IMPERMEABILIZAÇÃO DE MARQUISE
Por: Edynara Roldão • 19/10/2016 • Trabalho acadêmico • 677 Palavras (3 Páginas) • 430 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA
CAMPUS CRICIÚMA
EDYNARA ROLDÃO
MEMORIAL DESCRITIVO
IMPERMEABILIZAÇÃO DE LAJE SUSPENSA
CRICIÚMA, 2016.
1. PREPARAÇÃO DA ESTRUTURA PORTANTE
Preencher as cavidades existentes no concreto com argamassa de cimento e areia, traço volumétrico 1:3, amolentando com 1 parte de BIANCO e 2 de água. O concreto deve estar limpo, isento de poeira,
óleo, graxa, partículas soltas, etc.
2. CAMADA DE REGULARIZAÇÃO
O caimento das superfícies deve ser feita com argamassa impermeável de cimento e areia (0 a 3 mm) no traço 1:4 e VEDACIT, na espessura mínima de 2 cm. A argamassa para caimento deve estar perfeitamente aderida ao substrato. Para isso, é necessário molhar o concreto antes de se colocar a argamassa. Indica-se a utilização do
BIANCO como elemento de ligação, da seguinte maneira: preparar um composto adesivo com:1 parte de cimento, 3 partes de areia média/grossa, amolentar com solução BIANCO e água – 1:2. Aplicar o composto adesivo e, com ele ainda úmido,aplicar a argamassa.
Essa argamassa é composta de 1 parte em volume de cimento, 4 partes em volume de areia média, 2 kg de VEDACIT/saco de 50 kg de cimento. O VEDACIT deve ser sempre dissolvido na água de amassamento.
Executar o acabamento com desempenadeira de madeira, evitando-se deixar poças ou desníveis. Os cantos e arestas serão arredondados no formato de meia cana, com raio mínimo de 8 cm. Deixar um encaixe de 20 cm de altura e 2 cm de profundidade para as bordas da impermeabilização. Após o término da impermeabilização, arrematá-lo com argamassa.
Após os preparos, limpar a superfície perfeitamente. Toda superfície a ser impermeabilizada que requeira escoamento de água deve ter um caimento mínimo de 1% na direção dos coletores.
3. ISOLAMENTO TÉRMICO
Fazer uma camada de 4 cm de espessura de argila expandida CINEXPAN. Tal camada fica abaixo da camada de impermeabilização e acima da camada de regularização.
4. CAMADA DE IMPERMEABILIZAÇÃO COM VEDAPREN
VEDAPREN é uma membrana asfáltica com elastômeros, de aplicação a frio. É usado para lajes com trânsito e necessita de proteção mecânica que o proteja do tráfego e dos raios solares. Proporciona impermeabilização segura e de baixo custo, podendo ser executado facilmente pelo próprio pessoal da obra. A técnica empregada é simples e não requer ferramentas especiais.
A primeira demão de VEDAPREN (imprimação) é diluída em até 10% de água afim de penetrar bem nos poros e aplicada com rodo ou escovão diretamente sobre o contrapiso em camadas de 1,0 a 1,5 mm de espessura. Subir a impermeabilização sem descontinuidade nos rodapés, beirais da laje e descer nos ralos. Após 24 horas, colocar a tela de poliéster VEDATEX (e= 2,5 mm) em toda a superfície, com as abas perfeitamente aderidas. Fazer um transpasse de, no mínimo, 10 cm. A tela torna a membrana mais resistente aos esforços de tração e à punção. Em seguida, aplicar mais uma demão de VEDAPREN, sem diluição. Após 24 horas, aplicar a demão de acabamento.
...