Introdução Ao Banco De Dados
Pesquisas Acadêmicas: Introdução Ao Banco De Dados. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fesson • 25/11/2013 • 369 Palavras (2 Páginas) • 508 Visualizações
TAP 01 – Introdução ao Banco de Dados
Trabalho: Individual
e-mail: altermartins@hotmail.com
Entrega: dia 06/05/2011.
Usar: Normas da ABNT
Jeferson Henrique Cunha Feitosa
Pesquisa sobre as primeiras aplicações de Banco de Dados usando Sistemas Hierárquicos e de Redes, em seguida faça um resumo com suas palavras de no máximo de 30 linhas.
O modelo hierárquico foi o primeiro a ser reconhecido como um modelo de dados, seu desenvolvimento foi através de discos de armazenamento endereçáveis que possibilitaram a exploração de sua estrutura de endereçamento físico, os dados são estruturados em hierarquias ou árvores, ela contem ocorrências de registros onde cada registro é uma coleção de campos cada um com uma informação, o registro principal é chamado registro-pai e os outros são chamados registro-filhos. Os dados organizados podem ser acessados segundo uma sequencia hierárquica com uma navegação do topo para as folhas e da direita para a esquerda, um registro pode estar associado a vários registros diferentes, desde que seja replicado. A replicação tem duas principais vantagens causar inconsistência de dados quando ouver atualização e o desperdício de espaço e inevitável.
O sistema comercial mais divulgado no modelo hierárquico foi o information management system da IBM, Um diagrama de estrutura de árvore descreve o esquema de um banco de dados hierárquico. O diarama consiste em dois componentes básicos caixas que correspondem aos registros e linhas que correspondem as ligações entre os tipos de registros.
O modelo de rede surgiu eliminando o conceito de hierarquia e permitindo assim que o registro fosse envolvido em várias associações, os registros são organizados em grafos onde aparece um único tipo de associação que define uma relação entre dois tipos de registros proprietário e membro.
O gerenciador data base Task Group (DBTG) estabeleceu uma norma para este modelo de banco com linguagem própria para definição e manipulação de dados, os dados tinham forma limitada de independências físicas. O mecanismo de segurança fornecia uma facilidade na área em que o banco de dados pudesse ser bloqueada para prevenir acessos simustâneos quando necessário.
A segurança permitia que uma senha fosse associada a cada objeto descrito no esquema, ao contrário do modelo hierárquico em que qualquer acesso aos dados passa pela raiz o modelo emrede possibilita acesso a qualquer nó da rede sem passar pela raiz.
...