Informática teoria geral de sistemas
Tese: Informática teoria geral de sistemas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JuliaKoso • 24/5/2013 • Tese • 1.312 Palavras (6 Páginas) • 915 Visualizações
1) Referente ao conteúdo teoria geral de sistemas comente a definição de Law Kelton (1991) e dê três exemplos de sistemas ligados à atividade empresarial.
Um sistema é uma parte de um todo que, trabalhando de forma conjunta, busca o alcance de um objetivo em comum. De forma mais fácil de ser entendida, um sistema é uma parte de um processo inteiro, composto por elementos que interagem de forma harmoniosa e são interdependentes.
Podem ser classificados quanto a sua constituição - como físicos (no caso daquilo que é tangível maquinas, equipamentos, etc.) ou abstratos (no caso daquilo que é intangível, como exemplo os softwares) - ou quanto a sua natureza - como fechado (quando não apresentam interação com o meio ambiente, com aquilo que o circunda) ou abertos (quando se relacionam e até são influenciados pelo meio ambiente, seja ele interno ou externo.
Segundo a Teoria Geral de Sistemas tudo é composto por subsistemas e para a compreensão de qualquer processo que seja, é necessária uma visão do todo. Dentro da administração a teoria explica a necessidade de se avaliar a organização como um todo e não somente em departamentos ou setores. O mais importante ou tanto quanto é a identificação do maior número de variáveis possíveis, externas e internas que, de alguma forma, influenciam em todo o processo existente na Organização.
Levando com exemplo uma empresa como atividade principal o serviço de oficina mecânica, podemos citar como seus subsistemas, a parte de funilaria, pintura, mecânica elétrica. Esses subsistemas trabalham em de forma harmoniosa com o objetivo final que é consertar um veiculo.
2) Descreva as leis universais dos sistemas.
As leis universais dos sistemas são:
a) "Todo o sistema se contrai": um todo sempre é formado por partes menores. Um sistema é formado por subsistemas e esses subsistemas também são formados pelo conjunto de outros sistemas e assim sucessivamente;
b) "Todo sistema se expande": todo sistema faz parte de um todo maior;
c) "Quanto maior a fragmentação maior será a necessidade de coordenar as partes": dependendo de seu objetivo, um sistema tem por necessidade se formar a partir de uma quantidade maior de elementos. Quando isso acontece, a coordenação desse é mais difícil;
d) "O numero 7": A pessoas são capazes de coordenar um grupo entre 5 a 9 pessoas - Um sistema consegue coordenar de 5 a 9 subsistemas (de 7+2 até 7-2);
e) Homeostase: diz sobre o equilíbrio que o sistema busca. Ele sempre trabalhará para estar em equilíbrio mesmo que isso exija que alguns elementos se esforcem mais que os outros.
f) Sinergia: 1+1=3. Na teoria geral dos sistemas o trabalho em equipe torna os resultados mais positivos e mais visíveis.
3) Explique o que é sinergia na teoria geral de sistemas.
Sinergia é uma das leis universais de sistemas que consiste em explicar que dois ou mais elementos ou subsistemas, se trabalhando em conjunto conseguem melhores resultados que se trabalhando individualmente.
4) O que é abordagem sistêmica?
É uma forma de tentar encontrar a solução de algum problema levando-se em consideração os princípios da Teoria Geral de Sistemas.
5) Comente cada uma das dicas para a abordagem sistêmica.
a) Dividir para conquistar: é mais fácil conseguir resolver um problema quando ele está subdividido em problemas menores.
b) Identificar toda as partes do sistema: conhecendo todas as parte que formam um todo, será mais fácil entender o funcionamento de modo a resolver problemas com mais eficiência.
c) Atentar para detalhes: é necessário se ter uma visão abrangente, mas não pode esquecer de atentar para os detalhes do processo. A falta de um item que pareça ser menos importante pode paralisar um processo.
d) Olhar para o todo (ter visão holística): sabendo que o todo é formado por subsistemas, a analise do todo permite entender o porque das coisas.
e) Analogias: Reutilização de soluções para problemas diferentes fazendo apenas possíveis e pequenas adaptações.
6) O que são elementos da organização?
Elementos de uma organização são os recursos que, de forma estratégica, serão usados para o alcance dos objetivos. Dentro de uma organização temos os seguintes recursos:
a) Recursos Financeiros;
b) Recursos Materiais;
c) Recursos Humanos, e
d) Recursos de Informação.
Dentre eles podemos dizer que aqueles de maior importância são os recursos humanos e as informações. Pois sem eles não adiantariam ter os outros.
7) O que significa meio-ambiente da organização?
Sabendo que meio ambiente é tudo o que está fora de um sistema não podendo ser controlado, mas sim gera influencias sobre o sistema que se relaciona e sabendo, também, que a organização é um sistema, entende-se como meio ambiente de uma organização os seus fornecedores, mantenedores, governo, sociedade, o mercado, os concorrentes, a natureza e os clientes.
8) Qual o objetivo de uma organização?
Conhecido como a "missão"
...