Interação de matemática e ciência da computação
Artigo: Interação de matemática e ciência da computação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Wagners2iza • 25/11/2013 • Artigo • 592 Palavras (3 Páginas) • 215 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Podemos afirmar que matemática e informática andam lado a lado e também, que um completa o outro, então, vamos começar a nossa caminhada nesta área construindo algo que provavelmente usaremos em todas as áreas. Se a matemática depende da programação para a resolução de determinados problemas, a programação necessita da matemática para o seu perfeito funcionamento. Nada melhor para representar isso do que uma calculadora.
Nas próximas paginas, tentaremos deixar claro, como tudo isso acima pode ser aplicado a um projeto, descrevendo passo a passo o progresso de desenvolvimento, como também, as dificuldades encontradas ao longo de sua elaboração.
2.1.1 Descrição de ações e variáveis.
Bibliotecas.
Para que todas as funções necessárias do programa funcionem corretamente, devemos incluir no cabeçalho, comandos para acessar os módulos da biblioteca de C. Neste caso, serão inclusas duas delas:stdio.h e stdlib.h .
Para importarmos as bibliotecas, devemos usar o comando de #include, e o nome da biblioteca seguido de .h, que é a extensão dos arquivos de biblioteca, indicando um cabeçalho (header). Este nome deverá estar entre sinais de menor < e maior >.
Analisando a biblioteca stdio.h (“standard input and output”), usada para operações de entrada e saída. Ela nos permite acessar comandos como o printf; e também o comando scanf;. Ambos necessários e fundamentais para o funcionamento do programa.
Já a bibliotecastdlib.h (“standard library”), também conhecida como biblioteca padrão, possui funções das mais variadas, como por exemplo, nos permitir incluir o comando system no corpo do programa(MIZARAHI, 2008, p. 1 a 9).
Método main ().
Função que determina o início do nosso programa. É dentro dele que escrevemos todos os comandos necessários para que o programa funcione, já que é a primeira função chamada quando o programa é executado. Todos os programas em C precisam ter uma função main. A função sempre se inicia e se encerra com chaves { }( MIZARAHI, 2008, p. 4 ).
Variáveis.
Variáveis são endereços ou espaços de memória, separados e identificados, que tem como finalidade, guardar um valor. Em C, para declarar uma variável, devemos primeiro especificar de que tipo é a variável que estamos usando, em segundo lugar, devemos dar um nome a variável para que seja armazenada devidamente na memória, e se for o caso, atribuir um valor fixo a ela.
Podemos atribuir um valor fixo a uma variável, e também, deixá-las em branco, afim de que ela seja capturada e armazenada durante a execução do programa. Neste esboço, trabalhamos com 2 tipos de variáveis, que são :
- Variável do tipo char.
É uma variável usada para representar e guardar caracteres, é representado por “%c”, no comando de printf; e scanf;. Neste caso, a usamos para criar e atribuir um valor a variável op , neste caso em forma de string (“%s”) .
- Variável do tipo int.
Usada para guardar valores inteiros. Representada por “%d” ou “%i” dentro do comando de printf; e scanf; . Usamos para
...