VisuAlg - Editor e Interpretador de Pseudocódigos
Resenha: VisuAlg - Editor e Interpretador de Pseudocódigos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ThayPrado • 16/9/2013 • Resenha • 337 Palavras (2 Páginas) • 360 Visualizações
VisuAlg - Editor e Interpretador de Pseudocódigos
Objetivos
Esta ferramenta permite aos alunos iniciantes em programação o exercício dos seus conhecimentos num ambiente
próximo da realidade. Para quem está iniciando nota-se que a abstração de "rodar o chinês", ou seja, de executar um
programa apenas no papel, é um grande obstáculo (quase intransponível para alguns) no aprendizado das técnicas de
elaboração de algoritmos. Por outro lado, submeter um iniciante aos rigores de uma linguagem de programação como
Pascal ou ao “esoterismo” do C também é exagerado. O ideal seria uma linguagem mais simples, parecida com o
"Portugol", de grande popularidade nos meios acadêmicos e presente nos livros mais utilizados; com ela, os princípios
básicos da programação estruturada podem ser ensinados sem que a curva de aprendizagem fosse íngreme. Além
disso, esta ferramenta deve também ser capaz de simular o que acontece na tela do computador com o uso dos
famosos comandos "leia" e "escreva", bem como possibilitar a verificação dos valores das variáveis, o
acompanhamento passo a passo da execução de um algoritmo (pelo seu grande valor didático), e até mesmo suportar
um modo simples de depuração. Aliado a tudo isto, existe um editor de texto com recursos razoáveis (tais como abrir e
salvar arquivos) e que dispõe de todos os principais recursos de um ambiente gráfico.
Instalação e Requerimentos de Hardware
O VisuAlg é um programa simples, que não depende de DLLs, OCXs ou outros componentes. Sua instalação não
copia arquivos para nenhuma outra pasta a não ser aquela em que for instalado, e exige cerca de 1 MB de espaço em
disco. Pode ser executado sob Windows 95 ou posterior, e tem melhor aparência com resolução de vídeo de 800x600
ou maior.
1. A Tela Principal do VisuAlg
A tela do VisuAlg compõe-se da barra de tarefas, do editor de textos (que toma toda a sua metade superior), do quadro
de variáveis (no lado esquerdo da metade inferior), do simulador de saída (no correspondente lado direito) e da barra
de status. Quando o programa é carregado, já apresenta no editor um
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