INTERAÇÃO HUMANO COMPUTADOR
Trabalho Universitário: INTERAÇÃO HUMANO COMPUTADOR. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: DayaneB • 11/12/2014 • 440 Palavras (2 Páginas) • 546 Visualizações
1-Qual a definição de usabilidade? R= Usabilidade é um termo usado para definir a facilidade com que as pessoas podem empregar uma ferramenta ou objeto a fim de realizar uma tarefa específica e importante. A usabilidade pode também se referir aos métodos de mensuração da usabilidade e ao estudo dos princípios por trás da eficiência percebida de um objeto.
2- Quais os princípios básicos que regem a usabilidade? R= Diálogo simples e natural, Uso de metáforas (fale a língua do usuário), Minimize a carga de memória do usuário (Eficiência), Consistência, Retorno, Complacência (Saídas claramente marcadas), Flexibilidade (Atalhos), Boas mensagens de erros, Prevenção de erros, Ajuda e documentação (Prestimosidade).
3-Qual o foco do estudo de IHC?
R= Procurar entender como os usuários interagem com os sistemas de computador para que sistemas mais próximos das necessidades dos usuários sejam projetados.
4-Crie uma definição pessoal para o conceito de INTERFACE.
R= Interface é o meio utilizado para fazer comunicação entre o usuário e o computador, promovendo a interação entre o usuário e o sistema.
5- O que são metáforas de interface ? Dê alguns exemplos. R= Metáforas de interface são modelos conceituais desenvolvidos para serem semelhantes de alguma forma, aos aspectos de uma entidade física, Usamos as metáforas para expressar conceitos mais abstratos de uma maneira mais natural, cotidiana. As metáforas de interface servem como auxiliares ao entendimento, atuando como mediadores cognitivos cujos rótulos são menos técnicos que os do jargão profissional. Exemplos: Motor de busca- Faz uma metáfora com um motor Portal web- Portal vem de porta. Metáfora que remete à "entrada" Folha virando-alguns sistemas interativos, simulam o movimento do virar de uma folha, quando o usuário passa para uma nova página.
Carrinho de compra-Metáfora utilizada em sistemas de comércio que remete ao carrinho de compras do supermercado.
6- O que é a lei de Fitts? R= A Lei de Fitts, formulada em 1954 é um modelo de comportamento psicomotor baseado em tempo e distância, aplicável ao movimento humano desde que rápido, dirigido e unidimensional. Explicada simplesmente, a Lei de Fitts estabelece que o tempo necessário para efetuar um movimento é afetado pela distância e a precisão que o alvo requer para ser acertado, ou seja, prediz o tempo necessário para mover-se rapidamente desde uma posição inicial até uma zona destino final como uma função da distância até o objetivo e o tamanho deste.
7- Quais são as diferenças entre interface e interação? R= Interação: Processo que ocorre durante todo processo interativo, tem um enfoque mais amplo com novos campos de estudo envolvendo a comunicação entre usuários e computadores ou outros tipos de produtos. Interface: Termo pioneiro que estabelece o conceito de ponto de interação entre um computador e outra entidade.
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