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A Análise Arquitetônica Marquise Ibirapuera

Por:   •  28/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.533 Palavras (7 Páginas)  •  109 Visualizações

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UNIVALI

Universidade do Vale do Itajaí

DISCIPLINA: ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO PERÍODO: 1º PERÍODO NOTURNO ATIVIDADE: FÓRUM TEMÁTICO

ANÁLISE ARQUITETÔNICA

Curso/disciplina: Arquitetura e Urbanismo, Estética e História da Arte

Local visitado: As arquiteturas do Parque Ibirapuera/Marquise, São Paulo – SP, Acesso: Av. Pedro Álvares Cabral – Portão 3; Dia da visita 22/04/2019

Informações sobre a obra: Marquise do Parque Ibirapuera é uma obra arquitetônica, permanente, projetada pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, na década de 1950. Abriga obras de outros artistas e arquitetos, como por exemplo, o MAM (Museu de Arte Moderna), reformado por Lina Bo Bardi em 1982 e murais de Eduardo Kobra.

O arquiteto responsável pelo projeto da Marquise foi Oscar Niemeyer. Nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 1907, estudou na Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, dirigida, a partir de 1931, por Lucio Costa (que empregou Niemeyer em 1935 em seu escritório). Em 1988, recebe o Prêmio Pritzker de Arquitetura, em Chicago, nos Estados Unidos. No dia 05 de dezembro, o arquiteto Oscar Niemeyer falece no Rio de Janeiro aos 104 anos. Suas história e trajetória são ricas de detalhes, muitas criações e projetos e seria impossível detalhá-las em poucas linhas: arquitetura, livros, desenhos e gravuras, esculturas e mobiliário podem ser acessadas em <http://www.niemeyer.org.br/>.

A Marquise do Parque Ibirapuera é uma obra arquitetônica, permanente, projetada na década de 1950, para o IV Centenário da cidade de São Paulo e foi inteiramente reformada em 2012. Está situada no Parque Ibirapuera, importante parque da cidade de São Paulo. Funciona como ligação entre equipamentos culturais do parque: Museu Afro Brasil, a Oca, Pavilhão das Culturas, Bienal e Auditório; e também como ponto de encontro e de realização de atividades.

[pic 1]

Imagem 1 – Implantação

Grande laje que tem formato orgânico. É um elemento articulador, mas pode ser analisado individualmente. Viaje pela obra em https://vimeo.com/12655542.

Imagem 2 – Esquema de disposição entre a marquise a as arquiteturas que ela conecta[pic 2]

Com aproximadamente 27 mil metros quadrados apoiados em pilotis, temos a sensação de que a laje está flutuando devido a sua dimensão em relação aos apoios. As pessoas parecem pequenas e a sequencia de pilares parece enquadrar a paisagem ao redor.

[pic 3]

Imagem 3 – Detalhe pilotis

[pic 4]

Imagem 4 – Detalhe pilotis

As largura e altura da laje diminuem conforme caminhamos para as pontas e terminam em pilares mais grossos e com formato parecido com a letra V.

[pic 5]

Imagem 5 – Detalhe pilar em V

A marquise tem formato orgânico, sinuoso. Possui regiões estreitas, mas também pátios extremamente amplos.

Imagem 6 – Sinuosidade, parte mais estreita da marquise[pic 6][pic 7]

Imagem 7 – Sinuosidade da marquise/integração com a natureza

O QUE É ABRIGADO PELA MARQUISE?

A construção oferece diversas possibilidades de usos pela população: é possível praticar esportes, proteger-se das variações climáticas, descansar, tocar música e vivenciar a natureza e outras construções que estão ao seu redor. Além disso, abriga obras de outros artistas e arquitetos, como por exemplo, o MAM (Museu de Arte Moderna), reformado por Lina Bo Bardi em 1982, murais de Eduardo Kobra e um grafite de OSGEMEOS, veja fotos a seguir:

  1. Grafite, de OSGEMEOS:

A obra está localizada logo na entrada do MAM e chama a atenção por suas cores vivas e dinamismo das cenas retratadas.

[pic 8]

Imagem        8        –        Grafite        de        OSGEMEOS,        Entrada        do        MAM;        viaje        pela        obra        em:

< 90fK9iyjiKmSXz6wXkOB98bs2garGbO2UxwhsGbJx9Ej40WGIo>

  1. MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO:

Foi   projetado   por   Lina   Bo   Bardi   e   Martin   Gonçalves.    Incialmente idealizaram o projeto de um ambiente temporário sob a marquise para abrigar a exposição “Bahia”. Depois, o espaço funcionou como sede da bienal até virar a sede do MAM em 1968-69.

[pic 9][pic 10][pic 11]

Imagem 9 – Fachada e arredores do MAM

Imagem 10 – Exterior e arredores do MAM

Imagem 11 – Obra de arte no exterior do MAM

  1. MURAIS DE EDUARDO KOBRA

Os murais foram pintados em comemoração aos 60 anos do parque e retratam cenas cotidianas. Ambos estão próximos ao MAM. Cores vivas contrastam com o concreto da marquise.

IMAGEM 12 – MURAL EDUARDO KOBRA, BEIJO[pic 12][pic 13][pic 14]

IMAGEM 13 – MURAL EDUARDO KOBRA, SORRISO IDOSO

O QUE TEM EM VOLTA?

A marquise integra 5 equipamentos culturais e regiões extensas de gramados e jardins. As fotos mostram a OCA e o Auditório:

1- OCA[pic 15]

IMAGEM 14 – OCA E INTEGRAÇÃO COM A PAISAGEM

IMAGEM 15 – OCA, DETALHE ESPESSURA CONCRETO JANELA[pic 16]

2 – AUDITÓRIO DO PARQUE IBIRAPUERA[pic 17]

IMAGEM 16 – AUDITÓRIO

REGISTRO DAS IMPRESSÕES[pic 18]


IMAGEM 17 – DETALHE AUDITÓRIO

A marquise do Ibirapuera é um projeto imponente e mostra a genialidade do Niemeyer. Isso porque pode ser pensada e analisada de inúmeras maneiras: em conjunto com os edifícios que integra (também elaborados pelo arquiteto), em conjunto com as manifestações artísticas (grafites, murais), em conjunto com o edifício que abriga (MAM), mas também de forma independente, com seu caráter multifuncional e livre.

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