Inteligência Artificial
Casos: Inteligência Artificial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gentil • 2/12/2013 • 1.451 Palavras (6 Páginas) • 611 Visualizações
Inteligência Artificial
A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de
ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas
programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:
Favorecer a aprendizagem.
Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e
eficaz.
Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.
Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.
Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.
Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes
Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.
Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas
práticos relativos à profissão.
Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação
intelectual.
Para atingir estes objetivos a ATPS propõe um desafio e indica os passos a
serem percorridos ao longo do semestre para a sua solução.
A sua participação nesta proposta é essencial para que adquira as
competências e habilidades requeridas na sua atuação profissional.
Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida
profissional.
AUTORIA:
Thiago Salhab Alves
Faculdade Anhanguera de Santa Bábara
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências
e habilidades que constam, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, descritas a seguir.
Profundo conhecimento dos aspectos teóricos, científicos, e tecnológicos relacionados
à computação.
Competência e compromisso com a utilização de princípios e ferramentas que
otimizem o processo de desenvolvimento e implementação de um projeto.
Competência para identificar, analisar, documentar e solucionar problemas e
necessidades passíveis de solução via computação.
Compreensão da importância de se valorizar o usuário no processo de interação com
sistemas computacionais.
Produção Acadêmica
• Relatório de Resolução de Problemas na Etapa 1.
• Relatório de Aquisição do Conhecimento na Etapa 2.
• Relatório de Modelagem de Análise de Conhecimento na Etapa 3.
• Relatório Final na Etapa 4.
Participação
Para a elaboração dessa atividade, os alunos deverão previamente organizar-se em
equipes com um número de participantes definida pelo professor e entregar seus nomes,
RAs e e-mails ao professor da disciplina. Essas equipes serão mantidas durante todas as
etapas.
Padronização
O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as
normas da ABNT1, com o seguinte padrão:
• em papel branco, formato A4;
• com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm;
• fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta;
• espaçamento de 1,5 entre linhas;
• se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com
um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas;
• com capa, contendo:
• nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina;
• nome e RA de cada participante;
• título da atividade;
• nome do professor da disciplina;
• cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.
DESAFIO
A Inteligência Artificial é uma ciência recente com início logo após a Segunda Guerra
Mundial com o nome definido em 1956. Atualmente, a Inteligência Artificial abrange uma
enorme variedade de subcampos, desde áreas de uso geral até tarefas específicas como jogos
de xadrez, demonstração de teoremas matemáticos, criação de poesia e diagnóstico de
doenças.
De acordo com Luger (2004), a Inteligência Artificial (IA) pode ser definida como o
ramo da Ciência da Computação que trata da automação do comportamento inteligente.
Esse desafio contempla o desenvolvimento de dois sistemas, sendo um Agente de
Solução de Problemas, utilizando as técnicas de mecanismo de busca e heurística aceitável; e
um Sistema Especialista, para o qual será necessário utilizar as técnicas de aquisição e
representação do conhecimento.
O Agente de Solução de Problemas deve resolver o problema de um viajante que
pretende se deslocar de uma cidade A (Arad)
...