INTERDISCIPLINARIDADE E MATRIZ CURRICULAR DE ENGENHARIA CIVIL
Por: johannlemos • 27/2/2020 • Trabalho acadêmico • 1.644 Palavras (7 Páginas) • 266 Visualizações
[pic 1]
PROJETO INTERDISCIPLINAR
ATIVIDADE 4: INTERDISCIPLINARIDADE E MATRIZ CURRICULAR DE ENGENHARIA CIVIL
Salvador
Junho, 2017.
ATIVIDADE 4 - INTERDISCIPLINARIDADE E A MATRIZ CURRICULAR DE ENGENHARIA CIVIL
Trabalho apresentado a como requisito parcial para aprovação na disciplina Projeto Interdisciplinar componente curricular do curso de Engenharia Civil da Universidade Católica do Salvador.
|
Salvador
Junho, 2017
1.0 INTRODUÇÃO
Para uma boa execução de um empreendimento de construção civil, o empreendedor deve-se se atentar desde a escolha e análise do terreno, elaboração do projeto arquitetônico e estrutural e a fase final acompanhada da limpeza e entrega dos imóveis. O importante é que durante o desenvolvimento da obra não ocorram imprevistos que possam atrasar a execução ou atrapalhar o progresso da obra, para isso, é fundamental ter um conhecimento geral de todos os processos que compõem a construção bem como possuir domínio de planejamento e administração do empreendimento.
Normalmente as execuções de construção civil seguem um modelo, a depender da obra, onde se tem noção de como realizar um cronograma para melhor planejamento e desenvolvimentos dos projetos. É de extrema importância que o processo de construção seja bastante organizada e definida, caso contrário o empreendimento a ser construído poderá acarretar custos extras que não serão interessantes para o empreendedor.
Durante a graduação no Curso de Engenharia Civil na Universidade Católica do Salvador, encontra-se na matriz curricular disciplinas que auxiliam os alunos a como executar uma obra de construção civil. O objetivo da Universidade é tornar os estudantes capacitados para enfrentar o mercado de trabalho com um conhecimento amplo gerado pela introdução de disciplinas de eixo e conhecimentos da engenharia trazidos pelas matérias específicas do curso.
As disciplinas de eixo geral tem sua importância em trazer para o estudante conhecimento além daqueles envolvidos na construção civil. É necessário que além de profissionais, o aluno saia tendo conhecimento de como se comportar em uma sociedade, seus direitos e deveres como cidadão. As disciplinas específicas trazem a teoria necessária para se graduar em engenharia civil, conhecimentos que devem ser adquiridos para capacitar-se em ser engenheiro envolvendo toda parte executiva, administrativa e de planejamento que encabe a profissão.
2.0 PROCESSOS CONSTRUTIVOS
Por trás de uma obra de construção civil existem muitos processos e etapas para que se tenha o empreendimento pronto e adequado para uso. Etapas essas que precisam ser bem planejadas para que não se tenha prejuízos e atrase o andamento da obra, além disso, é de extrema importância se ter um conhecimento amplo e geral de todo o processo construtivo. A seguir será abordado de forma sintética as etapas gerais de uma obra.
O primeiro passo para se iniciar uma obra é a escolha e compra do terreno, dentro dessa etapa são envolvidas muitas outras como o preço do terreno, a característica do solo, que se faz necessária uma análise se precisa de aterro ou compactação, fornecimento de água e energia, infraestrutura sanitária do bairro, segurança, posição nascente e as condições de acesso ao transporte público. E não pode esquecer de verificar toda a documentação do terreno antes de começar a construção.
A próxima etapa é a elaboração do projeto arquitetônico, de extrema importância em qualquer empreendimento pois é a partir disso que serão desenvolvidas as outras etapas da obra. É necessário a contratação de um bom arquiteto para o anteprojeto para não se ter problemas futuros. Após a aprovação do projeto, ele tem que passar pela prefeitura para a verificação do código de obras do município.
Feito e aprovado o projeto arquitetônico, vem a fase dos projetos complementares que são: projeto estrutural, de execução, instalações elétricas, hidro-sanitárias (esgoto, água fria e quente), telefonia, internet, gás. Fase que requer muita atenção no serviço contratado para se ter uma obra de qualidade e segurança.
A fase da elaboração do orçamento da obra é uma das mais importantes para o sucesso de um empreendimento, visto que para obter o lucro é necessário a análise dos mínimos detalhes no planejamento dos gastos. Verificar todos os materiais necessários e os seus respectivos quantitativos é imprescindível. Feito isso, não pode deixar de levar em consideração o planejamento da obra, pois sem ele não se tem um controle das atividades que estão sendo executadas e nem o seu prazo de término.
Após todas essas etapas citadas anteriormente para que a obra de fato se inicie, são necessários alguns serviços preliminares como a limpeza e fechamento do terreno, marcação do gabarito, montagem do canteiro de obras, definição dos eixos da fundação e serviço de terraplanagem. O tipo de fundação a ser utilizado é definido no projeto de cálculo estrutural. A etapa de estrutura ou superestrutura é onde se constrói a sustentação da edificação formada por pilares vigas e lajes, feito isso vem a etapa de paredes e vedações onde se separa os ambientes com paredes externas e internas. Para fechar esse processo vem a cobertura que são os telhados ou laje superior.
As instalações começam a ser feitas quando mais de cinquenta por cento da obra já está em andamento. É uma fase que requer muitos cuidados e atenção nas especificações nas normas de cada uma delas, como a instalação hidrossanitárias, instalações elétricas e também as instalações de TV, ar condicionado, gás, telefonia, internet que são chamadas de instalações complementares. Assim, como a fase de acabamento e revestimentos, junto com a parte estética que vão envolver as esquadrias, pinturas e texturas, louças e metais sanitários e o paisagismo, para por fim, com todas estas etapas concluídas vir a limpeza geral da obra e posteriormente a entrega da construção.
...