Introdução Aos Indices Mysql
Casos: Introdução Aos Indices Mysql. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: zuucap • 18/12/2014 • 755 Palavras (4 Páginas) • 252 Visualizações
Introdução aos Índices MySQL
Quando se trabalha com bancos de dados, diariamente é preciso fazer consultas a tabelas com grandes quantidades de registros e que por este motivo levam algum tempo para serem lidas para que o resultado seja retornado. Independente da plataforma (desktop, web, mobile), o desempenho das aplicações é um fator fundamental e determinante, por exemplo, quando um cliente vai adquirir um sistema. Por isso, os programadores e administradores de bancos de dados se esforçam para que o tempo de resposta, quando consultas a bancos de dados são feitas, seja o menor possível.
Diante dessas situações, vários métodos podem garantir melhoria nesse tempo de resposta. A seguir são apresentadas algumas dicas que, apesar de simples, podem aumentar o desempenho de consultas, principalmente àquelas tabelas com grandes muitos dados armazenados.
• Ao realizar uma consulta, selecione apenas as colunas realmente necessárias, isso reduz a quantidade de dados retornada. Nem sempre é preciso usar o “SELECT *”, então vale a pena avaliar quais campos serão realmente utilizados e listá-los na cláusula select.
• Na cláusula where, procure usar sempre a seguinte ordem nos filtros pelo tipo da coluna: NUMÉRICOS -> DATA/HORA -> TEXTO SIMPLES -> TEXTO EXTENSOS/BINÁRIOS. Essa ordem se explica pelo nível de exatidão e complexidade de cada tipo de dado. Quanto mais exato e menos complexo for o dado da coluna, mais simples é a avaliação do seu valor.
• Sempre que possível utilize consultas por igualdade no lugar de filtros por faixas de valores, isso reduz a quantidade de avaliações feitas com o valor (se possível, dê prioridade a filtrar pelos dados na ordem da dica anterior).
• Considere utilizar índices, principalmente em campos numéricos de suas tabelas. Essa medida ajuda o gerenciador do banco de dados a localizar os registros com mais facilidade. Esse elemento (índice) é o principal foco deste artigo e será melhor explicado a seguir.
Entendo os índices
Antes de falarmos diretamente sobre os índices, é preciso que tenhamos entendido como funcionam as consultas tradicionais nos bancos de dados.
Quando temos uma tabela e executamos uma operação de SELECT sobre ela, filtrando por um ou vários campos, o gerenciador do banco efetua uma ação chamada “TABLE SCAN”. Essa ação consiste em percorrer toda a tabela, avaliando cada registro. Caso o registro atenda às condições definidas no filtro, ele é incluído no conjunto de retorno, senão, é apenas desconsiderado.
A figura a seguir ilustra uma pesquisa desse tipo, filtrando uma tabela pelo campo “Codigo”, onde seu valor seja “3”.
Figura 1: Esquema de consulta Table Scan
No exemplo acima a tabela continha apenas três registros e a consulta foi facilmente concluída, porém, imagine algo semelhante em uma tabela com milhares de linhas.
Para melhorar essas consultas, utilizamos ÍNDICES, objetos do banco de dados que facilitam a organização e consulta de uma tabela, “indexando-a” por uma de suas colunas.
Quando criamos um índice em uma coluna, o gerenciador do banco ordena a tabela por essa coluna e a partir de
...