Lista Tecnologia Dos Materiais
Exames: Lista Tecnologia Dos Materiais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sevla • 9/3/2014 • 5.302 Palavras (22 Páginas) • 4.598 Visualizações
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE BAURU
Curso: Tecnologia em Sistemas Biomédicos
Disciplina: Tecnologia de Fabricação - TF
Sistemas biomédicos
Trabalho I - Lista de Exercícios
1. O que é fundição?
Processo de fabricação que consiste em vazar (despejar) metal líquido num molde contendo uma cavidade com a geometria desejada para a peça final. O metal endurece no interior do molde, assumindo a forma desejada. Deve-se cuidar com alguns fenômenos que podem ocorrer durante a solidificação do metal líquido no interior dos moldes, tais como a cristalização, a contração do volume, a concentração de impurezas e o desprendimento de gases. O processo de fundição pode ser classificado de acordo com o tipo e o modelo de molde e/ou pela força (ou pressão) exercida para preencher o molde com o metal líquido. Tal processo permite obter, de modo econômico, peças de geometria complexa, que é a principal vantagem deste processo de fabricação. Na maioria dos casos, a fundição é o processo inicial, visto que permite a obtenção de peças com formas praticamente definitivas e possibilita a fabricação dos chamados lingotes, os quais podem ser posteriormente submetidos à conformação mecânica e transformados em suas formas finais. Em muitos casos, as peças são usinadas antes de estarem em condições de utilização. O processo de fundição se aplica a vários metais, como aços, ferros, alumínio, cobre, zinco, magnésio e respectivas ligas. Entretanto, há também desvantagens no processo. Os aços fundidos, por exemplo, podem apresentar elevadas tensões residuais, microporosidade, zonamento e variações no tamanho dos grãos. Tais fatores resultam em menor resistência e ductilidade, quando comparados aos aços obtidos por conformação a quente.
2. Comparando o óleo com a água, qual possui maior fluidez? Por que a fluidez é uma propriedade importante para o processo de fundição?
A água possui maior fluidez que o óleo, pois escorre com maior facilidade,Quanto maior o superaquecimento, maior é a redução da viscosidade, assim a fluidez é elevada. O super aquecimento também afeta a taxa de resfriamento, Características de solidificação do metal e conseqüentemente a fluidez do metal Líquido.
3. Sabendo que a temperatura de fusão do aço é de aproximadamente 1600ºC e a do ferro fundido é de aproximadamente 1200ºC, qual dos dois é melhor para a produção de peças fundidas e por quê?
O ferro fundido leva vantagem principalmente pela facilidade de se alcançar a temperatura de fusão menor, tornando o processo mais rápido e barato, assim tornando esse processo mais vantajoso para a industria metalúrgica.
4. Por que o processo de fundição é mais vantajoso quando comparado com outros processos de fabricação?
A fundição parte diretamente do metal líquido e, no mínimo, economiza etapas dentro do processo de fabricação, As peças fundidas podem apresentar formas externas e internas desde as mais simples até as bem complicadas, com formatos impossíveis de serem obtidos por outros processos. A fundição permite um alto grau de automatização e, com isso, a produção rápida e em série de grandes quantidades de peças.
As peças fundidas podem ser produzidas dentro de padrões variados de acabamento (mais liso ou mais áspero) e tolerância dimensional (entre ± 0,2 m e ± 6 m) em função do processo de fundição usado. Por causa disso, há uma grande economia em operações de usinagem. A peça fundida possibilita grande economia de peso, porque permite a obtenção de paredes com espessuras quase ilimitadas. Essas vantagens demonstram a grande diversidade de peças que podem ser produzidas por esse processo e que os outros não conseguem alcançar.
5. Apresente as etapas de um processo de fundição em areia.
1. A caixa de moldar é colocada sobre uma placa de madeira ou no chão. O modelo, coberto com talco ou grafite para evitar aderência da areia, é colocado no fundo da caixa. A areia é compactada sobre o modelo manualmente ou com o auxílio de marteletes automáticos.
2. Essa caixa, chamada de caixa fundo, é virada de modo que o modelo fique para cima.
3. Outra caixa de moldar, chamada de caixa-tampa, é posta sobre a primeira caixa. Em seu interior são
colocados o massa lote e o canal de descida. Enche-se a caixa com areia que é socada até que a caixa fique completamente cheia.
4. O canal de descida e o massalote são retirados e as caixas são separadas.
5. Abre-se o copo de vazamento na caixa-tampa.
6. Abre-se o canal de distribuição e canal de entrada na caixa-fundo e retira-se o modelo.
7. Se há machos, são colocados nesta etapa. Coloca-se a caixa de cima sobre a caixa de baixo.
Depois disso, o metal é vazado e após a solidificação e o resfriamento, a peça é desmoldada, com o canal e massalote retirados. Obtém-se, assim, apeça fundida que depois é limpa e rebarbada.
6. Como se chamam os dutos que conduzem o metal líquido para o interior do molde?
Canais de descida.
7. Qual é o nome do reservatório que serve para suprir a peça com metal à medida que ele se resfria e contrai?
Massalote
8. Como podem ser classificados os processos de fundição, considerando o esforço aplicado.
O processo de fundição aplica-se a vários tipos de metais, tais como
...