História Dos Computadores
Artigo: História Dos Computadores. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: EuMesmo_DF • 13/4/2014 • 767 Palavras (4 Páginas) • 476 Visualizações
PRIMEIRA GERAÇÃO
A primeira geração dos computadores ocorreu por volta da década de 40 e foi marcada pela utilização de circuitos eletrônicos e válvulas, essas válvulas era constantemente trocadas, pois aqueciam bastante e queimavam com muita facilidade.
O ENIAC é um representante desta geração, com 17.468 válvulas, pesava 30 toneladas, ocupava 180 m², sua velocidade era da ordem de 100 kHz e possuía 200 bits de memória RAM. Máquinas como essas costumavam ser muito caras e era utilizadas apenas para funções de cálculos e fins específicos, sendo assim não contavam com uma linguagem padronizada de programação, cada máquina tinha seu próprio código e para realizar novas funções era necessário reprogramar completamente a máquina.
SEGUNDA GERAÇÃO
As gigantes máquinas como o ENIAC não estavam sendo rentáveis, pelos constantes gastos com manutenção. A principal necessidade era substituir as válvulas elétricas por uma nova tecnologia que permitisse um armazenamento mais discreto e não fosse tão responsável pela geração de calor excessivo, evitando superaquecimentos.
A segunda geração de computadores foi marcada pela substituição da válvula pelo transistor. O transistor revolucionou a eletrônica em geral e os computadores em especial. Eles eram muito menores do que as válvulas a vácuo e tinham outras vantagens: não exigiam tempo de pré-aquecimento, consumiam menos energia, geravam menos calor e eram mais rápidos e confiáveis. No final da década de 50, os transistores foram incorporados aos computadores.
As dimensões desses componentes eram bastante reduzidas, tornando os computadores da segunda geração cem vezes menores do que os da primeira. Além disso, os novos computadores também surgiram mais econômicos, tanto em questões de consumo energético, quanto em preços de peças.
TERCEIRA GERAÇÃO
A terceira geração de computadores é marcada pela utilização dos circuitos integrados, feitos de silício. Também conhecidos como microchips, eles eram construídos integrando um grande número de transistores, o que possibilitou a construção de equipamentos menores e mais baratos.
O emprego de materiais de silício, com condutividade elétrica maior que a de um isolante, mas menor que a de um condutor, foi chamado de semicondutor. Esse novo componente garantiu aumentos significativos na velocidade e eficiência dos computadores, permitindo que mais tarefas fossem desempenhadas em períodos de tempo mais curtos.
Com a terceira geração dos computadores, surgiram também os teclados para digitação de comandos. Monitores também permitiam a visualização de sistemas operacionais muito primitivos, ainda completamente distantes dos sistemas gráficos que conhecemos e utilizamos atualmente.
QUARTA GERAÇÃO
Os computadores da quarta geração são reconhecidos pelo surgimento dos processadores — unidade central de processamento. Os sistemas operacionais como MS-DOS, UNIX, Apple’s Macintosh foram construídos. Linguagens de programação orientadas a objeto como C++ e Smalltalk foram desenvolvidas. Discos rígidos eram utilizados como memória secundária. Impressoras matriciais, e os teclados com os layouts atuais foram criados nesta época.
Os
...