Goniômetro
Trabalho Escolar: Goniômetro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Josefer • 29/3/2014 • 450 Palavras (2 Páginas) • 1.330 Visualizações
Goniômetro
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus — Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Um goniômetro (português brasileiro) ou goniómetro (português europeu) é um instrumento de medida em forma semicircular ou circular graduada em 180º ou 360º, utilizado para medir ou construir ângulos. Entre os goniômetros está o transferidor, um semicírculo de plástico transparente ou um círculo graduado utilizado para medir ou construir ângulos, e o teodolito. Mais especificamente, um goniômetro é um instrumento que mede o ângulo entre as superfícies refletoras de um cristal ou prisma.Os dois raios de luz provenientes de um colimador (um sistema de lentes e fendas projetado para criar feixes paralelos de luz) são dirigidos sobre duas superfícies adjacentes do cristal: os feixes são refletidos pelas duas faces e o ângulo entre os dois feixes refletidos (duas vezes o ângulo entre a superfície do cristal ou prisma) é medido. Um goniômetro é também um dispositivo utilizado juntamente com transmissores de rádio ou radar. Ele permite que um sinal seja emitido em qualquer direção ou que a direção de um sinal que chega ao receptor seja determinada sem o apoio de uma antena fisicamente giratória. É também um instrumento utilizado por médicos e fisioterapeutas para medir a amplitude articular.
Simulador de goniômetro em grau
como usar o goniômetro simples ou transferidor de ângulo ou grau
Na metrologia, goniômetro é um instrumento utilizado para traçar ou medir ângulos
Neste simulador, o arco diametral da chamada 'escala graduada' está dividido em 180 espaços equidistantes, chamados 'graus', que são as 180 divisões de 1° (um grau) gravadas no corpo do instrumento.
Ao girar a lâmina, na 'articulação', ela forma ângulos com a base do corpo. O ponteiro aponta para um valor cunhado na escala, que é a medida do ângulo correspondente formado pela lateral da lâmina e a base do corpo. A ângulo formado pela outra lateral da lâmina e pela base com corpo é o ângulo complementar, cuja medida é obtida pela subtração do ângulo correspondente de 180° (180° - medida apontada).
Mecânica de utilização do simulador de goniômetro do final da página: arraste e solte (gire) a lâmina e investigue a formação do ângulo correspondente e do ângulo complementar. O valor entre parênteses '()' é obtido por interpolação.
Para aprender a converter grau decimal em grau, minuto e segundo (° ' ") <- siga este link
Goniômetro virtual, ou transferidor de ângulo, em grau
...