Hackers E Crakers
Monografias: Hackers E Crakers. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gatsi • 28/4/2014 • 4.166 Palavras (17 Páginas) • 671 Visualizações
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
FACULDADE DE ENGENHARIA
Curso de Engenharia Informática – Pós Laboral
Departamento de Electrotecnia
Cadeira de Sistemas Operativos e Programação Concorrente
Hackers e Crackers
Discentes:
Gatsi, Norberto Bonifácio
Tivane, Francisco Samuel
Matusse, Bento Azarias
Docente:
Dr. Inácio G. Ticongolo
Índice
i. Resumo 3
ii. Objectivos 3
iii. Metodologia 3
1. Introdução 4
2. Desenvolvimento 5
2.1 Origem dos hackers 5
2.2 Expansão da cultura hacker 6
2.3 Diferenças de hackers e crackers 6
2.4 Tipos de hackers e crackers 7
2.5 Actuação dos crackers 8
2.6 Hacker: uma ética virtual 9
2.6.1 Ética dos hackers 9
2.7 Técnicas de invasões de hackers e Crackers 9
2.8 Tipos de Ataques 11
2.8.1 Ferramentas utilizadas por hackers e crackers 11
2.9 Acções e motivações dos hackers e crackers 12
3. Segurança contra acções e invasões 13
4. Considerações finais 14
5. Referência bibliográfica 15
i. Resumo
O desenvolvimento das tecnologias digitais e a consequente criação da internet como espaço de interactividade comunicacional trouxe inúmeros benefícios ao mundo globalizado, mas também algumas preocupações consideráveis. Dentre elas, o fim da privacidade e as práticas invasivas de páginas de internet, endereços electrónicos, computadores, servidores entre outros. Nesse contexto está a actuação dos hackers e crackers, dois grupos sociais que influenciam directamente a dinâmica da grande rede. O primeiro tem a intenção de ajudar nessa construção colectiva do ciberespaço. Já o segundo distribui uma cultura ilícita no meio.
ii. Objectivos
O presente trabalho tem como principal objectivo compreender as acções desses grupos, visto que elas podem desencadear diversos danos aos utilizadores da internet. Para isto é necessário conhecer os motivos pelos quais esses grupos atuam, além de esclarecer as principais diferençam entre os hackers e crackers, expondo suas características, facilitando o processo de identificação de seus ataques. Ao final de uma pesquisa exploratória, pode-se constatar que apesar da contribuição dos hackers para a evolução dos sistemas de segurança, os danos que podem ser causados pelos crackers são imensos e que, sendo assim, deveriam ser desenvolvidas penas mais rígidas contra esses grupos, além de um maior esclarecimento para a população sobre conceitos básicos de informática.
iii. Metodologia
O presente trabalho foi elaborado com base em pesquisa de manuais e de conteúdos pela internet. Onde cada um dos membros integrante do grupo colectou informação referente ao tema que por fim juntou se, as informações colectadas para a elaboração do trabalho.
1. Introdução
Com o desenvolvimento e a evolução das tecnologias digitais, principalmente a internet, um tema que vem sendo bastante discutido em todas as esferas da sociedade, especialmente nos ambientes mediáticos, é a invasão dos hackers ou crackers, como veremos adiante no ciberespaço. Seja nas conversas cotidianas, ou no ambiente de trabalho, é comum ouvir experiências de alguém que já sofreu algum tipo de ataque ou dano proveniente da acção dos mesmos.
A utilização do computador e da internet vem crescendo a cada dia em todas as faixas etárias e camadas sociais da população. Não existe mais o antigo pensamento de que o uso desta tecnologia é algo exclusivo de adolescentes aficionados por jogos virtuais que perdem seu tempo no ciberespaço ao invés de estudar ou realizar programas culturais.
Com o avanço do acesso à internet, o poder de armazenamento de dados tende a ser cada vez maior. Se acrescentarmos a este fato o aumento constante da velocidade da conexão, o espaço virtual passa a ser utilizado com maior frequência, fazendo parte, de vez, do dia-a-dia das pessoas.
2. Desenvolvimento
2.1 Origem dos hackers
Os primeiros hackers foram atribuídos aos cientistas e estudiosos que frequentavam o MIT (Massachusetts Institute of Technology). Foram eles que fizeram os computadores saírem dos laboratórios e irem para as universidades. E das universidades, posteriormente, para as nossas casas. O termo hacker, literalmente, significa cortador. Se formos analisar por outro prisma, realmente, pode-se entender hacker como aquele que corta e derruba barreiras e fronteiras. Porém, no dito popular, muitos interpretam e associam o termo à pirataria digital e ao vandalismo.
Hacker inicialmente era o nome atribuído a qualquer indivíduo que fosse especialista em determinada área. Qualquer que fosse o assunto, se alguém fosse considerado bom naquilo, não necessariamente em algo ligado à informática, poderia ser chamado de hacker.
No início, a internet era ligada ao sistema de defesa dos Estados Unidos
...