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O raciocínio e as formas de resolução de problemas. Instruções e programas: pseudo-linguagem. Expressões matemáticas e lógicas e seus operadores

Relatório de pesquisa: O raciocínio e as formas de resolução de problemas. Instruções e programas: pseudo-linguagem. Expressões matemáticas e lógicas e seus operadores. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  Relatório de pesquisa  •  2.800 Palavras (12 Páginas)  •  758 Visualizações

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 Aula-tema: O raciocínio e as formas de resolução de problemas. Instruções e programas: pseudo-linguagem. Expressões matemáticas e lógicas e seus operadores. Algoritmos. Dados e variáveis. Estrutura Sequencial. Estrutura Condicional simples e compostas. Aninhadas, seleção de casos e outras formas. Desenvolvimento de algoritmos: análise e resolução de problemas, técnicas top-down. Estruturas de controle: seleção.

Esta atividade é importante para que você desenvolva a capacidade de compreender e solucionar problemas por meio do emprego de conceitos, técnicas e recursos computacionais, construindo algoritmos corretamente.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Aluno)

Fazer as atividades apresentadas a seguir.

1. Estudar na bibliografia recomendada ao final desse passo os capítulos que se referem aos conteúdos de Lógica de Programação, Tópicos Preliminares e Estruturas de Controle.

2. Assistir ao vídeo: VisuALG - Aula 01 (Princípios Básicos). Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=dZq7l9Oj-_c&list=PLE88CDBBDB041CC82&index=1>. Disponível também em: <https://drive.google.com/a/anhanguera.com/?tab=mo#folders/0ByrqRhRetWzEcE15R19pUlZubkU>. Acessos em: 15 abr. 2013.

3. Ler o Manual do VisualALG. Disponível em: <http://www.facom.ufu.br/~claudio/Cursos/PP/Docs/Visualg2.pdf>. Disponível também em: <https://drive.google.com/a/anhanguera.com/?tab=mo#folders/0ByrqRhRetWzEcE15R19pUlZubkU>. Acessos em: 15 abr. 2013.

Bibliografia complementar

• PIVA JUNIOR, Dilermando (org.). Algoritmos e Programação de Computadores. 1ª ed. Vila Flor: Elsevier, 2012. (Livro-texto).

• MANZANO, José Augusto N. Garcia. Algoritmos: Lógica para Desenvolvimento de Programação de Computadores. 21ª ed. São Paulo: Érica, 2008.

• FORBELLONE, A. L. Lógica de Programação. 1ª ed. São Paulo: Pearson, 2008.

• GOMES ASCÊNCIO, Ana Fernanda; CAMPOS, Edilene A. V.i de. Fundamentos da Programação de Computadores: algoritmos, pascal e C/C++. 1ª ed. São Paulo: Pearson, 2003.

Ciência da Computação - 1ª. Série - Construção de Algoritmos

Jeanne Dobgenski

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Passo 2 (Aluno)

1. Ler e analisar atentamente o primeiro problema proposto no concurso.

2. Descrever sua sugestão de solução para o problema, tendo em consideração o conteúdo bibliográfico estudado.

Problema 1

Definir um número inteiro N que será o número de casos de teste. Cada caso de teste é uma linha que contém dois números inteiros X e Y. O problema se resume em imprimir a soma de todos os valores ímpares entre os dois números inteiros, excetuando-os.

Entrada

A primeira linha de entrada é um número inteiro N que é o número de casos de teste a serem solucionados. Cada caso de teste é uma linha contendo dois inteiros X e Y.

Saída

Imprimir a soma de todos os números ímpares entre X e Y.

Exemplo

Quadro 1 – Exemplo de entrada e saída de um algoritmo correto que soluciona o problema.

Fonte: Desenvolvido pela autora.

Passo 3 (Equipe)

Discutir com os integrantes da equipe as sugestões de solução para o problema, elegendo a que será apresentada no concurso. Compilar a solução definida, considerando os itens a seguir.

1. Identificar os dados e variáveis.

2. Apresentar tabelas verdades.

3. Descrever o algoritmo em representação gráfica e em pseudo-linguagem2.

4. Apresentar o passo a passo do exemplo numérico apresentado no enunciado do problema e de outro escolhido pelo grupo para mostrar o funcionamento correto do algoritmo. Sugere-se usar desenhos e/ou representações gráficas sempre que possível.

2 A pseudo-linguagem (ou pseudo-código) é uma maneira intermediária entre a linguagem natural e uma linguagem de programação de representar um algoritmo.

Exemplo de Entrada

Exemplo de Saída

5

2 5

6 8

3 5

10 13

10 20

3

7

0

11

75Quadro 1 – Exemplo de entrada e saída de um algoritmo correto que soluciona o problema.

Fonte: Desenvolvido pela autora.

Passo 3 (Equipe)

Discutir com os integrantes da equipe as sugestões de solução para o problema, elegendo a que será apresentada no concurso. Compilar a solução definida, considerando os itens a seguir.

1. Identificar os dados e variáveis.

2. Apresentar tabelas verdades.

3. Descrever o algoritmo em representação gráfica e em pseudo-linguagem2.

4. Apresentar o passo a passo do exemplo numérico apresentado no enunciado do problema e de outro escolhido pelo grupo para mostrar o funcionamento correto do algoritmo. Sugere-se usar desenhos e/ou representações gráficas sempre que possível.

2 A pseudo-linguagem (ou pseudo-código) é uma maneira intermediária entre a linguagem natural e uma linguagem de programação de representar um algoritmo.

Exemplo de Entrada

Exemplo de Saída

5

2 5

6 8

3 5

10 13

10 20

3

7

0

11

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Passo 4 (Equipe)

Incluir todas as informações vistas nos passos 1, 2 e 3 no Relatório 1 – Solução para o Problema 1, seguindo as orientações descritas no item “Padronização”. Entregar o relatório ao professor da disciplina conforme seu planejamento.

ETAPA 2 (tempo para realização: 04 horas)

 Aula-tema: Desenvolvimento de algoritmos: análise e resolução de problemas, técnicas top-down. Estruturas de controle: seleção.

Esta atividade é importante para que aprenda a analisar e resolver problemas apresentando sua solução por meio da estruturação de um algoritmo, especificando-o de forma detalhada e a realizando testes que o validem.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Aluno)

Fazer as atividades apresentadas a seguir.

1. Buscar nas referências bibliográficas complementares - apresentadas na Etapa 1, subsídios para auxiliá-lo na compreensão do problema 2. Por exemplo, ler capítulos 1 e 2 do livro MANZANO, José Augusto N. Garcia. Algoritmos: Lógica para Desenvolvimento de Programação de Computadores. 21ª ed. São Paulo: Érica, 2008.

2. Assistir ao vídeo: VisuALG - Aula 02 (Se, Conectivos, Lógico). Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=4VZtEtjI-rI>. Disponível também em: <https://drive.google.com/a/anhanguera.com/?tab=mo#folders/0ByrqRhRetWzEcE15R19pUlZubkU>. Acessos em: 15 abr. 2013.

3. Assistir ao vídeo: VisuALG - Aula 03 (Caso, Aleatório, Repita). Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=xBPkA7H3ZzI>. Disponível também em: <https://drive.google.com/a/anhanguera.com/?tab=mo#folders/0ByrqRhRetWzEcE15R19pUlZubkU>. Acessos em: 15 abr. 2013.

Passo 2 (Aluno)

1. Ler e analisar atentamente o próximo problema proposto no concurso – problema 2.

2. Descrever sua sugestão de solução, baseando sua proposição nos estudos realizados.

Problema 2

Andreia está aprendendo Programação de Computadores. Ela acha tudo muito fácil, muito simples. Ela vai fazer um pequeno programa que lê os nomes de seus amigos e a distância de sua casa até a casa de cada um deles. Portanto, ela simplesmente quer calcular qual é a distância média entre a sua casa e sua casa dos amigos (em metros). Mas Francisco, um programador mais experiente avisou que às vezes o que parece simples pode ter alguns detalhes, dependendo da linguagem de programação usada para a implementação.

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Entrada

A entrada deve conter vários casos de teste. Cada caso de teste é composto por duas linhas. A primeira linha contém o nome de um amigo de Andreia. A segunda linha contém um número inteiro que indica a distância média entre a casa Andreia e a casa de um amigo.

Saída

A saída deve ser um número com um dígito após a vírgula e que indica a distância média entre a casa Andreia e a casa de seus amigos, como o exemplo a seguir.Exemplo

Quadro 2 – Exemplo de entrada e saída de um algoritmo correto que soluciona o problema.

Fonte: Desenvolvido pela autora.

Passo 3 (Equipe)

Discutir com os integrantes da equipe as sugestões de solução para o problema, elegendo a que será apresentada no concurso. Compilar a solução definida, considerando os itens a seguir.

1. Identificar os dados e variáveis.

2. Apresentar tabelas verdades.

3. Descrever o algoritmo em representação gráfica e em pseudo-linguagem.

4. Apresentar o passo a passo do exemplo numérico apresentado no enunciado do problema e de outro escolhido pelo grupo para mostrar o funcionamento correto do algoritmo. Sugere-se usar desenhos e/ou representações gráficas sempre que possível.

Nota

No item 3, apresentar o pseudo-código usando módulos.

Passo 4 (Equipe)

Incluir todas as informações vistas nos passos 1, 2 e 3 no Relatório 2 – Solução para o Problema 2, seguindo as orientações descritas no item “Padronização”. Entregar o relatório ao professor da disciplina conforme seu planejamento.

Exemplo de Entrada

Exemplo de Saída

Mariana Oliveira

350

João Alberto

900

Flávia Marcondes

120

Horácio Dias

10

345.0 Aula-tema: Estruturas de controle: Iteração. Estruturas de dados compostas: vetores. Estruturas de dados compostas: matrizes.

Esta atividade é importante para que você desenvolva sua habilidade em trabalhar com vetores e matrizes como estruturas de dados.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Aluno)

Fazer as atividades apresentadas a seguir.

1. Estudar, em alguma bibliografia complementar - apresentadas na Etapa 1, os capítulos referentes às variáveis compostas unidimensionais e multidimensionais.

2. Assistir ao vídeo: VisuALG - Aula 04 (Porcentagem, Substituir, Breakpoint). Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=nh4hbb0FiFk>. Disponível também em: <https://drive.google.com/a/anhanguera.com/?tab=mo#folders/0ByrqRhRetWzEcE15R19pUlZubkU>. Acessos em: 15 abr. 2013.

3. Assistir ao vídeo: VisuALG - Aula 07 (Vetores). Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=DE0GtQJ9EFg>. Disponível também em: <https://drive.google.com/a/anhanguera.com/?tab=mo#folders/0ByrqRhRetWzEcE15R19pUlZubkU>. Acessos em: 15 abr. 2013.

Passo 2 (Aluno)

1. Ler e analisar atentamente o próximo problema proposto no concurso.

2. Descrever sua sugestão de solução para o problema, levando em consideração o estudo bibliográfico realizado.

3. Indicar o uso de vetores ou matrizes justificando a escolha.

Problema 3

João quer montar um painel contendo diferentes números de LEDs. Como não têm muitos, não tem certeza se vai ser capaz de montar o número desejado. Considerando-se a configuração dos LEDs conforme consta o exemplo na Figura 1, fazer um algoritmo que ajude João descobrir quantos LEDs são necessários para montar o número.

Figura 1 – Configuração dos números com LEDs

Fonte: Figura extraída de < http://www.urionlinejudge.com.br/judge/problems/view/1168>. Acesso em: 07 abr. 2013.

Ciência da Computação - 1ª. Série - Construção de Algoritmos

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Entrada

A entrada contém um número inteiro N, (1 ≤ N ≤ 2000) correspondente ao número de casos de teste, seguido por N linhas, cada linha contendo um número (1 ≤ V ≤ 10100) que corresponde ao valor que João quer representar com LEDs.

Saída

Para cada caso de teste, imprimir uma linha contendo o número de LEDs que João precisa para representar o valor desejado, seguido da palavra "leds"Exemplo

Quadro 3 – Exemplo de entrada e saída de um algoritmo correto que soluciona o problema.

Fonte: Desenvolvido pela autora.

Passo 3 (Equipe)

Discutir com os integrantes da equipe as sugestões de solução para o problema, elegendo a que será apresentada no concurso. Compilar a solução definida, considerando os itens a seguir.

1. Identificar os dados e variáveis.

2. Descrever o algoritmo em pseudo-linguagem usando módulos.

3. Apresentar o passo a passo do exemplo numérico apresentado no enunciado do problema e de outro escolhido pelo grupo para mostrar o funcionamento correto do algoritmo. Sugere-se usar desenhos e/ou representações gráficas sempre que possível.

Passo 4 (Equipe)

Incluir todas as informações vistas nos passos 1, 2 e 3 no Relatório 3 – Solução para o Problema 3, seguindo as orientações descritas no item “Padronização”. Entregar o relatório ao professor da disciplina conforme seu planejamento.

ETAPA 4 (tempo para realização: 06 horas)

 Aula-tema: Estruturas de dados compostas: vetores. Estruturas de dados compostas: matrizes.

Esta atividade é importante para que você consolide sua habilidade em trabalhar com vetores e matrizes sabendo qual usar corretamente nas aplicações encontradas.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Exemplo de Entrada

Exemplo de Saída

5

45

89

100

1010

134290

9 leds

13 leds

14 leds

16 leds

28 ledsExemplo

Quadro 3 – Exemplo de entrada e saída de um algoritmo correto que soluciona o problema.

Fonte: Desenvolvido pela autora.

Passo 3 (Equipe)

Discutir com os integrantes da equipe as sugestões de solução para o problema, elegendo a que será apresentada no concurso. Compilar a solução definida, considerando os itens a seguir.

1. Identificar os dados e variáveis.

2. Descrever o algoritmo em pseudo-linguagem usando módulos.

3. Apresentar o passo a passo do exemplo numérico apresentado no enunciado do problema e de outro escolhido pelo grupo para mostrar o funcionamento correto do algoritmo. Sugere-se usar desenhos e/ou representações gráficas sempre que possível.

Passo 4 (Equipe)

Incluir todas as informações vistas nos passos 1, 2 e 3 no Relatório 3 – Solução para o Problema 3, seguindo as orientações descritas no item “Padronização”. Entregar o relatório ao professor da disciplina conforme seu planejamento.

ETAPA 4 (tempo para realização: 06 horas)

 Aula-tema: Estruturas de dados compostas: vetores. Estruturas de dados compostas: matrizes.

Esta atividade é importante para que você consolide sua habilidade em trabalhar com vetores e matrizes sabendo qual usar corretamente nas aplicações encontradas.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Exemplo de Entrada

Exemplo de Saída

5

45

89

100

1010

134290

9 leds

13 leds

14 leds

16 leds

28 ledsExemplo

Quadro 3 – Exemplo de entrada e saída de um algoritmo correto que soluciona o problema.

Fonte: Desenvolvido pela autora.

Passo 3 (Equipe)

Discutir com os integrantes da equipe as sugestões de solução para o problema, elegendo a que será apresentada no concurso. Compilar a solução definida, considerando os itens a seguir.

1. Identificar os dados e variáveis.

2. Descrever o algoritmo em pseudo-linguagem usando módulos.

3. Apresentar o passo a passo do exemplo numérico apresentado no enunciado do problema e de outro escolhido pelo grupo para mostrar o funcionamento correto do algoritmo. Sugere-se usar desenhos e/ou representações gráficas sempre que possível.

Passo 4 (Equipe)

Incluir todas as informações vistas nos passos 1, 2 e 3 no Relatório 3 – Solução para o Problema 3, seguindo as orientações descritas no item “Padronização”. Entregar o relatório ao professor da disciplina conforme seu planejamento.

ETAPA 4 (tempo para realização: 06 horas)

 Aula-tema: Estruturas de dados compostas: vetores. Estruturas de dados compostas: matrizes.

Esta atividade é importante para que você consolide sua habilidade em trabalhar com vetores e matrizes sabendo qual usar corretamente nas aplicações encontradas.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Exemplo de Entrada

Exemplo de Saída

5

45

89

100

1010

134290

9 leds

13 leds

14 leds

16 leds

28 ledsExemplo

Quadro 3 – Exemplo de entrada e saída de um algoritmo correto que soluciona o problema.

Fonte: Desenvolvido pela autora.

Passo 3 (Equipe)

Discutir com os integrantes da equipe as sugestões de solução para o problema, elegendo a que será apresentada no concurso. Compilar a solução definida, considerando os itens a seguir.

1. Identificar os dados e variáveis.

2. Descrever o algoritmo em pseudo-linguagem usando módulos.

3. Apresentar o passo a passo do exemplo numérico apresentado no enunciado do problema e de outro escolhido pelo grupo para mostrar o funcionamento correto do algoritmo. Sugere-se usar desenhos e/ou representações gráficas sempre que possível.

Passo 4 (Equipe)

Incluir todas as informações vistas nos passos 1, 2 e 3 no Relatório 3 – Solução para o Problema 3, seguindo as orientações descritas no item “Padronização”. Entregar o relatório ao professor da disciplina conforme seu planejamento.

ETAPA 4 (tempo para realização: 06 horas)

 Aula-tema: Estruturas de dados compostas: vetores. Estruturas de dados compostas: matrizes.

Esta atividade é importante para que você consolide sua habilidade em trabalhar com vetores e matrizes sabendo qual usar corretamente nas aplicações encontradas.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Exemplo de Entrada

Exemplo de Saída

5

45

89

100

1010

134290

9 leds

13 leds

14 leds

16 leds

28 ledsExemplo

Quadro 3 – Exemplo de entrada e saída de um algoritmo correto que soluciona o problema.

Fonte: Desenvolvido pela autora.

Passo 3 (Equipe)

Discutir com os integrantes da equipe as sugestões de solução para o problema, elegendo a que será apresentada no concurso. Compilar a solução definida, considerando os itens a seguir.

1. Identificar os dados e variáveis.

2. Descrever o algoritmo em pseudo-linguagem usando módulos.

3. Apresentar o passo a passo do exemplo numérico apresentado no enunciado do problema e de outro escolhido pelo grupo para mostrar o funcionamento correto do algoritmo. Sugere-se usar desenhos e/ou representações gráficas sempre que possível.

Passo 4 (Equipe)

Incluir todas as informações vistas nos passos 1, 2 e 3 no Relatório 3 – Solução para o Problema 3, seguindo as orientações descritas no item “Padronização”. Entregar o relatório ao professor da disciplina conforme seu planejamento.

ETAPA 4 (tempo para realização: 06 horas)

 Aula-tema: Estruturas de dados compostas: vetores. Estruturas de dados compostas: matrizes.

Esta atividade é importante para que você consolide sua habilidade em trabalhar com vetores e matrizes sabendo qual usar corretamente nas aplicações encontradas.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Exemplo de Entrada

Exemplo de Saída

5

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134290

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13 leds

14 leds

16 leds

28 ledsExemplo

Quadro 3 – Exemplo de entrada e saída de um algoritmo correto que soluciona o problema.

Fonte: Desenvolvido pela autora.

Passo 3 (Equipe)

Discutir com os integrantes da equipe as sugestões de solução para o problema, elegendo a que será apresentada no concurso. Compilar a solução definida, considerando os itens a seguir.

1. Identificar os dados e variáveis.

2. Descrever o algoritmo em pseudo-linguagem usando módulos.

3. Apresentar o passo a passo do exemplo numérico apresentado no enunciado do problema e de outro escolhido pelo grupo para mostrar o funcionamento correto do algoritmo. Sugere-se usar desenhos e/ou representações gráficas sempre que possível.

Passo 4 (Equipe)

Incluir todas as informações vistas nos passos 1, 2 e 3 no Relatório 3 – Solução para o Problema 3, seguindo as orientações descritas no item “Padronização”. Entregar o relatório ao professor da disciplina conforme seu planejamento.

ETAPA 4 (tempo para realização: 06 horas)

 Aula-tema: Estruturas de dados compostas: vetores. Estruturas de dados compostas: matrizes.

Esta atividade é importante para que você consolide sua habilidade em trabalhar com vetores e matrizes sabendo qual usar corretamente nas aplicações encontradas.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Exemplo de Entrada

Exemplo de Saída

5

45

89

100

1010

134290

9 leds

13 leds

14 leds

16 leds

28 ledsExemplo

Quadro 3 – Exemplo de entrada e saída de um algoritmo correto que soluciona o problema.

Fonte: Desenvolvido pela autora.

Passo 3 (Equipe)

Discutir com os integrantes da equipe as sugestões de solução para o problema, elegendo a que será apresentada no concurso. Compilar a solução definida, considerando os itens a seguir.

1. Identificar os dados e variáveis.

2. Descrever o algoritmo em pseudo-linguagem usando módulos.

3. Apresentar o passo a passo do exemplo numérico apresentado no enunciado do problema e de outro escolhido pelo grupo para mostrar o funcionamento correto do algoritmo. Sugere-se usar desenhos e/ou representações gráficas sempre que possível.

Passo 4 (Equipe)

Incluir todas as informações vistas nos passos 1, 2 e 3 no Relatório 3 – Solução para o Problema 3, seguindo as orientações descritas no item “Padronização”. Entregar o relatório ao professor da disciplina conforme seu planejamento.

ETAPA 4 (tempo para realização: 06 horas)

 Aula-tema: Estruturas de dados compostas: vetores. Estruturas de dados compostas: matrizes.

Esta atividade é importante para que você consolide sua habilidade em trabalhar com vetores e matrizes sabendo qual usar corretamente nas aplicações encontradas.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Exemplo de Entrada

Exemplo de Saída

5

45

89

100

1010

134290

9 leds

13 leds

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16 leds

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