IMPLANTAÇÃO DA VÁLVULA REDUTORA DE PRESSÃO
Por: brunarocha17 • 12/3/2016 • Monografia • 3.704 Palavras (15 Páginas) • 362 Visualizações
IMPLANTAÇÃO DA VÁLVULA REDUTORA DE PRESSÃO[pic 1]
Bruna de Oliveira Rocha
Gilcinei José de Souza
Juliene Gomes Costa
Ramon Gomes Rocha
Prof. Orientador: Clóvis José do Prado
Colégio CEST
RESUMO
As perdas físicas representam um grande problema para as companhias de saneamento. Este problema deve-se principalmente ao fato de que a pressão da água sofre grandes variações em determinados trechos da rede de abastecimento de água. As válvulas redutoras de pressão (VRPs) são um dos equipamentos mais utilizados por estas companhias. Este trabalho apresenta um estudo bibliográfico sobre as VRPs e tem por objetivo de demonstrar as etapas a serem seguidas para a implantação destes equipamentos. Também é possível perceber a importância da utilização das VRPs na rede de distribuição, pois estas contribuem na redução dos desperdícios de água e ajudam a manter a pressão uniforme.
Palavras-chave: Controle de Pressão, Perdas, Válvula Redutora de Pressão, VRP.
- INTRODUÇÃO
Atualmente, é fundamental que as instituições se preocupem em buscar alternativas para minimizar impactos aos recursos naturais existentes. A água é encontrada em abundância em alguns lugares, já em outros, é escassa. E a maior preocupação das concessionárias de saneamento hoje em dia, é que não haja desperdício de água potável.
Nos sistemas de abastecimento sempre ocorrem perdas. Seja na captação, tratamento, adução, reservas de água tratada ou na distribuição, estas perdas representam um grande problema para as concessionárias tanto no ponto de vista sócio-ambiental como no ponto de vista sócio-econômico. Problema este que está diretamente ligado com a pressão da água no interior das tubulações. A pressão muito elevada pode causar vazamento, rompimento da tubulação, manutenções excessivas e até mesmo a falha no abastecimento em determinados locais.
Estudos e pesquisas têm demonstrado que os vazamentos em tubulações são um dos principais fatores responsáveis por este desperdício, e estão relacionados proporcionalmente com a pressão de água (PÉREZ, 2008, p. 2). Então, quais seriam as vantagens e os benefícios de se utilizar as VRPs?
Este trabalho apresenta um estudo bibliográfico sobre as Válvulas Redutoras de Pressão (VRPs), que são um dos equipamentos mais utilizados por empresas de saneamento, com a finalidade de auxiliar no controle e uniformização da pressão, através da divisão da rede em zonas definidas por patamares de pressão de acordo com a topografia da área em estudo.
2. DEFINIÇÕES
Para iniciar este estudo é importante o conhecimento das seguintes definições:
- Captação: processo para retirar água dos mananciais, através de equipamentos e instalações.
- Adutora: são tubulações e órgãos acessórios sem derivações ou ramificações, com a finalidade de ligar a capitação ao tratamento ou o tratamento à rede de distribuição de água.
- Plano Piezométrico: corresponde à relação entre as pressões máximas e mínimas que o setor estará submetido, levando em consideração a topografia e o consumo de água na regia a ser atendida.
- Boosters: são equipamentos com a finalidade de conduzir a água até o ponto mais elevado do setor, que estão acima do plano piezométrico.
- Estação Elevatória: são obras e equipamentos com a função de elevar a água para outra unidade mais próxima.
A figura 1 representa as partes que constituem uma VRP:
[pic 2]
FIGURA 1 – Partes que compõe uma VRP
Fonte: CLA-VAL (2012)
3. CARACTERÍSTICAS DA VÁLVULA REDUTORA DE PRESSÃO (VRP)
As VRP são equipamentos instalados na rede de água, com o objetivo de equacionar as cargas, propiciando desta forma, uma redução na pressão à jusante (pressão na saída da válvula) de seu ponto de instalação. As variações topográficas aliadas às perdas de carga dentro de uma zona de pressão favorecem a utilização de válvulas redutoras de pressão, visando manter pressões na rede inferiores a 30mca. Suas principais características são, conforme Valcaster (2012, p. 1):
- Podem ser de ferro, aço inox, bronze;
- Instalação simples em tubos (PVC, cobre etc.);
- Aplicadas para se obter pressões com valores constantes, dessa forma, protegendo as tubulações dos danos causados por pressões elevadas;
- Principal elemento do Sistema de Redução de Pressão.
3.1 – Tipos de válvulas
São vários os fabricantes das VRPs. No Brasil, as marcas mais utilizadas são a Watt (Tecnologia inglesa), Bermad, Dorot (Tecnologia Israelense), Cla-val, Singer (Tecnologia americana) e Valloy (Tecnologia brasileira) MENEZES, 2006, p.41.
As figuras de 2 a 7 representam os tipos de válvulas encontradas no mercado:
[pic 3]
[pic 4]
FIGURA 2 – Válvula tipo Globo FIGURA 3 – Válvula tipo Y
Fonte: CLA-VAL (2012) Fonte: CLA-VAL (2012)
[pic 5][pic 6]
FIGURA 4 – Válvula tipo Pistão FIGURA 5 – Válvula de Fluxo Axial com Diafragma
Fonte: CLA-VAL (2012) Fonte: CLA-VAL (2012)
[pic 7]
[pic 8]
FIGURA 6 – Válvula de Fluxo Anular FIGURA 7 – Válvula de Ação Direta
Fonte: CLA-VAL (2012) Fonte: CLA-VAL (2012)
...