Graxas E Espessantes
Artigos Científicos: Graxas E Espessantes. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: LHRFQUIMICA • 9/4/2013 • 280 Palavras (2 Páginas) • 828 Visualizações
Os espessantes são combinados com óleos bases para manter o estado semi-sólido das graxas. Os espessantes são formados por dois tipos de bases; sabão metálico e livre de sabão. Os espessantes com base de sabãometálico incluem: lítio, sódio, cálcio, etc.
Os espessantes com base livre de sabão são divididos em dois grupos: inorgânicos (sílica gel, bentonite, etc.) e orgânicos (poli-uréia, fluorcarbono, etc.).
As características especiais de uma graxa, tais como o campo limite de temperatura, a estabilidade mecânica, a resistência à água, etc., dependem em grande parte do tipo do espessante utilizado. Por exemplo, uma graxa com base de sódio é geralmente de baixa resistência à água enquanto que as graxas que utilizam bentonite (silicato de alumínio), poli-uréia e outros sabões não metálicos comoespessantes, tem geralmente propriedades superiores em condições de alta temperatura.
Com o objetivo de melhorar as propriedades e aceficiência das graxas, são acrescentados vários tipos de aditivos. Por exemplo, existem anti-oxidantes, aditivos de alta pressão (aditivos EP), inibidores da ferrujem, e anticorrosivos.
Em rolamentos submetidos a cargas pesadas e/ou cargas de choque, deve-se utilizar graxas que contenham aditivos para alta pressão. Para altas temperaturas de funcionamento, ou em aplicações onde a graxa não pode ser trocada durante longos períodos de tempo, é melhor utilizar uma graxa com um estabilizante antioxidante.
(4) Consistência
A consistência de uma graxa indica sua rigidez e liquidez, sendo expressa por um índice numérico.
Os valores NLGI para este índice, indicam a suavidade relativa da graxa; quanto maior for este número, mais espessa é a graxa. A consistência de uma graxa é determinada pela quantidade de espessante utilizado e, a viscosidade do óleo base. Para a lubrificação dos rolamentos se utilizam graxas com os números de consistência NLGI1,2 e 3.
...