Introdução Ao Estudo Do Comportamento Organizacional
Artigo: Introdução Ao Estudo Do Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: margalopes • 14/6/2013 • 740 Palavras (3 Páginas) • 759 Visualizações
Nome: Margareth Fernandes
Introdução ao Estudo do Comportamento Organizacional
Conceitos
A sociedade humana é formada por organizações com a finalidade de atender às necessidades das pessoas. Grupos de indivíduos entre os quais se estabelecem relações com interesses comuns. A organização é um sistema de recursos que procura alcançar objetivos.
É o estudo sobre a dinâmica das organizações e como as pessoas e grupos se comportam dentro delas. Chiavenato, 1999)
O comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem dentro de uma organização e de que maneira este comportamento afeta o desempenho dessa organização (empresa).
Grupos dentro das organizações – é um conjunto de dois ou mais indivíduos que interagem entre si de tal maneira que o comportamento e desempenho de cada um é influenciado pelo comportamento e desempenho do outro
Comportamento Organizacional
Comportamento organizacional é o estudo da dinâmica das organizações e como os grupos e indivíduos se comportam dentro delas. É uma ciência interdisciplinar que se apoia na contribuição de diversas disciplinas comportamentais nas seguintes áreas da Psicologia, Sociologia, Ciência Política, Antropologia.
Por ser sistema cooperativo racional, a organização somente pode alcançar seus objetivos se as pessoas que a compõem coordenarem seus esforços a fim de alcançar algo que individualmente jamais conseguiriam. Por essa razão, a organização caracteriza-se por uma racional divisão do trabalho e hierarquia.
Da mesma forma que uma organização tem expectativas acerca de seus participantes, quanto às suas atividades, talentos e potencial de desenvolvimento, também os participantes têm suas expectativas em relação à organização. As pessoas ingressam e fazem parte da organização para obter satisfação de suas necessidades pessoais através de sua participação nela. Para obter essas satisfações, as pessoas estão dispostas a fazer investimentos pessoais na organização ou a incorrer em certos custos.
Por outro lado, a organização recruta pessoas na expectativa de que elas trabalhem e desempenhem suas tarefas. Assim, surge uma interação entre pessoas e organização, a que se dá o nome de processo de reciprocidade: a organização espera que as pessoas realizem suas tarefas e oferece-lhes incentivos e recompensas, enquanto as pessoas oferecem suas atividades e trabalho esperando obter certas satisfações pessoais. As pessoas estão dispostas a cooperar desde que suas atividades na organização contribuam diretamente para o alcance de seus próprios objetivos pessoais.
Eficácia - é fazer o que precisa ser feito - resultado obtido + qualidade/satisfação
Eficiência – é fazer bem feito/ efetividade
Efetividade - produz Impactos positivos ou negativos
Efetividade diz respeito à capacidade de se promover resultados pretendidos;
Eficiência indica a competência para se produzir resultados com dispêndio mínimo de recursos e esforços; e a
Eficácia remete à capacidade de alcançar as metas definidas para uma ação ou experimento.
Eficácia é a capacidade de realizar objetivos, eficiência é utilizar produtivamente os recursos e efetividade é realizar a coisa certa para transformar a situação existente. É através dessas definições que podemos concluir se uma determinada organização está desempenhando seu
...