INTRODUÇÃO A METALOGRAFIA E MICROESTRUTURA
Por: Bruno Rodrigues • 27/11/2020 • Trabalho acadêmico • 1.500 Palavras (6 Páginas) • 893 Visualizações
FEPI - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ
BRUNO RODRIGUES MENDONÇA
INTRODUÇÃO A METALOGRAFIA E MICROESTRUTURA
ITAJUBÁ
2018
Sumário
1.OBJETIVO 3
2. INTRODUÇÃO 4
3. METALOGRAFIA 4
3.1. Macrografia ou Macrográfica 5
3.2. Micrografia ou Micrográfica 5
4. MICROESTRUTURA 6
4.1. Grão (Cristal) e Contorno de grão 6
4.2. Fases 7
5. ETAPAS PARA REVELACAO DA MICROESTRUTURA 8
5.1. Corte 8
5.2. Corpo de Prova ou Amostra 9
5.2.1 Corpo de prova embutido a quente 9
5.2.2. Corpo de prova embutido a frio 10
5.2.3. Corpo de prova não embutido 10
5.3. Lixamento 11
5.4. Polimento 12
6. CONCLUSÃO 13
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14
1.OBJETIVO
Definir o o conceito de Metalografia, destacando sua importancia e aplicação e Microestrutura, apresentando seus conceitos de fase.
2. INTRODUÇÃO
O controle de qualidade de um produto pode ser dimensional e estrutural. Tendo como primeiro passo o estudo do material que compõe a peça, como sua composição, propriedade, estrutura, aplicação, etc. Que podem ser físico, químico, metalográfico e especial.
3. METALOGRAFIA
É o estudo da morfologia e microestrutura dos materiais. Com isso Metalografia tem grande importância na descoberta das estruturas que os metais são constituídos. Onde a realização de ensaios metalográficos, ensaios de fadiga e micrografia determinam a vida útil de uma peça ou o material mais adequado para determinada finalidade. Os estudos são realizados em laboratórios baseados na necessidade de utilização do material, seguindo normas nacionais e internacionais, gerando resultados altamente confiáveis e extremamente importantes para a fabricação de componentes mecânicos. Esses estudos são feitos por meios de ensaios.
Dentre os tipos de ensaios, são realizados tanto ensaios destrutivos quanto ensaios não destrutivos, dentre eles podemos citar o Ensaio de Tração, Ensaio de Dureza e Ensaio de impacto.
A metalografia está dividida em Macrográfica e Micrográfica.
3.1. Macrografia ou Macrográfica
É a análise feita a olho nu ou com pouca ampliação até 50x do aspecto de uma superfície após devidamente polida e atacada por um reagente adequado. Que por sua vez lhe proporciona uma ideia referente a homogeneidade do material, a distribuição e natureza das falhas, impureza e ao processo de fabricação, qualidade de solda profundidade de tratamentos térmicos entre outras características.
[pic 1]
FIGURA 1: Este é um exemplo de macrografia, analisando as zonas afetadas pela temperatura em uma região soldada e cortada. Ampliação 8x
3.2. Micrografia ou Micrográfica
Analise feita através do microscópio onde se pode observar as fazes presentes e identificar a granulação do material (Tamanho de grão), o teor aproximado de carbono no aço, a natureza, a forma, a quantidade, e a distribuição dos diversos constituintes ou de certas inclusões.
[pic 2]
Figura 2: Micrografia Aço 1020. Ampliação 500x
4. MICROESTRUTURA
É definida como o arranjo básico dos núcleos e elétrons do material e dos dos defeitos existentes em escala atomica. A microestrutura compreende as diferentes fases e o modo como estao organizadas, na qual depende da composição quimica e do processamento (tratamentos térmicos e mecânicos) aos quais o material foi submetido, por meio de um processamento almeja-se uma dada microestrutura que, por sua vez fornece as propriedades desejadas ao material.
4.1. Grão (Cristal) e Contorno de grão
Todos os metais apresentam um arranjo atomico ordenado e repetitivo ao longo de toda extensao do metal, esta organização atomica denomina-se estrutura cristalina, mas em escala atomica tem-se que o conjunto da menor unidade de repetição da estrutura cristalina (celula unitária) se orienta de diferentes formas.
De acordo com isto, pode-se definir o que denomina-se de grão (Cristal) que seria um conjunto de celulas unitárias que apresenta uma orientação especifica, e contorno de grão a regiao que separa grãos adjacentes.
Contorno de grão atua como uma ”barreira” que consegue restingir a passagem de defeitos.
[pic 3][pic 4]
Figura 3: a esquerda exemplo de contorno de grao e grao, a direita estrutura cristalina.
4.2. Fases
É a porção homogenea de um sistema que tem igual composicao quimica, estrutura cristalina e interfaces com o meio. Diferentes fases sao apresentadas como: Cristalina ou nao (fase vítrea), orientada ou não, etc. Os parametros de analise da microestrutura
Sao: Fase presente, Composicao, Tamanho, Forma, Proporçao, Distribuição e Orientação das Fases.
...