INVESTIGAÇÃO PRELIMINAR MATERIAIS DE DESENHO - TECNOLOGIAS
Tese: INVESTIGAÇÃO PRELIMINAR MATERIAIS DE DESENHO - TECNOLOGIAS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lu1020 • 23/2/2014 • Tese • 4.231 Palavras (17 Páginas) • 410 Visualizações
CURSO DE DESENHO TÉCNICO
UNIDADE I
ESTUDOS PRELIMINARES
MATERIAIS DE DESENHO - TECNOLOGIA
INSTRUMENTOS DE DESENHO E SUA UTILIZAÇÃO
O aluno que vai iniciar o estudo, seja qual for a especialidade, seespera conseguir bons resultados, deve procurar munir-se de instrumentosnecessários a realização de bons trabalhos. Em vista disto é querecomendamos adquirir instrumentos e materiais necessários e de boaqualidade, pois a execução de um bom trabalho depende não somente de que oexecuta, mas também do tipo de material e instrumentos utilizados pelotécnico.
MATERIAIS E INSTRUMENTOS DE DESENHO.
PAPEL - Para a execução de um bom desenho, o papel é defundamental importância, os tipos variam de acordo a utilização, por exemplo: para esboço, croqui e outros desenhos considerados rápidos, utilizamos o papel arroz. Já para um anti-projeto onde já utilizamos escalas e também jáexiste algumas definições, utilizamos o papel vegetal 60g e finalmente para o projeto definitivo acabado passado tinta usamos o papel vegetal 90g. Esse papel por sua espessura é factível de correções (pode ser raspado e pintado).
BORRACHA - Existem borracha de dois padrões, mole branca degrão fino utilizadas para apagar traços de lápis enquanto que as dura sãoutilizadas para desmanchar traços executados com tintas.
GRAFITES-Os grafites são classificados em dois grupos ou série:Série H, começa com o H e vai até 9H que é uma série bastante dura, enquantoque a série B que vai de B a 6B são moles. Existe uma grafite intermediário oumédio que é o F bem como a junção das duas primeiras surgindo assim um bastante conhecido que é o HB. A utilização do grafite depende do que otécnico vai fazer a escolha da espessura e consistência estão intrinsecamenteligada ao tipo do desenho.
TINTAS - Ainda hoje utilizam a tinta Nankim nos projetos tantoarquitetônicos como mecânicos, no entanto existem outros tipos de tinta, porém mais usadas por arquitetos que são as aquarelas (tinta a base d’água).
PRANCHETAS - Ainda existem No mercado grande variedade de pranchetas, com pés de ferro ou madeira, com tampos (mesa) de madeira ouvidros e de tamanhos variados. Utilizamos a prancheta para a fixação do papelna hora de desenhar, para fixar do papel sobre a prancheta,prendemos um doscantos do papel com fita adesiva ou similar e em diagonal fixamos o outrocanto e finalmente prendemos os outros dois cantos passando a mão sobre o papel para evitar rugas, o papel deverá ficar paralelo as laterais da prancheta.
±
RÉGUAS - São vários os tipos no mercado.Régua T, possui cabeçoteque pode ser fixo ou móvel e haste, essa régua está sendo pouco usada face aoaparecimento de uma chamada deRégua Paralela, fixada na pranchetaatravés de fios que servem de trilho para a régua ela se desloca verticalmentesobre a prancheta facilitando e muito o trabalho do desenhistaque fica com asmãos livres para o manuseio dos esquadros ou outros instrumentos.
ESQUADROS - Servem para traçados de retas paralelas se usadossozinhos e perpendiculares se usados sobre as réguas T e Paralela. Sãoconfeccionados em acrílico transparente podendo ser graduados ou não. Normalmente o esquadro é adquirido em par, sendo um de 45º outro de 60º.
COMPASSO - É um instrumento que serve para traçar circunferências e arcos, além de fazer transferência de medidas angulares esegmentos de retas. Não importa o material que o mesmo seja feito, afinalidade será sempre a mesma, existem no comercio vários tipos decompassos: Compasso comum, com ponta seca, bailarina, cada um com a suafinalidade.
TRANSFERIDOR - Servem para medir ângulos, podem ser encontrados no mercado de dos tipos:de 180º e de 360º, são construídos emacrílico transparente e graduados de um em um grau.
ESCALIMETRO - É uma régua que tem a forma de um prisma deface triangular, medindo aproximadamente 30 cm, composta por seis escalas,são elas: 1:20, 1:25, 1:50, 1:75, 1: 100 e 1:125, existe escalimetros com outrasescalas e também de outros modelos. São utilizadas nas confecções dedesenhos técnicos de várias modalidades.
CURVAS FRANCESAS OU PISTOLETES - É uma régua dotada de umconjunto de curvas de raios diferentes, são utilizadas quando o compasso nãoé capaz de executar tal curva, ou seja, o raio é desconhecido.
COMPUTADOR - Atualmente é o único instrumento utilizado para a execução de trabalhos nos campos da Arquitetura, Engenharia Civil,Mecânica e qualquer outra, já que ele possui programas capazes de produzir com muita rapidez e eficiência qualquer trabalho e em qualquer campo.
CURSO DE DESENHO TÉCNICO
UNIDADE II
DIMENSÕES, FORMATOS E CARIMBOS
O Desenho Arquitetônico, não obedece como o Desenho deMáquinas, a convenções rígidas das normas, ficando a cargo de cada escritóriodeterminar suas formas de projetar sem ferir a alguns padrões.
A representação dos diferentes materiais de construção, bem como arepresentação de detalhes como: Portas, janelas, pisos, alicerces, coberturas eoutros, tão necessárias a boa interpretação da obra, ainda não estãodevidamentepadronizadas.
A Associação Brasileira de Normas Técnica e os ConselhosRegionais de Engenharia e Arquitetura de todo o país, vêem trabalhando paraa uniformização nacional dos projetos, guardando o direito de cada escritórioo seu próprio layout.
2.1 - DIMENSÕES E FORMATO DO PAPEL
Em todo Escritório de Desenho, seja aquele que somente executatrabalhos de Arquitetura ou aquele que executa todas as espécies de desenho,e para melhor previsão dos espaços e economia de material, surgiu anecessidade de se instituir formatos e dimensões para o papel ser utilizado.
O formato escolhido pelas Normas DIN (Normas da IndústriaAlemã) nº 198,476, 829 e 4.999; é o retângulo harmônico, por ser realmente oformato que mais agrada a vista.
A D F
O retângulo harmônico é obtido da seguinte forma:
I - Traça-se um quadrado de lado qualquer. Seja o quadrado ABCD
II - Traçamos em seguida
...