Instruções e programas: pseudo-linguagem.
Tese: Instruções e programas: pseudo-linguagem.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: naathii • 6/4/2013 • Tese • 5.239 Palavras (21 Páginas) • 1.125 Visualizações
INTRODUÇÃO
O seguinte trabalho foi disseminado pelo grupo 9, com o intuito de se realizar a criação de um programa base, para a conversão de moedas.
O programa foi estabelecido visando a praticidade e usabilidade, para qualquer tipo de usuário. Com linguagem simples e coloquial é de fácil entendimento.
O mesmo conta com o auxilio de fluxogramas e imagens para melhor compreensão de sua estrutura.
ETAPA 1
Aula tema: Instruções e programas: pseudo-linguagem. Algoritmos. Dados e variáveis. Construções básicas: atribuição, leitura e escrita. Desenvolvimento de algoritmos: análise e resolução de problemas, técnicas top-down. Estruturas de controle: seleção.
PASSO 1
Com base no desafio proposto, e de forma a propor uma solução ao problema, é apresentado neste primeiro passo, o algoritmo da conversão do Dólar Americano (Turismo) para o Real. Para tal objetivo, a equipe de desenvolvimento do aplicativo fez uma análise do problema identificando:
1. Dados de entrada do problema: Quantia em dólares a ser convertida, fornecida pelo usuário;
2. Processamento: Quantia em dólares multiplicada pelo valor de venda do Dólar Americano (Turismo);
3. Dados de saída do problema: Resultado da conversão em reais;
Após a análise, foi desenvolvido o algoritmo em descrição narrativa, em pseudocódigo e o fluxograma (pag.2).
Para a realização da conversão, os dados de entrada fornecidos pelo usuário, foram multiplicados pelo valor da venda do Dólar Americano (Turismo)*, e após o processamento, é exibido ao usuário a quantia convertida em Reais.
4. * As cotações das moedas aqui apresentadas foram retiradas do site http://economia.uol.com.br/cotações, referentes ao dia 07 de setembro de 2012.
ALGORITMO EM DESCRIÇÃO NARRATIVA
CONVERSÃO DE MOEDAS
• Digitar a quantia em dólares;
• Gravar em uma variável;
• Pegar a quantia em dólares e multiplicar pelo valor de venda da moeda (US$);
• Gravar o resultado em uma variável;
• Mostrar o resultado da conversão em reais;
ALGORITMO EM PSEUDOCÓDIGO
algoritmo conversão_de_moedas
var
real : real, quantia;
início
vdólar 2.0285;
escreva ("Digite a quantia: US$ ");
leia (quantia);
real (quantia * vdólar);
escreva ("Valor em reais: R$ ",real);
fimalgoritmo.
FLUXOGRAMA
Fluxograma 01
PASSO 2
Neste segundo passo, como apresentado no desafio, uma vez definida a quantia em reais pelo usuário, e após o processamento, o conversor retorna o valor equivalente a outras três moedas, sendo estas o Dólar Americano (Turismo), o Dólar Canadense (CDN$) e o Euro (€).
Para tal objetivo, a quantia em reais é, no primeiro caso, dividida pelo valor de venda do Dólar Americano (Turismo), e guardado na variável DÓLAR_AMERICANO.
No segundo caso, o Real é dividido pelo valor de venda do Dólar Canadense é atribuído à variável DÓLAR_CANADENSE. E por fim, o valor da quantia em reais é dividido pelo valor de venda do Euro e guarda-se este valor na variável EURO.
Após a conversão é exibido ao usuário o valor equivalente a todas as três moedas. O pseudocódigo dessa conversão assim como o seu fluxograma são mostrados abaixo:
ALGORITMO EM PSEUDOCÓDIGO
algoritmo conversor_de_moedas;
var
real : DÓLAR_AMERICANO, DÓLAR_CANADENSE, EURO, QUANTIA;
real: vdólar, vcnd, veuro;
início
vdólar 2.0285;
vcnd 2.722;
veuro 2.6005;
escreva ("Digite a quantia: R$ ");
leia (QUANTIA);
DÓLAR_AMERICANO (QUANTIA / vdólar);
escreva ("Dólar Americano: US$ ",DÓLAR_AMERICANO);
DÓLAR_CANADENSE (QUANTIA / vcnd);
escreva ("Dólar Canadense: CDN$ ",DÓLAR_CANADENSE);
EURO (QUANTIA / veuro);
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