Introdução à Administração E Economia
Artigo: Introdução à Administração E Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MorenaGi • 11/10/2013 • 1.886 Palavras (8 Páginas) • 319 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 GESTÃO. 4
2.1 GESTÃO DO TEMPO. 4
2.1.1 Gerir o tempo para execução das atividades acadêmicas. 5
2.1.2 Uso indevido de ferramentas que promovem a ociosidade. 6
2.1.3 Tempo é dinheiro. 6
3 ERGONOMIA 8
3.1 MÉTODOS UTILIZADOS PARA REDUZIR OS ADOECIMENTOS: 8
3.2 PAPEL QUE A ERGONOMIA ASSUME NA EMPRESA: 8
4 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
Um dos maiores sugadores do nosso tempo é a falta de planejamento adequado ao cenário no qual estamos inseridos e, consequentemente, a falta de delegação. Saber planejar e delegar são competências essenciais para o profissional do século XXI. Diante de tenta informação, inovação e novidades, precisamos desenvolver a capacidade analítica, expandir o nosso campo de percepção dos fatos e seus impactos em nossa vida e nos inúmeros acontecimentos do dia a dia.
A sociedade almeja bem-estar e satisfação no trabalho, no ambiente doméstico e no espaço de trabalho.
Os avanços tecnológicos vêm transformando as empresas modernas, provocando uma reestruturação dos sistemas gerencial, organizacional e administrativo, apresentando a classe trabalhadora alterações consideráveis decorrentes dessas transformações rápidas e contínuas.
A ergonomia entra como uma grande aliada para melhorar a vida do homem moderno e, despertando atenção tantos dos ergonomistas como de outros profissionais. A qualidade de vida está diretamente relacionada com as organizações e com o trabalhador, investir na melhoria ergonômica do colaborador pode ser uma estratégia para que a organização renove as formas de trabalho e eleve ao mesmo tempo a satisfação do pessoal e a produtividade das empresas.
2 GESTÃO.
Sabemos que o tempo é limitado, independente do que aconteça no mundo globalizado e da rapidez das mudanças, o dia continuará composto por 24 horas. Daí a importância de revisitar a forma como vivenciamos e administramos as mudanças e diversidade de atividades em nosso dia a dia, o que requer uma melhor gestão do tempo.
Gestão significa gerenciamento, administração, onde existe uma instituição, uma empresas, uma entidade social de pessoas, a ser gerida ou administrada. A gestão é um ramo das ciências humanas porque tratam com grupo de pessoas, procurando manter a sinergia entre elas, a estrutura da empresa e os recursos existentes.
As funções do gestor são em princípios fixar as metas a alcançar através do planejamento, analisar e conhecer os problemas a enfrentar, solucionar os problemas, organizar recursos financeiros, tecnológicos, ser um comunicador, um líder ao dirigir e motivar pessoas, tomar decisões precisas e avaliar, controlar o conjunto todo.
A utilização do modelo de gestão leva a empresa a realizar um diagnóstico situacional, destacando oportunidades e ameaças, bem como forças e fraquezas, a fim de cruzar estas realidades e descobrir suas inter-relações.
A partir do processo de “autocrítica organizacional” a empresa encontrará plenas condições de direcionar seu foco para o estabelecimento de visão de futuro, missão organizacional, desafios estratégicos e estratégias gerais que nortearão os rumos do negócio para o curto, médio e longo prazo.
Em síntese, a gestão atua no sentido de levar a empresa a se adequar à realidade de mercado, descobrir oportunidades e projetar um futuro. Dessa forma, os processos e os investimentos serão realizados de maneira mais organizadas, racionais e profissionais, contribuindo para a redução do grau de incerteza e para o alcance de melhores resultados.
2.1 GESTÃO DE TEMPO.
É a arte de organizar a vida de forma a controlá-la e evitar perdas de tempo.
Gerir o tempo de forma eficaz implica o que é mais importante, definir objetivos e estabelecer prioridades. Uma correta organização pessoal e uma constante monitoração das tarefas e do tempo necessário a cada uma delas.
A falta de tempo é muitas vezes uma desculpa para esconder a indecisão e a falta de capacidade de reagir aos acontecimentos.
Já que tudo muda numa velocidade cada vez mais desconhecida, um dos caminhos para diminuir esse impacto é PLANEJAR o que precisamos fazer, definir COMO será feito, QUANDO deverá acontecer e POR QUANTO TEMPO precisa acontecer. Ou seja, qual a prioridade que deve acontecer, o que torna imprescindível sabermos diferenciar o que é Importante do que é Urgente.
2.1.1 Gerir o tempo para execução das atividades acadêmicas.
Quando de fala em planejamento, às vezes as pessoas acham que somente executivos ou empresas devem se preocupar em planejar. Pelo contrário: todos nós devemos planejar nosso dia, tarefas e atividades, procurando defini um tempo adequado para realizar cada uma.
A programação que pretendo seguir é a seguinte:
- Ter foco: O caminho para uma melhor administração do tempo é organizar-se e ter um foco próprio. Dedicar um pouco mais de tempo ao planejamento das atividades do curso;
-Resevar uma agenda: É imprescindível ter uma agenda para visualizar o dia e conseguir se programar com antecedência quanto as atividade e trabalhos a serem desenvolvidos.
- Ter metas: Anotar as metas na agenda e não esquecer de incluir previsões pessoais. Estas metas devem ter prazos de validade, ou seja, uma data concreta para serem atingidas. Bom senso e flexibilidade devem nortear essa atitude, pois sempre temos imprevistos no dia a dia.
- Tabela de tempo: A ideia é fazer uma tabela que indique as tarefas, tanto pessoais, profissionais e acadêmicas, e anotar o tempo gasto e quais seriam os tempos ideais e possíveis para relizá-las.
2.1.2 Uso indevido de ferramentas que promovem a ociosidade.
Muitas empresas tem se questionado sobre o uso do Facebook durante o horário de expediente, algumas criam regras rígidas de controles e outras simplesmente liberam o uso. Acredito que o caminho do meio é a saída, nem liberar demais nem apertar muito. A liberação favorável, mas de forma controlada,através de
...