HETEROGENEIDADES QUE DETERMINAM O SURGIMENTO DA D.D.P
Por: Flavia Reginato Sant'ana • 28/5/2016 • Relatório de pesquisa • 737 Palavras (3 Páginas) • 340 Visualizações
UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA
ENGENHARIA CIVIL – 5º SEMESTRE
(Turma 2)
AULA PRÁTICA 6: HETEROGENEIDADES QUE DETERMINAM O SURGIMENTO DA D.D.P
Química Aplicada
Docente: Dr.a Patrícia Cavani Martins de Mello
Ana Paula Pereira – RA: C03754-0 – Turma: EC5P46
Amanda de Castro Silva – RA: C09FDD-2 – Turma: EC5P46
Flávia Reginato Santana – RA: C19746-7 – Turma: EC5P46
Campus UNIP Assis/SP
Maio/2016
QUESTIONÁRIO PÓS AULA
01 - Muitas Pontes de sustentação metálicas, embora com pelo menos aparente bom aspecto na parte exposta; ruiram em consequência de corrosão de suas escoras em partes abaixo do nível da linha d'água. Explique o fenômeno.
A corrosão ocorre devido a vários fatores, mas o fator corrosivo de estruturas submersa mais comum é denominado maresia, onde a água do mar não é pura e por causa da ação do vento e de outras condições ambientais, as partículas de água do mar se espalham, entrando em contato com objetos metálicos que são corroídos. Esse processo é acelerado pela presença dos íons na água do mar e nos evaporitos, que são micro partículas presentes no ar que apresentam sais. Esses íons fazem uma ponte salina, o que possibilita o fenômeno de oxirredução entre o oxigênio do ar e os metais. Por isso embora a parte exposta da ponte estivesse em aparente bom estado, as pontes ruíram, porque essas sofreram uma corrosão mais intensa na parte a baixo da linha d’água.
Portanto, a corrosão na linha d’água que ocorre em material metálico parcialmente submerso ao nível da água há franco acesso ao ar, logo abaixo o acesso é precário, daí a corrosão.
02 – Quais são as regiões anódica e catódica da pilha formada no experimento 1?
No experimento 1 a região catódica da pilha montada é o meio aquoso NaCl 3% + gotas de solução de ferricianeto de potássio + gotas de solução de fenolftaleína. E a região anódica, ou seja, aquele que veio a oxidar é o Fe adicionado neste. Esta conclusão foi possível devido ao deposito de íons observados no Fe.
Notam-se vestígios azuis nas regiões anódicas abaixo da linha d`água e vermelho na região catódica ao nível da linha d`água.
03 – De que forma a concentração do meio influencia na corrosão?
A concentração do meio influencia na corrosão devido as soluções catódicas adicionadas a este.
Pois devido o acréscimo da concentração salina, a concentração de gases como o oxigênio do ar diminui.
04 – De acordo com as medidas do voltímetro qual é o compartimento anódico e catódico da pilha formada no experimento 3? Como se correlaciona a cor dos meios com as regiões anódica e catódica?
Na pilha formada no experimento 3, de acordo com a medida anota no voltímetro o compartimento anódico é a pilha que possui o meio aquoso H2SO4, e o compartimento catódico é a pilha que possui o meio aquoso NaOH. Essa tbm foi percebida através da mudança de cor, onde no meio aquoso H2SO4 obteve coloração bem azulada, com a visível oxidação do ferro presente nessa pilha.
05 - Em caldeiras e trocadores de calor as incrustações aceleram a corrosão por formarem pilhas de ......aeração.........diferencial. Nestas a área sob o deposito é .......anódica...... corrói e a área adjacente é......catódica........ não corrói.
...