História e evolução dos computadores
Resenha: História e evolução dos computadores. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rosibombom • 7/3/2014 • Resenha • 528 Palavras (3 Páginas) • 297 Visualizações
Rio de Janeiro, 19-02-2014
Disciplina: Informática aplicada
Prof. Mestre: Filomena Maria
Aluno (a): Rosiene da silva Moura
Curso: Ciências Biológicas
História e Evolução dos computadores
O ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Computer) foi o primeiro computador digital eletrônico de grande escala no mundo. Criado em fevereiro de 1946 pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly, da Electronic Control Company. O Eniac começou a ser desenvolvido em 1943 durante a II Guerra Mundial para computar trajetórias táticas que exigissem conhecimento substancial em matemática, mas só se tornou operacional após o final da guerra. O computador pesava 30 toneladas, media 5,50 m de altura e 25 m de comprimento e ocupava 180 m² de área construída. Foi construído sobre estruturas metálicas com 2,75 m de altura e contava com 70 mil resistores e 17.468 válvulas a vácuo ocupando a área de um ginásio desportivo. Segundo Tom Forester, quando acionado pela primeira vez, o ENIAC consumiu tanta energia que as luzes de Filadélfia piscaram.
Alguns anos depois, com grandes pesquisas e estudos, foram desenvolvidos outros modelos de computadores, vamos analisar e acompanhar a evolução de alguns deles:
Em 1951 a 1959: surgem os computadores de primeira geração. Esses eram capazes de calcular com uma velocidade de milésimos de segundo, além de serem programados em linguagem de máquina.
1959 a 1965: surgem os computadores de segunda geração, com capacidade de calcular com uma velocidade de microssegundos, sendo programados em linguagem montadora.
1965 a 1975: nascem os computadores da terceira geração. Esses computadores passam a ter diversos componentes miniaturizados e montados em um único CHIP, sendo capazes de calcular em nanossegundos, com uma linguagem de programação de alto nível, orientada para os procedimentos.
1975 a 1981: são criados os computadores da quarta geração. Seguindo a tendência da terceira geração de miniaturização de seus componentes e o aperfeiçoamento dos seus Circuitos Integrados (CI). As linguagens utilizadas nessa geração eram de altíssimo nível, orientada para um problema.
1990: a partir dessa década são lançados softwares de melhor qualidade e com capacidade de processar as informações com maior rapidez.
2000: após a virada do milênio os computadores continuaram a seguir a tendência de miniaturização de seus componentes e, tornando dessa forma os computadores mais maleáveis e práticos nas tarefas diárias. Sem falar no investimento, pela melhoria do designer.
Sendo assim, hoje podemos dizer que o uso do computador é de suma importância na sociedade, sendo aplicado em todas as áreas: medicina, educação, agricultura, engenharia, dentre outras, usado em cadastros médicos, construção de edifícios e equipamentos de alta sofisticação indispensáveis na ciência moderna. O computador é necessário
...