Introduçao Ao Visualg
Casos: Introduçao Ao Visualg. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AnaPintanelli • 22/3/2015 • 1.201 Palavras (5 Páginas) • 502 Visualizações
Sumário
Introdução 2
1. Formato Básico do Pseudocódigo 3
2. Tipos de Dados 3
3. Nomes de Variáveis e sua Declaração 4
4. Constantes e Comando de Atribuição 4
4.1. Operadores Aritméticos 5
4.2. Operadores de Caracteres 5
4.3. Operadores Relacionais 6
4.4. Operadores Lógicos 6
4.5. Comandos de Saída de Dados 6
4.6. Comando de Entrada de Dados 7
4.7. Comando de Desvio Condicional 7
5. Conclusão 8
6. Bibliografia 9
Introdução
O Visualg (Visualizador de Algoritmo) é um programa que edita, interpreta e executa algoritmos com uma linguagem próxima do português estruturado como um programa normal de computador.
Um bom recurso para quem está iniciando no aprendizado de algoritmos, não só para praticar a sua criação, mas também para melhor entender sua execução por meio do visualizador de variáveis que funciona como um depurador.
O Visualg atualmente encontra-se na versão 2.5 e possui recursos como simulação da "tela" do computador, visualização de variáveis, breakpoints, ajuda on-line, impressão das fontes e outras características que auxiliam o aprendizado das técnicas de programação.
A linguagem que o VisuAlg interpreta é bem simples: é uma versão portuguesa dos pseudocódigos largamente utilizados nos livros de introdução à programação, conhecida como "Portugol".
A ideia de escrever este programa nasceu a partir de uma necessidade: uma ferramenta que permitisse aos alunos iniciantes em programação o exercício dos seus conhecimentos num ambiente próximo da realidade.
1. Formato Básico do Pseudocódigo
O formato básico do pseudocódigo é o seguinte:
algoritmo "semnome"
// Função :
// Autor :
// Data :
// Seção de Declarações
inicio
// Seção de Comandos
fimalgoritmo
A primeira linha é composta pela palavra-chave algoritmo seguida do seu nome delimitado por aspas duplas, este é usado como título nas janelas de leitura de dados. A seção que se segue é a de declaração de variáveis, que termina com a linha que contém a palavra-chave inicio. Deste ponto em diante está a seção de comandos, que continua até a linha em que se encontre a palavra-chave fimalgoritmo. Esta última linha marca o final do pseudocódigo: todo texto existente a partir dela é ignorado pelo interpretador.
2. Tipos de Dados
O VisuAlg prevê quatro tipos de dados: inteiro, real, cadeia de caracteres e lógico (ou booleano). As palavras-chave que os definem são as seguintes (observe que elas não têm acentuação):
• Inteiro: define variáveis numéricas do tipo inteiro, ou seja, sem casas decimais.
• Real: define variáveis numéricas do tipo real, ou seja, com casas decimais.
• Caractere: define variáveis do tipo string, ou seja, cadeia de caracteres.
• Lógico: define variáveis do tipo booleano, ou seja, com valor VERDADEIRO ou FALSO.
O VisuAlg permite também a declaração de variáveis estruturadas através da palavra-chave vetor, como será explicado a seguir.
3. Nomes de Variáveis e sua Declaração
Os nomes das variáveis devem começar por uma letra e depois conter letras, números ou underline, até um limite de 30 caracteres. As variáveis podem ser simples ou estruturadas (na versão atual, os vetores podem ser de uma ou duas dimensões). Não pode haver duas variáveis com o mesmo nome, com a natural exceção dos elementos de um mesmo vetor.
A seção de declaração de variáveis começa com a palavra-chave var, e continua com as seguintes sintaxes:
<lista-de-variáveis> : <tipo-de-dado>
<lista-de-variáveis> : vetor "["<lista-de-intervalos>"]" de <tipo-de-dado>
Na <lista-de-variáveis>, os nomes das variáveis estão separados por vírgulas. Na <lista-de-intervalos>, os <intervalo> são separados por vírgulas, e têm a seguinte sintaxe:
<intervalo>: <valor-inicial> .. <valor-final>
4. Constantes e Comando de Atribuição
O VisuAlg tem três tipos de constantes:
• Numéricos: são valores numéricos escritos na forma usual das linguagens de programação. Podem ser inteiros ou reais. Neste último caso, o separador de decimais é o ponto e não a vírgula, independente da configuração regional do computador onde o VisuAlg está sendo executado. O VisuAlg também não suporta separadores de milhares.
• Caracteres: qualquer cadeia de caracteres delimitada por aspas duplas (").
• Lógicos: admite os valores VERDADEIRO ou FALSO.
A atribuição de valores a variáveis é feita com o operador <-. Do seu lado esquerdo fica a variável à qual está sendo atribuído o valor, e à sua direita pode-se colocar qualquer expressão (constantes, variáveis, expressões numéricas), desde que seu resultado tenha tipo igual ao da variável.
Alguns exemplos de atribuições, usando as variáveis declaradas acima:
a <- 3
Valor1 <- 1.5
Valor2 <- Valor1 + a
vet[1] <- vet[1] + (a * 3)
matriz[3,9] <- a/4 - 5
nome_do_aluno <- "José
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