INDICES SAP
Artigos Científicos: INDICES SAP. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Leandro_arao • 2/9/2013 • 1.017 Palavras (5 Páginas) • 485 Visualizações
Conteúdo
1. INTRODUÇÃO 2
2. QUANDO CRIAR UM ÍNDICE ? 2
3. COMO SABER SE O ÍNDICE ESTÁ SENDO UTILIZADO 3
4. USANDO UM ÍNDICE COM MUITOS CAMPOS 7
5. QUANTIDADE IDEAL DE CAMPOS PARA UM ÍNDICE 7
6. QUE CAMPOS INCLUIR EM UM ÍNDICE 7
7. QUANTIDADE IDEAL DE ÍNDICES PARA UMA TABELA 7
8. EVITE CONDIÇÕES OR 8
1. Introdução
Os índices aumentam a velocidade da seleção do Banco de Dados. Eles consistem de uma cópia ordenada de certos campos da Tabela.
O índice primário é sempre criado automaticamente no sistema SAP. Ele consiste dos campos chave primários da tabela , e há no máximo um registro na tabela unindo cada possível combinação desses campos. Esse tipo de índice é chamado índice ÚNICO.
Se você não pode usar o índice primário para determinar um resultado da seleção (por exemplo, a condição WHERE pode não conter alguns campos no índice primário), o sistema pesquisa em toda a tabela. Para prevenir isso, e determinar o resultado da seleção pela pesquisa ainda em um número restrito de registros do Banco de Dados, você pode criar um índice secundário.
Entretanto, você não deve definir um índice para todos os campos possíveis na condição WHERE.
2. Quando criar um índice ?
A criação de um índice é viável quando:
Você quer selecionar entradas na tabela baseadas em campos que não estão contidos em um índice, e o tempo de resposta está muito lento.
O campo ou campos do novo índice secundário são tão selecionados que cada entrada do índice correspondem quando muito a 5% do número total de entradas na tabela. Caso contrário, não é viável a criação de um índice.
A tabela é acessada principalmente para leitura.
3. Como saber se o índice está sendo utilizado ?
A função “Explain one SQL request “ do SQL trace mostra quais índices o sistema está usando. Você pode gerar uma lista dos acessos do banco de dados envolvidas na ação entrando na transação ST05 e escolhendo “Trace On” -> execute o seu programa -> “Trace Off” -> “Trace List”. Se você executar a função “Explain SQL” na declaração EXEC, REEXEC, OPEN, REOPEN ou PREPARE, o sistema retorna uma lista contendo o índice usado pela busca no Banco de Dados. Caso nenhum índice estiver sendo usado, verifique se existe algum índice que você poderia usar e tente adaptar seu Select para usar esse índice. Caso isso não seja possível crie o índice baseado nas informações já citadas.
Exemplo da funcão “Explain one SQL request”:
Use a transação ST05.
Digite o Select no Formato SQL nativo indicado abaixo:
Para digitar o Select dê um <Enter> nessa tela.
Digite o Select e salve.
Exemplo da busca pelo nº da Nota Fiscal da tabela J_1BNFDOC que possui um índice que inicia com o campo NFNUM.
Resultado:
O resultado indica que o índice usado é o ‘002’.
O Índice 002 possui os seguintes campos:
NFNUM Nº de nota fiscal
PARID Identificação do parceiro (cliente, fornecedor, filial)
PARVW Nota fiscal função parceiro
BUKRS Empresa
BRANCH Localidade de negócio
CREDAT Criar data
4. Usando um índice com muitos campos
Se um índice possui vários campos, você pode usa-lo mesmo se somente poucos campos aparecerem na cláusula WHERE . A sequência na qual os campos são especificados no
...