Introdução à Engenharia de Segurança do Trabalho
Por: Keytiane Souza • 31/10/2016 • Artigo • 318 Palavras (2 Páginas) • 225 Visualizações
Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho
Introdução à Engenharia de Segurança do Trabalho
Keytiane de Souza Silva
Tarefa 1.2
As políticas de saúde do trabalho atuais nos redirecionam para um novo meio de abordagem, a medicina preventiva ou invés da curativa. A terceira geração de proteção social da saúde do trabalhador tem seu inicio baseada na atenção primária à saúde e na realização de diagnósticos precoces, sugerindo hábitos e condutas saudáveis, tratamentos mais baratos que preservem a saúde, limitem os danos e o impacto da doença na população e na produção industrial.
A criação do Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP) e do Fator Acidentário de Prevenção (FAP) representa bem essa terceira geração de proteção social do trabalhador. O NTEP é a metodologia criada pelo INSS para identificar quais doenças e acidentes estão relacionadas a uma determinada atividade profissional, caracterizando como acidente de trabalho quando um trabalhador adquire uma enfermidade ou sofre danos físicos relacionados inteiramente com a atividade profissional. O FAP serve para flexibilizar as alíquotas da tarifação coletiva de 1%, 2% ou 3% relativas ao antigo Seguro de Acidente do Trabalho (SAT) – denominado agora Riscos Ambientais do Trabalho (RAT). O FAP foi criado com o objetivo de incentivar a melhoria das condições de trabalho e da saúde do trabalhador, bem como de criar uma cultura de prevenção nas empresas.
Essas mudanças na política de saúde do trabalho trazem mais responsabilidade às empresas que passam a ter despesas mais onerosas em caso de dano à saúde do trabalhador. Porém com uma boa gestão o voltada à prevenção e promoção da saúde do trabalhador e de um ambiente de trabalho seguro e saudável, estas poderão se beneficiar e transformar estes bônus em maior competitividade com ganho em imagem, satisfação e fidelidade de empregados, aumentando assim, sua produtividade.
...