Espessante
Monografias: Espessante. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: flavinhaterra • 22/8/2013 • 253 Palavras (2 Páginas) • 883 Visualizações
Espessantes
Espessantes são substâncias químicas que conferem aumento da viscosidade sem alterar outras propriedades do alimento. São aditivos, como tantos outros, muitas vezes necessários e com as quantidades permitidas bem determinadas pela Anvisa.
São empregados para melhorar a textura e a consistência de determinados produtos. A maioria dos espessantes são carboidratos naturais (carragena, gomas guar, arábica, xantana e jataí) e carboidratos quimicamente modificados (carboximetilcelulose).Muitos espessantes possuem também características de estabizantes.
Utilizados principalmente em sorvetes, iogurtes, molhos, margarinas, geléias artificiais, balas, gomas de mascar, recheios e coberturas de bolos..
Os espessantes possuem a capacidade de aumentar a viscosidade das formulações, impactando em sua estabilidade, sensorial, aparência e funcionalidade.
Os espessantes possuem, além do espessamento, características desejáveis de modificar a reologia do meio em que se encontram. Os espessantes são classificados, grosseiramente, em dois grandes grupos: os orgânicos e os inorgânicos.
Os espessantes orgânicos dividem-se por sua vez em duas classes: as espessantes de fase oleosa e os de fase aquosa. Os primeiros que são insolúveis em água e solúveis em óleos, sendo chamados, por isso, de agentes de consistência, empregados em cremes, loções e condicionadores. Exemplos são os álcoois graxos, ésteres graxos, triglicerídeos, ceras naturais e sintéticas: os espessantes de fase aquosa, que são normalmente insolúveis na fase oleosa, são os espessantes poliméricos naturais e sintéticos, hidratos de carbono e os éteres poliglicólicos de ácidos graxos.
Os espessantes inorgânicos são geralmente os eletrólitos, tais como cloreto de sódio, citrato de sódio, fosfato de sódio ou amônio, e os aluminosilicatos, e são destinados ao espessamento da fase aquosa da formulação.
...