INTRODUÇÃO DE SEGURANÇA DO TRABALHO E ERGONOMIA
Tese: INTRODUÇÃO DE SEGURANÇA DO TRABALHO E ERGONOMIA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Teiche • 18/9/2013 • Tese • 681 Palavras (3 Páginas) • 448 Visualizações
1 .INTRODUÇÃO DE SEGURANÇA DO TRABALHO E ERGONOMIA
A Segurança do Trabalho estuda diversas disciplinas como Introdução à Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho, Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações, Psicologia na Engenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento, Administração aplicada à Engenharia de Segurança, O Ambiente e as Doenças do Trabalho, Higiene do Trabalho, Metodologia de Pesquisa, Legislação, Normas Técnicas, Responsabilidade Civil e Criminal, Perícias, Proteção do Meio Ambiente, Ergonomia e Iluminação, Proteção contra Incêndios e Explosões e Gerência de Riscos.
É qualquer ocorrência não programada, inesperada, que interfere e ou interrompe o processo normal de uma atividade, trazendo, como conseqüência isolada ou simultânea, danos materiais, ao meio ambiente e lesões ao homem.
1 - INTRODUCTION OF OCCUPATIONAL SAFETY AND ERGONOMICS
The Occupational Safety studying various subjects such as Introduction to Safety and Occupational Medicine, Prevention and Control of Risks in Machinery, Equipment and Facilities, Psychology in Security Engineering, Communication and Training, Administration applied to Engineering, Safety and Environment Diseases of Labor, Occupational Hygiene, Research Methodology, Legislation, Technical Standards, Civil and Criminal Liability, Assessments, Environmental Protection, Ergonomics and Lighting, Fire and Explosion Protection and Risk Management.
Is any unplanned occurrence, unexpected, and that interferes or interrupts the normal process of an activity, bringing as a consequence alone or simultaneously, property damage, environmental damage and to man.
2 – CONCEITO DE ERGONOMIA
2.1 Conceito internacional de ergonomia (IEA)
2.1.1 A ergonomia é o estudo científico da relação entre o homem e seus meios, métodos e espaços de trabalho. Seu objetivo é elaborar, mediante a contribuição de diversas disciplinas
científicas que a compõem, um corpo de conhecimentos que, dentro de uma perspectiva de aplicação, deve resultar em uma melhor adaptação ao homem dos meios tecnológicos e dos ambientes de trabalho e de vida.
2.2 Conceito brasileiro de ergonomia (ABERGO)
2.2.1 A ergonomia é o estudo da adaptação do trabalho às características fisiológicas e psicológicas do ser humano.
2.3 Conceito da Macroergonomia
2.3.1 Pesquisa desenvolvida e aplicada na interface da tecnologia - organização/máquinas ou projeto do sistema de trabalho, buscando alcançar uma total harmonia entre o sistema de trabalho e o enfoque em nível micro e macroergonômico.
2.3.2 A primeira geração - engenharia humana - concentrou-se no projeto de trabalhos específicos, interfaces homem-máquinas, incluindo controles, painéis, arranjo do espaço e ambientes de trabalho.
2.3.3 A segunda geração - ergonomia cognitiva - se inicia com a ênfase na natureza cognitiva do trabalho. Tal ocorreu em função das inovações tecnológicas e, em particular, do desenvolvimento de sistemas automáticos e informatizados.
2.3.4 A terceira geração - Resultante do aumento progressivo da automação de sistemas em fábricas e escritórios, do surgimento da robótica .Percepção de que era possível fazer um trabalho
...