimento o start para este, podemos encontrar formas distintas dos pensadores, pois no próprio estudo do conhecimento entendemos que a informação pode ser compreendida de diferentes formas considerando o tempo, a circunstância e até mesmo o estilo do pensador.
A primeira definição que apresentamos é de que o conhecimento na organização tem que se adaptar com rapidez as mudanças que acontecem no ambiente de competição em que ela se estabelece, sendo assim a empresa tem como objetivo contínuo criar e desenvolver novos métodos e sistemas produtivos para se enquadrar às atualizações externas, e por conseqüência seus processos internos. Em outra definição o objetivo é buscar a melhoria no desempenho dentro da organização, através da união entre a tecnologia da informação e os processos internos de trabalho é criado um sistema que reúne todas as informações que posteriormente são disponibilizadas para os colaboradores. Por fim citamos a definição que a gestão do conhecimento é o processo onde a organização, através de um planejamento e de um estudo organizado coleta as informações do seu pessoal, organiza de acordo com as necessidades, e depois compartilha de forma ordenada para que os objetivos sejam alcançados.
Utilizando a gestão do conhecimento a empresa diminui os gastos em produtos e começa a investir em capital intelectual, o que tem um melhor custo-benefício, pois o maior capital que a empresa possui é o conhecimento de seus colaboradores.
A gestão do conhecimento possui ainda o objetivo de controlar e facilitar o acesso às informações, e manter um gerenciamento integrado sobre os dados em seus diversos meios. Entende-se por conhecimento a informação interpretada, ou seja, o que cada informação significa e que impacto cada informação pode causar de modo que possa ser utilizada para importantes ações e tomadas de decisões.
Existem dois tipos de conhecimentos, o tácito e o explícito, o conhecimento tácito é aquele que está dentro de nós, onde o criador tem fácil e completo entendimento, enquanto existe certa dificuldade de ser comunicado ou formalizado. Já o conhecimento explícito é facilmente comunicado e compartilhado através de palavras, números, dados, informações ou modelos que permitem o indivíduo entender e compreender a idéia ou processo.
A gestão do conhecimento é uma prática comum entre as empresas atuais que já perceberam a importância de gerenciar a informação dentro da organização para sua melhoria, tanto é que grandes empresas brasileiras já implantaram alguns métodos e projetos visando esta área, a Petrobrás por exemplo implantou um modelo de competências, para servir como base e auxílio para a formação do seu pessoal técnico e também para a formação e aperfeiçoamento de seus gestores. Na área financeira o Banco do Brasil desenvolveu um fórum no âmbito regional para que os conhecimentos de suas unidades fossem compartilhados entre a rede, auxiliando no desenvolvimento de seus negócios internos e dentro do mercado de atuação. Outro exemplo é também o desenvolvimento de um fórum, dessa vez criado e implantado pelo Sepro, onde são debatidas e partilhadas idéias inovadoras e experiências de sucesso entre os participantes a fim de disseminar as informações para que sejam utilizadas em negócios futuros.
Percebemos nos exemplos que o objetivo principal é que todos os envolvidos naquele determinado ambiente possam ter acesso ao conhecimento para em grupo, com sintonia, alcançar o objetivo da organização tendo todos uma mesma diretriz. Também podemos identificar os diferentes focos, no primeiro exemplo o foco é o pessoal interno, ou seja, a formação do pessoal técnico e gestores, no segundo exemplo já falaram de um processo em grupos, onde há ligação entre unidades para que todas as bases e filiais sigam a mesma direção, e por fim um exemplo onde não somente a própria instituição participa do compartilhamento da informação, mas vários grupos e áreas, tornando conhecimento disponível a todos interessados do desenvolvimento e melhoria de seu sistema organizacional.
A criação do conhecimento deve ser implantada em uma organização de forma coerente com os objetivos reais esperados, definindo suas necessidades atuais procurando solucionar problemas internos e externos e para atender algumas necessidades que poderão surgir. Uma forma
...